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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18474
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Reconstrução do ser negro: mem(Órí)as e histórias em O(s) crime(s) do Cais do Valongo, de Eliana Alves Cruz |
Título(s) alternativo(s): | Reconstructing the black self: memories and stories in The crime of Valongo Wharf, by Eliana Alves Cruz |
Autor: | Silva, Rafael Batista da ![]() |
Primeiro orientador: | Dealtry, Giovanna Ferreira |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, Leonardo Davino de |
Segundo membro da banca: | Patrocínio, Paulo Roberto Tonani do |
Resumo: | A presente dissertação examina questões ligadas às ideias de arquivo e de memória tanto do corpo negro escravizado quanto da cidade oitocentista do Rio de Janeiro, retratada no romance O crime do Cais do Valongo, de Eliana Alves Cruz. A análise da obra é feita a partir do protagonismo negro, obtido ao assumir a voz da própria narrativa e revelar aquilo que a história oficial omitiu de forma proposital. Em paralelo, faz-se o cotejamento entre as cidades escrita e histórica, mediadas pelo compartilhamento de experiências ancoradas em corpos negros. À luz de Stuart Hall, Amadou Hampâté Bá e Frantz Fanon, entre outros autores, busca-se evidenciar a reconstrução do africano, que teve que se refazer, desde a travessia, para renascer na diáspora. Para tanto, a interseção entre literatura e história presente na trama cria novas possibilidades de revisitar a região do Valongo, atualmente reconhecida como símbolo de heranças africanas e local de memória sensível. |
Abstract: | This dissertation examines issues related to the ideas of archive and memory of both the enslaved black body and the nineteenth-century city of Rio de Janeiro, portrayed in the novel O crime do Cais do Valongo, by Eliana Alves Cruz. The analysis of the work is based on the black protagonism obtained by assuming the voice of the narrative itself and revealing that which official history has purposely omitted. In parallel, a comparison is made between the written and historical cities, mediated by the sharing of experiences anchored in black bodies. Based on Stuart Hall, Amadou Hampâté Bá, and Frantz Fanon, among other authors, the reconstruction of the African, who had to remake itself, since the crossing, to be reborn in the diaspora, is sought. To this end, the intersection between literature and history present in the plot creates new possibilities for revisiting the Valongo region, currently recognized as a symbol of African heritage and a place of sensitive memory. |
Palavras-chave: | Memória História Diáspora Cais do Valongo Protagonismo negro Cruz, Eliana Alves S. (Eliana Alves do Santos), 1966- – Crítica e interpretação Cruz, Eliana Alves S. (Eliana Alves do Santos), 1966-. O crime do Cais do Valongo Negros na literatura História na literatura Memória na literatura Diáspora africana Valongo, Cais do (Rio de Janeiro, RJ) Memory History Valongo Wharf Black protagonism |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | SILVA, Rafael Batista. Reconstrução do ser negro: mem(Órí)as e histórias em O(s) crime(s) do Cais do Valongo, de Eliana Alves Cruz. 2022. 119 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18474 |
Data de defesa: | 25-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
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