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Tipo do documento: Dissertação
Título: “Our remedies oft in ourselves do lie”: agency and transgression in two of William Shakespeare’s female characters
Título(s) alternativo(s): Agência e transgressão em duas personagens femininas de William Shakespeare
Autor: Viana, Cecília Athias Maués 
Primeiro orientador: Medeiros, Fernanda Teixeira de
Primeiro membro da banca: Pinho, Davi Ferreira de
Segundo membro da banca: Santos, Marlene Soares dos
Resumo: Este estudo parte do interesse em investigar a representação de figuras femininas no drama escrito por William Shakespeare, prestando atenção especial a seus modos de subjetivação, expressão e ação. Esta dissertação focaliza duas personagens que se destacam por seus altos níveis de agência e transgressão: Helena, a protagonista de All’s Well That Ends Well (Bom é o Que Acaba Bem) (1604-5) e Lady Macbeth (Macbeth, 1606). Para analisar cada uma, a pesquisa leva em conta tanto o contexto histórico-cultural da modernidade nascente – a cultura retórica humanista do século dezesseis e a exclusão das mulheres da revolução pedagógica em curso no período – como as noções acerca da mulher e da condição feminina na época. A análise aqui proposta também atenta para os aspectos textuais propriamente ditos: o gênero das peças em questão (a peça problema e a tragédia), os solilóquios das personagens em foco e cenas específicas das quais elas participam.
Abstract: This study departs from the interest to investigate the representation of female characters in William Shakespeare’s drama, in particular their modes of construction of self, expression and action. This dissertation focuses on two characters who stand out due to their high levels of agency and transgression: Helena, the protagonist of All’s Well That Ends Well (1604-5) and Lady Macbeth (Macbeth, 1606). To analyse each of them, this research considers the historical and cultural context of early modernity – the humanist rhetorical culture of the sixteenth century and women’s exclusion from the ongoing pedagogical revolution then –, the notions concerning ‘woman’ and the female condition at the time. The analysis employed here also pays attention to the textual aspects, as the genre of the plays in question, the soliloquies of both characters and specific scenes in which they take part in.
Palavras-chave: Representation of subjectivity
Female characters
Agency
William Shakespeare
Representação da subjetividade
Personagens femininas
Agência
Shakespeare, William, 1564-1616 – Crítica e interpretação
Shakespeare, William, 1564-1616 – Personagens – Mulheres
Mulheres – Condições sociais
Subjetividade na literatura
Mulheres na literatura
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: eng
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: VIANA, Cecília Athias Maués. Agência e transgressão em duas personagens femininas de William Shakespeare. 2022. 115 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18475
Data de defesa: 8-Jul-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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