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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18475
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | “Our remedies oft in ourselves do lie”: agency and transgression in two of William Shakespeare’s female characters |
Título(s) alternativo(s): | Agência e transgressão em duas personagens femininas de William Shakespeare |
Autor: | Viana, Cecília Athias Maués ![]() |
Primeiro orientador: | Medeiros, Fernanda Teixeira de |
Primeiro membro da banca: | Pinho, Davi Ferreira de |
Segundo membro da banca: | Santos, Marlene Soares dos |
Resumo: | Este estudo parte do interesse em investigar a representação de figuras femininas no drama escrito por William Shakespeare, prestando atenção especial a seus modos de subjetivação, expressão e ação. Esta dissertação focaliza duas personagens que se destacam por seus altos níveis de agência e transgressão: Helena, a protagonista de All’s Well That Ends Well (Bom é o Que Acaba Bem) (1604-5) e Lady Macbeth (Macbeth, 1606). Para analisar cada uma, a pesquisa leva em conta tanto o contexto histórico-cultural da modernidade nascente – a cultura retórica humanista do século dezesseis e a exclusão das mulheres da revolução pedagógica em curso no período – como as noções acerca da mulher e da condição feminina na época. A análise aqui proposta também atenta para os aspectos textuais propriamente ditos: o gênero das peças em questão (a peça problema e a tragédia), os solilóquios das personagens em foco e cenas específicas das quais elas participam. |
Abstract: | This study departs from the interest to investigate the representation of female characters in William Shakespeare’s drama, in particular their modes of construction of self, expression and action. This dissertation focuses on two characters who stand out due to their high levels of agency and transgression: Helena, the protagonist of All’s Well That Ends Well (1604-5) and Lady Macbeth (Macbeth, 1606). To analyse each of them, this research considers the historical and cultural context of early modernity – the humanist rhetorical culture of the sixteenth century and women’s exclusion from the ongoing pedagogical revolution then –, the notions concerning ‘woman’ and the female condition at the time. The analysis employed here also pays attention to the textual aspects, as the genre of the plays in question, the soliloquies of both characters and specific scenes in which they take part in. |
Palavras-chave: | William Shakespeare Representação da subjetividade Personagens femininas Agência Shakespeare, William, 1564-1616 – Crítica e interpretação Shakespeare, William, 1564-1616 – Personagens – Mulheres Mulheres – Condições sociais Subjetividade na literatura Mulheres na literatura Representation of subjectivity Female characters Agency |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Idioma: | eng |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | VIANA, Cecília Athias Maués. Agência e transgressão em duas personagens femininas de William Shakespeare. 2022. 115 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18475 |
Data de defesa: | 8-Jul-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
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Dissertação - Cecília Athias Maués Viana - 2022 - Completa.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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