Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18481
Tipo do documento: Dissertação
Título: Entremeio: trajetórias de estudantes bolsistas em escolas privadas
Título(s) alternativo(s): In between: trajectories of scholarship students in private school
Autor: Machado, Pedro Henrique Barboza 
Primeiro orientador: Garchet, Helena Maria Bomeny
Primeiro membro da banca: Peixoto, Clarice Ehlers
Segundo membro da banca: Burgos, Marcelo Tadeu Baumann
Resumo: Esta dissertação aborda a trajetória de seis jovens advindos de camadas populares que, através de bolsas de estudos, cursaram a etapa do ensino médio em duas escolas privadas da região da Grande Tijuca/RJ. O objetivo central da pesquisa foi compreender os sentidos atribuídos pelos jovens a essa experiencia, bem como dimensionar o impacto em suas vidas ao adentrarem espaços mais seletivos. Através da estratégia sugerida por Howard Becker da hipótese nula, considerou-se inicialmente que a entrada dos jovens nos ambientes das escolas privadas ocorreu de maneira tranquila e sem maiores disputas ou tensões. Através de entrevistas com esses jovens e com o principal adulto responsável pela trajetória escolar, destaca-se o sentido majoritariamente positivo atribuído a essa experiência tendo em vista a possibilidade de ingresso no ensino superior e também pelo fato do estudante ter contato com um público diferente daquele encontrado nos espaços domésticos e de lazer. Entretanto, também puderam ser percebidas dificuldades ao longo dos trajetos, como situações embaraçosas dentro das escolas privadas e o lugar intermediário muitas vezes ocupado pelos jovens: eram considerados “playboys” ou “patricinhas” pelos seus amigos fora da escola privada e “favelados” por aqueles que dividiam os mesmos bancos escolares.
Abstract: This dissertation approaches the trajectory of six young people from popular classes who, through scholarships, attended high school in two private schools located in the Tijuca neighborhood of Rio de Janeiro. The central purpose of this research was to understand the meanings attributed by these young people to this experience, as well as measure the impact on their lives by entering more selective spaces. From the null hypothesis strategy suggested by Howard Berker, it was initially considered that the entrance of young people at private school environment happened smoothly and without major disputes or tensions. Through interviews with these young people and their respective adults responsible for their school career, the mainly positive sense assigned to this experience is highlighted, especially considering the possibility of entering college and the contact developed with a different environment form that found on their home and leisure spaces. Nevertheless, certain difficulties were noticed along the way, such as embarrassing situations inside the private schools and the intermediate place frequently occupied by these young people: they were considered “preppies” from their friend outside school, and “slummed” by those who shared the same school benches.
Palavras-chave: Trajectories
Popular layers
Scholarship students
Trajetórias
Camadas populares
Estudantes bolsistas
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Ciências Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citação: MACHADO, Pedro Henrique Barboza. Entremeio: trajetórias de estudantes bolsistas em escolas privadas. 2020. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18481
Data de defesa: 13-Fev-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Pedro Henrique Barboza Machado - 2020 - completa.pdf1,12 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.