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Tipo do documento: Tese
Título: Brasil, mostra a tua cara! A emergência neoliberal e neoconservadora nos debates de gênero nas recentes políticas curriculares (2014-2018)
Título(s) alternativo(s): Brasil, show your face! The neoliberal and neoconservative emergence in discussions about gender on recent curriculum policies (2014-2018)
Autor: Silva, Marlon Silveira da 
Primeiro orientador: Macedo, Elizabeth Fernandes de
Primeiro membro da banca: Pocahy, Fernando Altair
Segundo membro da banca: Silva, Fernando Luiz Cássio
Terceiro membro da banca: Seffner, Fernando
Quarto membro da banca: Caetano, Marcio Rodrigo Vale
Resumo: O descontentamento das elites econômicas dominantes e da classe média brasileira diante das (ainda que) incipientes reformas de redistribuição de renda dos governos Lula e Dilma, somado ao avanço de algumas demandas dos coletivos de LGBTI+, feministas e demais movimentos sociais, levaram à rearticulação e ao fortalecimento de grupos de extrema direita. Tal movimento se fez presente nos discursos que disputaram as atuais políticas curriculares PNE e BNCC. Se, antes, discutir gênero e sexualidade restringia-se à esfera privada, no momento em que esse tipo de discussão passa a conformar uma agenda progressista e, mais que isso, uma agenda de interesses inclusivos, denunciando o quão pública e democrática a escola deveria ser, isso passa a ser foco da atenção de neoconservadores alinhados e somados aos interesses neoliberais de diminuição do papel do Estado, ao mesmo tempo que se torna espaço privilegiado de ataque às minorias sexuais dissidentes. Assim, orientado pela perspectiva pós-estrutural, neste trabalho defendo a tese de que os discursos neoconservadores mobilizados por fundamentalistas religiosos cristãos como maneira de frear as discussões de gênero e sexualidade nas políticas curriculares e educacionais não se explicam somente pelo viés da moralidade; devem ser pensados também como elementos fundamentais do recrudescimento de uma agenda neoliberal, no Brasil e fora.
Abstract: The discontent of the dominant economic elites and the Brazilian middle class in the face of the (albeit) incipient income redistribution reforms of the Lula and Dilma governments, added to the advancement of some demands from LGBTI+ collectives, feminists and other social movements, led to the rearticulation and strengthening of extreme right groups. This movement was present in the speeches that disputed the current curricular policies PNE and BNCC. If, before, discussing gender and sexuality was restricted to the private sphere, at the moment that this type of discussion starts to form a progressive agenda and, more than that, an agenda of inclusive interests, denouncing how public and democratic the school should be, this becomes the focus of attention of neoconservatives aligned and added to the neoliberal interests of diminishing the role of the State, at the same time as a privileged space for attacking dissident sexual minorities. Thus, guided by the post-structural perspective, in this work I defend the thesis that the neoconservative discourses mobilized by Christian religious fundamentalists as a way to stop the discussions of gender and sexuality in curricular and educational policies, are not explained only by the bias of morality, but should be thought of as fundamental elements of the resurgence of a neoliberal agenda, in Brazil and abroad.
Palavras-chave: Neoliberalism
Neoconservatism
Speech
Curriculum Policies
Neoliberalismo
Neoconservadorismo
Teoria do Discurso
Políticas Curriculares
Discurso
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Marlon Silveira da. Brasil, mostra a tua cara! A emergência neoliberal e neoconservadora nos debates de gênero nas recentes políticas curriculares (2014-2018). 2022. 188 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18484
Data de defesa: 5-Ago-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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