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Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação Popular e Estado no Brasil: análise do Marco de Referência da Educação Popular para as Políticas Públicas
Título(s) alternativo(s): Popular Education and the State in Brazil: analysis of the Popular Education Framework for Public Policies
Autor: Matta, Felippe Oliveira Spinetti de Santa Rita 
Primeiro orientador: Frigotto, Gaudêncio
Primeiro membro da banca: Motta, Vânia Cardoso
Segundo membro da banca: Algebaile, Eveline Bertino
Resumo: Essa dissertação de mestrado se debruça sobre o histórico do movimento de educação popular no Brasil contemporâneo e sua relação com o Estado. Na Introdução de nosso trabalho, apresentamos o referencial teórico utilizado, tendo como referências os conceitos de Estado e Hegemonia, a partir do filósofo Antonio Gramsci, bem como a partir do entendimento sobre o desenvolvimento processual da história e do fazer de seus agentes, conforme nos coloca Edward P. Thompson. No primeiro capítulo, tendo a virada dos 1950 para os anos 1960 como recorte de partida, seguimos fazendo uma análise geral das conjunturas dos anos 70, 80 e 90, até chegarmos aos anos 2000, período no qual está inserido nosso objeto principal, o Marco de Referência da Educação Popular para as Políticas Públicas. Esse documento, que teve o início dos processos de sua construção a partir do ano de 2003, foi publicado no ano de 2014. No segundo capítulo, no ocupamos da análise do mencionado documento, a partir de sua descrição, da análise de seus principais agentes, de suas bases epistemológicas e dos princípios e diretrizes por estes apresentados. Ao fim, abordamos nossas considerações finais a respeito deste processo, apontando suas possibilidades e limites.
Abstract: This master's thesis focuses on the history of the popular education movement in contemporary Brazil and its relationship with the state. In the introduction to our work, we present the used theoretical framework, with references to the concepts of State and Hegemony, the philosopher Antonio Gramsci, as well as the understanding of the procedural development of history and the making of it by its own agents, as Edward P. Thompson presents. In the first chapter, with the turning of the 1950s to the 1960s as a starting point, we continued making a general analysis of the circumstances of the 1970s, 1980s, and 1990s until we reached the 2000s, a period in which the Marco Reference for Popular Education for Public Policies, our main object of study, is inserted. The referenced document, which started its construction processes in 2003, was published in 2014. In the second chapter, we deal with the analysis of the mentioned document, from its description, the analysis of its main agents , its epistemological bases and the principles and guidelines presented by them. At the end, we address our final considerations regarding this process, pointing out its possibilities and limits.
Palavras-chave: Educação Popular
Educação e Estado
Políticas Publicas
Estado
Educação Brasileira
Popular Education
State
Public Policies
Brazilian Education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Citação: MATTA, Felippe Oliveira Spinetti de Santa Rita. Educação Popular e Estado no Brasil: análise do Marco de Referência da Educação Popular para as Políticas Públicas. 2022. 70 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana) - Centro de Educação e Humanidades, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18486
Data de defesa: 18-Dez-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana

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