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Tipo do documento: Tese
Título: Recontextualizações das tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) na Formação e no Trabalho Docente
Título(s) alternativo(s): Recontextualizations of Information and Communication Technologies (ICT) in training and teaching work
Autor: Araújo, Clodoaldo Pires 
Primeiro orientador: Barreto, Raquel Goulart
Primeiro membro da banca: Gouvêa, Fernando César Ferreira
Segundo membro da banca: Ferreira, Giselle Martins dos Santos Ferreira
Terceiro membro da banca: Leher, Roberto
Quarto membro da banca: Borba, Siomara
Resumo: Esta tese objetivou analisar como as políticas educacionais brasileiras têm recontextualizado as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) e reconfigurado a formação e o trabalho docente. Discutimos a tendência faircloughiana da comoditização a qual evidencia mudança na ordem do discurso questionando o sentido hegemônico com que as tecnologias têm sido designadas, em um movimento de substituição tecnológica, determinando o esvaziamento da formação e do trabalho docente; e as TIC como recurso didático mediador no processo ensino e aprendizagem. Assumimos como base teórico-metodológica a Análise Crítica de Discurso (ACD) nos termos formulados por Norman Fairclough (2016), que reitera o conceito de recontextualização no sentido estrutural e de escala, destacando as mudanças sociais atuais. As análises concentram-se em dois eixos: (1) As TIC numa perspectiva dinamizadora, agregando valores aos profissionais da educação e auxiliando o processo ensino e aprendizagem através dos softwares livres; (2) As TIC como substituição tecnológica, quando investigamos os organismos internacionais (BM, UNESCO, OCDE) e suas estratégias e orientações para o uso das tecnologias na educação em países periféricos onde estão direcionadas e deslocadas para o setor de serviços com materialidade na mercantilização da educação, as quais em sua grande maioria são em forma de condicionalidades; e nas formulações dos documentos oficiais do Ministério da Educação e Cultura (LDB, DCNs, BNCCEM). Assim, nossa atenção está direcionada aos sentidos atribuídos às tecnologias da informação e da comunicação no discurso da “comoditização” a partir de práticas discursivas presentes nos documentos. Desse modo, a relevância da pesquisa permite a partir da análise crítica dos documentos visualizar nos discursos os pressupostos e os implícitos do dito, transcendendo o aparente e mostrando os reais significados das orientações e formulações dos organismos transnacionais e nacionais na recontextualização das TIC e suas implicações na formação e no trabalho docente. Com base em reflexões críticas e inferências linguísticas, buscamos dimensionar a concepção político-ideológico presente nos discursos que são articulados com o “imaginário tecno-ideológico” na promoção de formulações hegemônicas centradas especialmente na precarização do trabalho docente e a consequente desinstitucionalização da escola pública.
Abstract: This dissertation aimed to analyze how Brazilian educational policies have recontextualized Information and Communication Technologies (ICT) and reconfigured teacher training and work. It discussed Fairclough's trend of commoditization, which shows changes in the order of discourse, questioning the hegemonic sense with which technologies have been designated towards technological substitution, undermining teacher training and work; and ICT as a mediating didactic resource in the teaching and learning process. As a theoretical-methodological framework, we assumed the Critical Discourse Analysis (CDA) as formulated by Norman Fairclough (2016), which reiterates the concept of recontextualization in the structural and scale perspective, highlighting current social changes. The analyses focus on two axes: (1) ICT from a dynamic perspective, adding values to education professionals and helping the teaching and learning process by means of free software; (2) ICT as a technological replacement, where we investigated international organizations (WB, UNESCO, OECD) and their strategies and guidelines for using technologies in education in peripheral countries where they are directed and displaced to the service sector based on the commodification of education, where the vast majority appear as conditionalities; and on the drafting of official documents of the Ministry of Education and Culture (LDB, DCNs, BNCCEM). Thus, our attention is directed to the meanings attributed to information and communication technologies according to the “commoditization” discourse based on the discursive practices present in the documents. Therefore, the relevance of this research allows one, from critically analyzing the documents, to visualize in the discourses, the presuppositions and what is implied in what is said, transcending what is apparent and showing the real meanings of the guidelines and formulations of transnational and national organizations in recontextualizing the ICT and its implications in teacher training and work. Based on critical reflections and linguistic inferences, we aimed to scale the political-ideological conception present in the discourses that are associated with the “techno-ideological imaginary” in promoting hegemonic formulations focused especially on the precariousness of teacher work and the consequent deinstitutionalization of public schools.
Palavras-chave: Recontextualization
Information and Communication Technology
Educational Policies
Teacher Training and Work
Commoditization
Educação
Tecnologia da Informação
Políticas educacionais
Recontextualização
Tecnologia da Informação e da Comunicação
Formação e Trabalho Docente
Comoditização
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: ARAÚJO, Clodoaldo Pires. Recontextualizações das tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) na Formação e no Trabalho Docente. 2021. 220 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18491
Data de defesa: 6-Dez-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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