Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18501
Tipo do documento: Dissertação
Título: Processos de subjetivação docente: sentidos de ser professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Título(s) alternativo(s): Processes of teacher subjectivation: Meanings of being a teacher in the initial years of elementary school
Autor: Macedo, Mônica Ramos da Costa 
Primeiro orientador: Oliveira, Veronica Borges de
Primeiro membro da banca: Lemos , Guilherme Augusto Rezende
Segundo membro da banca: Cunha, Érika Virgílio Rodrigues da
Resumo: Este trabalho tem a pretensão de investigar como se dão os processos de subjetivação docente e os sentidos de ser professor do Ensino Fundamental em disputa nas propostas curriculares do município do Rio de Janeiro. A justificativa de tal investigação se dá em função de compreender de que modo os múltiplos sentidos de ser professor estão constituídos nas políticas curriculares municipais Multieducação (com os significantes “Multieducação” e “sala de aula do tamanho do mundo”) e Documento Curricular 2020 (pelos significantes “competências” e “habilidades”), suas possibilidades de sentidos e as relações com as demandas do social. Os textos em análise referem-se à rede municipal de educação do Rio de Janeiro. A escolha pelas políticas curriculares da Multieducação e do Documento Curricular 2020 se justifica por se tratar de momentos específicos na política curricular carioca. A potencialidade do jogo político dos sentidos que intentam produzir diz respeito ao contexto em que as políticas se apresentaram, a forma como foram conduzidas e as tentativas de fixação que objetivaram colocar sobre os significantes aqui escolhidos a disputa de sentidos. É nessa balança de sentidos em relação à questão dos processos de subjetivação docente que os discursos se apresentam e disputam a fixação provisória, parcial e momentânea, possibilitando-nos analisar as articulações que daí advêm. Numa direção, a Multieducação se apresenta como uma política diferenciada e arrojada para o contexto da época; em outro caminho, a política do Documento Curricular 2020 se apresenta num momento de transição com a promulgação da Base Nacional Comum Curricular. Isso nos instiga a pesquisar sobre os sentidos que ambas as políticas trazem e que possibilidades de significação elas podem impactar sobre os processos de subjetivação docente nos professores dos anos iniciais para os dias atuais em relação à política curricular da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME/Rio). Como objetivos específicos temos: analisar os processos de subjetivação docente nas propostas curriculares municipais de 1996 e 2020; relacionar os impactos da contemporaneidade nos processos de subjetivação docente e investigar as fixações discursivas nos documentos oficiais em relação à política curricular municipal que impactam a subjetivação docente. Como aspecto teórico-metodológico, utilizaremos a pesquisa bibliográfica e documental, que se faz importante na medida em que os textos e documentos também são discursos e fontes de informação e problematização que ajudaram a compor as análises. Para auxiliar nessa pesquisa, trago como referenciais teóricos Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, Stuart Hall e Zygmunt Bauman. Em Laclau e Mouffe, evidencia-se a Teoria do Discurso para compreender os processos discursivos nas políticas curriculares, correlacionando nessa análise as categorias de hegemonia, antagonismo, lógica da diferença, lógica da equivalência, significante vazio, significante flutuante, sujeito e pontos nodais. Em Stuart Hall, as contribuições sobre o conceito de identidade e suas relações com a contemporaneidade. Em Zygmunt Bauman, suas reflexões sobre a identidade na modernidade líquida.
Abstract: This work intends to investigate how the processes of teaching subjectivation and the meanings of being an elementary school teacher take place in dispute in the curricular proposals of the city of Rio de Janeiro. The justification for such investigation is based on understanding how the processes of teacher subjectivation (the multiple meanings of being a teacher) are constituted in the municipal curriculum policies Multieducation (through the signifiers “Multieducation” and “classroom the size of the world”) and Documento Curricular 2020 (through the signifiers “competencies” and “skills”), their possibilities of meanings and the relationships with the demands of the social. In addition, the texts under analysis refer to the municipal education network in Rio de Janeiro. The choice for the curricular policies of Multieducação and Documento Curricular 2020 is justified because they are specific moments in the curricular policy of Rio de Janeiro. The potentiality of the political game of the meanings that they intend to produce concerns the context in which the policies were presented, the way they were conducted and the fixation attempts that aimed to place on the signifiers chosen here, the dispute of meanings. It is in this balance of meanings in relation to the issue of teacher subjectivation processes, that the discourses will present themselves and dispute the provisional, partial and momentary fixation, allowing us to analyze the articulations that arise from it. In one direction, Multieducation presents itself as a differentiated and bold policy for the context of the time; On the other hand, the Curricular Document 2020 policy presents itself at a time of transition with the enactment of the BNCC (Base Nacional Comum Curricular). In this way, this instigates us to research the meanings that both policies bring and what possibilities of meaning they can impact on the processes of teaching subjectivation in teachers from the early years to the present day in relation to the municipal curriculum policy of the Municipal Department of Education. Education in Rio de Janeiro (SME/Rio). As specific objectives we have: to analyze the processes of teaching subjectivation in the municipal curricular proposals of 1996 and 2020; to relate the impacts of contemporaneity in the processes of teaching subjectivation and to investigate the discursive fixations in official documents in relation to municipal curricular policy that impact teaching subjectivation. As a theoretical and methodological aspect, we will use bibliographic and documental research. Bibliographic and documental research is important insofar as the texts, documents, are also discourses and sources of information and problematization that helped me to compose the analyses. To assist me in this research, I bring as theoretical references Ernesto Laclau and Chantal Mouffe, Stuart Hall and Zygmunt Bauman. In Ernesto Laclau and Chantal Mouffe, I highlight the Discourse Theory to understand the discursive processes in curricular policies, correlating in this analysis the categories of hegemony, antagonism, logic of difference, logic of equivalence, empty signifier, floating signifier, subject and nodal points. In Stuart Hall the contributions on the concept of identity and its relations with contemporaneity. In Zygmunt Bauman, his reflections on identity in liquid modernity.
Palavras-chave: Processes of teaching subjectivation
Discourse
Curriculum policy
Educação
Processos de Subjetivação
Política curricular
Discursos
Processos de subjetivação docente
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MACEDO, Mônica Ramos da Costa. Processos de subjetivação docente: sentidos de ser professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2022. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18501
Data de defesa: 3-Jun-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Mônica Ramos da Costa Macedo - 2022 - Completa.pdf1,02 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons