Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18507
Tipo do documento: Dissertação
Título: A violência contra a mulher na redação do ENEM 2015: Quem feriu os direitos humanos?
Título(s) alternativo(s): Violence against women in 2015 Enen's writing test: Whose rights were violated?
Autor: Silva, Thaiana Rodrigues da 
Primeiro orientador: Covre-Sussai, Maira
Primeiro coorientador: Xavier, Vinicius Layter
Primeiro membro da banca: Emerique, Raquel Balmant
Segundo membro da banca: Melo, Doriam Luis Borges de
Terceiro membro da banca: Araujo, Hildete Pereira de Melo Hermes de
Resumo: Esta dissertação analisou candidatos e candidatas reprovados ou não por ferirem os direitos humanos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2015, cujo tema tratou: da persistência à violência contra a mulher no Brasil. O objetivo geral do estudo foi entender o impacto do critério “fere os direitos humanos” para aprovação e reprovação, assim como identificar o perfil dos/as reprovados/as por esse critério. Ainda, discutir como a análise da desigualdade de gênero contribui para reduzir a violência contra a mulher e a relevância do tema no currículo escolar. A finalidade específica foi analisar se o critério prejudica grupos específicos de candidatos/as, assim como observar a contribuição da disciplina de Sociologia para desenvolver o tema. As questões expostas foram analisadas a partir da teoria da reprodução de Pierre Bourdieu e Passeron (1991) sobre o sistema educacional. Os estudos dos autores permitiram examinar se o critério “fere os direitos humanos” contribuiu para a reprodução dos valores educacionais da cultura dominante ou, se através dele, pode se promover uma educação emancipatória. Escolher analisar a redação de 2015 se justifica pelo cenário desafiador entre crianças e adolescentes do sexo feminino, que representaram 81,8% das vítimas de estupro no Brasil entre os anos de 2017 e 2018 (FBSP, 2019). Mesmo com os avanços nas últimas décadas no combate à violência contra a mulher, com a criação de leis específicas para as relações domésticas, os dados apontam ainda um desafio. A metodologia utilizada no estudo foi quantitativa e examinou os dados socioeconômicos dos/as candidatos/as do ENEM de 2015, através de análises descritivas e do modelo de regressão logística bivariada e multivariada, que permite verificar a razão de chance de um grupo ser reprovado em relação a outro. Os dados apontaram um viés sociológico entre o perfil dos/as reprovados/as por ferirem os direitos humanos, no qual as pessoas do sexo feminino, com menor renda familiar e pais com menor escolaridade, obtiveram as maiores reprovações. Contudo, os valores relativo e absoluto de reprovação em relação aos não reprovados por ferirem os direitos humanos foram pouco expressivos, entendendo que o critério beneficia a promoção de uma educação crítica e reflexiva pautada nos direitos humanos, sendo ele um mecanismo para enfrentar a reprodução dos valores do grupo dominante da sociedade brasileira.
Abstract: This dissertation analysed candidates who have failed or not for hurting human rights in the 2015 National High School Exam (ENEM) ́s writing test, whose theme dealt with: persistence in violence against women in Brazil. The overall objective of the study was to understand the impact of the criterion of what "hurts human rights" for passing or failing the test, as well as to identify the profile of those whose failure was due this criterion. Furthermore, we discuss how the analysis of gender inequality contributes to reduce violence against women and the relevance of the theme in scholary curriculum. The specific purpose was to analyse whether the criterion harms specific groups of candidates, as well as to observe the contribution of the sociology discipline to develop the theme. The questions exposed were analysed using Pierre Bourdieu and Passeron (1991) ́s reproduction theory applied to the educational system. The authors' studies allowed us to examine whether the criterion "what hurts human rights" contributed to the educational values of the dominant culture reproduction or, if through it, an emancipatory education can be promoted. The choice to analyse the 2015 essay is justified by the challenging scenario among female children and adolescents, who represented 81.8% of rape victims in Brazil between 2017 and 2018 (FBSP, 2019). Even with the advances in the fight against violence against women in recent decades due to the creation of specific laws for domestic relations, the data still point to a challenge. The methodology used in the study was quantitative and we examined the socioeconomic data of the 2015 ENEM candidates through descriptive analyses and through bivariate and multivariate logistic regression model, which allows us to verify the failure chance ratio of one group in relation to another. The data indicated a sociological bias between the profile of those who failed the test for hurting human rights, in which females, with lower family income and parents with lower schooling, represented the highest number of failures. However, the relative and absolute values of failure in relation to those who did not fail for hurting human rights were not expressive, understanding that the criterion benefits the promotion of a critical and reflective education based on human rights, being a mechanism to face the reproduction of the Brazilian society dominant group values.
Palavras-chave: Sociology of education
Violence against women
Quantitative methodology
Sociologia da educação
Violência contra a mulhe
Metodologia quantitativa
Reprodução social
Social reproduction
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Ciências Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citação: SILVA, Thaiana Rodrigues da. A violência contra a mulher na redação do ENEM 2015: Quem feriu os direitos humanos?. 2021. 89 f. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18507
Data de defesa: 11-Mar-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Thaiana Rodrigues da Silva - 2021 - Completa.pdf1,04 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.