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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18513
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A gestão do conhecimento no Programa Dinheiro Direto na Escola: percepção dos gestores de Escolas Municipais de Juiz de Fora (MG) |
Título(s) alternativo(s): | The knowledge Management in the Direct Money in School Program: perception of municipal schools managers of Juiz de Fora (MG), |
Autor: | Costa, Heloisa Baía da ![]() |
Primeiro orientador: | Silva Júnior, Dércio Santiago da |
Primeiro coorientador: | Soares, Jorge de Abreu |
Primeiro membro da banca: | Duque, Andréa Paula Osório |
Segundo membro da banca: | Rodrigues, Elizabeth Freitas |
Resumo: | O processo de democratização da educação brasileira, ocorrido a partir do início da década de 1990, tem propiciado discussões sobre a gestão participativa como alternativa de melhoria na qualidade da educação, incluindo, nesse contexto, os desafios para atender às demandas de uma sociedade que se democratiza e se transforma. Diante disso, o objetivo principal desta pesquisa é investigar a percepção de alguns gestores de escolas municipais de Juiz de Fora (MG) sobre as práticas de gestão do conhecimento adotadas na gestão escolar assim como na gestão do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). A metodologia adotada é pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, por meio de aplicação de entrevistas, pautada em questionário com questões semiestruturadas. Os resultados da pesquisa sugerem as seguintes interpretações: os treinamentos oferecidos pela Secretaria de Educação para a formação de gestores escolares é uma prática considerada importante pelos respondentes; o Suporte disponibilizado pela Secretaria de Educação é percebido como sendo um diferencial para os gestores escolares; o processo de transição entre os mandatos dos gestores requer uma formalidade por parte da Secretaria de Educação; a guarda e conservação de documentos é carente quanto ao processo de gerenciamento e preservação; necessidade de estímulo para usufruir dos benefícios da Plataforma interativa do PDDE, assim como difusão de treinamentos e outras práticas de gestão do conhecimento existentes e disponíveis na Secretaria de Educação e as melhorias que podem ser alcançadas pela adoção dessas ferramentas. |
Abstract: | The democratization process of brazilian education, occured at the beginning of the 1990s, has provided discussions on participatory management as improvement of alternative education quality, including, in this context, the challenges to meet the demands of a society that democratizes and transforms. Before that, the main objective of this research is to investigate the perception of some managers of public schools in Juiz de Fora (MG) above knowledge management practices in school management as well as in the management of Direct Money in School Program (PDDE). The methodology used is descriptive qualitative approach, through application interviews, guided by semi-structured questionnaire. The survey results suggest the following interpretations: the training offered by the Department of Education for the training of school managers is a practice considered important by respondents; the support provided by the Department of Education is perceived as a differential for school managers; the process of transition between the tenure of managers requires a formality by the Department of Education; the safekeeping and conservation of documents is lacking as to the management and preservation process; the need for stimulus to enjoy the benefits of interactive Direct Money in School Platform, as well as dissemination of training and other existing knowledge management practices available on the Department of Education and the improvements that can be achieved by the adoption of these tools. |
Palavras-chave: | Gestão do conhecimento Gestão escolar Programa Dinheiro Direto na Escola Práticas de gestão Knowledge management School management Direct Money in School Program Management practices Escolas públicas Juiz de Fora (MG) Teses |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Ciências Sociais::Faculdade de Administração e Finanças |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis |
Citação: | COSTA, Heloisa Baía da. A gestão do conhecimento no Programa Dinheiro Direto na Escola: percepção dos gestores de Escolas Municipais de Juiz de Fora (MG). 2016. 63 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Finanças, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18513 |
Data de defesa: | 17-Mar-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ciências Contábeis |
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Dissertação - Heloísa Baía da Costa - 2016 - completa.pdf | 1,44 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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