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Tipo do documento: Dissertação
Título: Base Nacional Comum – Formação: um percurso investigativo a partir das lógicas fantasmáticas
Título(s) alternativo(s): Common National Base – Training: an investigative path based on fantasmatics logics
Autor: Silva, Larissa Gomes da 
Primeiro orientador: Oliveira, Verônica Borges de
Primeiro membro da banca: Pereira, Talita Vidal
Segundo membro da banca: Santos, Geniana dos
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar os significantes que fortaleceram a demanda pela Base Nacional Comum de Formação de Professores. Para tanto, o enquadramento teórico-estratégico adotado foi a Abordagem das Lógicas, de Jason Glynos e David Howarth (2018), com ênfase nas lógicas fantasmáticas. Para esta investigação, foi selecionado um corpus composto por textos (escritos e orais) informais sobre Formação de Professores publicados na plataforma do YouTube e texto postado na rede social Facebook. A investigação focalizou em significantes que associam qualidade da educação à formação docente. Os efeitos dessa vinculação desdobram-se em discursos hegemônicos de que uma formação docente técnica e padronizada garantirá essa qualidade da educação. Para isso, este estudo recorreu à abordagem discursiva de currículo pela perspectiva pós-estrutural, apresentando como fio condutor as contribuições de Lopes e Macedo (2011). Ao realizar a análise do material empírico, buscou-se o aprofundamento nas questões que poderiam explicar como alguns sujeitos são capturados por discursos, muitas vezes, contraditórios e difusos, próprios das fantasias sociais que atuam na tentativa de sutura de uma falta. Nesse cenário, foi relevante trazer as contribuições da Psicanálise a partir da Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe (2015) para fortalecer a análise das narrativas discursivas. A investigação foi estruturada pelo viés teórico-metodológico de pesquisas orientadas ao problema, em que não há a pretensão nem o objetivo de se solucionar o problema. Assim sendo, foi defendida a aposta de suspender certezas de ordem racional e (des)sedimentar significações no discurso em prol da qualidade no campo da formação de professores. Por fim, como contribuição para o campo das políticas curriculares para a formação dos professores, ressalto a potência do percurso investigativo a partir das lógicas fantasmáticas.
Abstract: This research aims to analyze the signifiers that strengthened the demand for the Common National Teacher Training Base. Therefore, the theoretical-strategic position was to operate with Jason Glynos and David Howarth's Approach to Logic (2018), with an emphasis on fantasmatics logics. For this investigation, a corpus composed of informal texts (written and oral) on Teacher Training published on the YouTube platform and a text posted on the social network Facebook was selected for the investigation of resonant signifiers that directly associate the quality of education with teacher training, having its consequences in hegemonic discourses that a technical and standardized teacher training will guarantee this quality of education. For that, this study followed the discursive approach of curriculum from the post-structural perspective, presenting as a guideline the contributions of Lopes and Macedo (2011). When carrying out the analysis of the empirical material, we sought to deepen the issues that could explain how some subjects are captured by discourses, which are often contradictory and diffuse, typical of social fantasies that act in an attempt to suture a lack. In this scenario, it was relevant to bring the contributions of Psychoanalysis from Laclau and Mouffe's Theory of Discourse (2015) to strengthen the analysis of discursive narratives. The investigation was structured by the theoretical-methodological bias of problem-oriented research, in which there is neither the intention nor the objective of solving the problem. Therefore, the bet to suspend certainties of a rational order and (de)sediment meanings in the discourse in favor of quality in the field of teacher education was defended. Finally, as a contribution to the field of curriculum policies for teacher education, I emphasize the potency of the investigative path based on fantasmatics logics
Palavras-chave: Fantasmatics Logics
Common National Training Base
Teacher Training
Theory of Discourse
Educação
Formação de professores
Teoria do Discurso
Lógicas Fantasmáticas
Base Nacional Comum de Formação
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Larissa Gomes da. Base Nacional Comum – Formação: um percurso investigativo a partir das lógicas fantasmáticas. 2021. 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18525
Data de defesa: 17-Dez-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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