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Tipo do documento: Dissertação
Título: Abordagem das temáticas sexo, gênero, identidade de gênero e orientação sexual no ensino de Biologia: quando a análise bibliográfica em genética e evolução se encontra com a prática pedagógica
Título(s) alternativo(s): Approach to gender, gender identity and sexual orientation in the teaching of biology: when the bibliographic analysis in genetics and evolution meets the pedagogical practice
Autor: Silva, Whitaker Jean Jaques e 
Primeiro orientador: Oliveira, Letícia Loss de
Primeiro membro da banca: Siqueira, Andréa Espinola de
Segundo membro da banca: Rios, Natália Tavares
Resumo: Comumente acredita-se que o meio acadêmico, por ser um dos pilares na produção do conhecimento científico, encontra-se sempre em consonância com o que está sendo apresentado aos discentes na educação básica. Porém, muitas vezes, há uma grande lacuna entre essas produções, sendo necessário preenchê-la com reforços que garantam uma melhor e mais correlata mediação didática. Partindo desse princípio, o presente trabalho tem por objetivo observar se os conceitos de sexo, gênero, identidade de gênero e orientação sexual estão sendo apresentados em materiais didáticos de Biologia, mais precisamente com embasamentos genéticos e/ou evolutivos, como é feita essa abordagem, e elaborar um produto na forma de história em quadrinhos que favoreça a introdução, discussão e mediação dos conhecimentos voltados à temática. Os principais questionamentos que desenvolvem a discussão: Como os livros didáticos de Biologia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018 estão abordando os temas sexo, gênero, identidade de gênero e orientação sexual? Como os mais atuais conhecimentos acadêmicos estão sendo produzidos, direcionados e repensados para o público da educação básica? E, também bastante relevante, todos esses atores e discursos favorecem a segregação social, ou estimulam o respeito à identidade pessoal do outro? Sabendo que os temas geradores são de extrema importância para diversas discussões psicossociais e culturais atualmente, o presente trabalho visa observar as mais recentes publicações acadêmicas sobre o tema, e traçar um paralelo de conhecimento com os livros didáticos, observando, principalmente, a mediação didática nas grandes áreas de Genética e Evolução. A análise dos livros didáticos indicou que os mesmos apresentam diferenças entre suas abordagens, principalmente no modo como os temas sexo, gênero, orientação sexual e identidade de gênero são apresentados. Em alguns os referidos temas são apresentados de modo superficial, como assuntos não priorizados no contexto do conteúdo ou isolados do contexto social; já em outros os conceitos são trabalhados em maior profundidade, favorecendo o debate sobre eles. Já a busca pelas produções acadêmicas demonstrou que ainda há bastante divergência de informações a respeito das bases biológicas que expliquem tais fatores, além de muita discussão acerca dos resultados obtidos. O produto desenvolvido, intitulado Falando “daquilo”, busca contribuir para preencher as lacunas encontradas, atualizando e ressignificando esses temas com um olhar mais aprofundado sobre as áreas de Genética e Evolução, mas também com um olhar voltado ao respeito à diversidade sexual através de discussões no contexto social
Abstract: It is commonly believed that the academic environment, as one of the pillars in the production of scientific knowledge, is always in line with what is being presented to students in basic education. However, there is often a large gap between these productions, and it is necessary to fill it with reinforcements that guarantee a better and more correlated didactic mediation. Based on this principle, the present study aims to observe if the concepts of sex, gender, gender identity and sexual orientation are being presented in didactic materials of biology, more precisely with genetic and/or evolutionary bases, how this approach is done, and to elaborate a product in the form of comic books that favors in the introduction, discussion and mediation of the knowledge focused on the theme. The main questions that develop the discussion: How are the Biology textbooks of the National Textbook Program (PNLD) 2018 addressing the issues of sex, gender, gender identity and sexual orientation? How are the most current academic knowledge being produced, directed, and rethought for the basic education audience? And, also quite relevant, do all these actors and discourses favor social segregation, or do they stimulate respect for the other's personal identity? Knowing that the generating themes are of extreme importance for several psychosocial and cultural discussions, the present work aims to observe the most recent academic publications on the theme, and draw a parallel of knowledge with the textbooks, observing, mainly, didactic mediation in the areas of Genetics and Evolution. The analysis of the textbooks indicated the perspectives of differences between their approaches, mainly in the way the themes sex, gender, sexual orientation and gender identity are presented. At times, themes are presented superficially; in others, the concepts are shown in greater depth, favoring the debate about them. The search for academic productions has shown that there is still a big divergence of information about the biological bases that explain such factors, besides much discussion about the results obtained. The developed product, titled Falando “daquilo”, sought to contribute to fill these found gaps by updating and restaigning these themes with a deeper look at the areas of Genetics and Evolution, but also with a view towards respect for sexual diversity through discussions in the social context
Palavras-chave: Genetics
Evolution
Sex
Genre
Gender identity
Sexuality
Sexual Orientation
Genética
Evolução (Biologia)
Práticas pedagógicas
Biologia (Ensino médio)
Material didático
Sexualidade
Comportamento sexual
Identidade de gênero
Sexo
Gênero
Orientação sexual
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFBIO)
Citação: SILVA, Whitaker Jean Jaques e. Abordagem das temáticas sexo, gênero, identidade de gênero e orientação sexual no ensino de Biologia: quando a análise bibliográfica em genética e evolução se encontra com a prática pedagógica. 2019. 101 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia). – Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18528
Data de defesa: 31-Jul-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO)

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