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Tipo do documento: Tese
Título: Cidade, arte e política: redes educativas e participação social em coletivos juvenis
Título(s) alternativo(s): City, art and politics: Educational networks and social participation in youth collectives
Autor: Souza, Roberta de Jesus Fernandes Gonçalves de 
Primeiro orientador: Oswald, Maria Luiza Magalhães Bastos
Primeiro membro da banca: Vitório, Aldo
Segundo membro da banca: Berino, Aristóteles de Paula
Terceiro membro da banca: Carrano, Paulo Cesar Rodrigues
Quarto membro da banca: Pereira, Rita Marisa Ribes
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo investigar como coletivos juvenis têm produzido participação social de jovens das camadas populares a partir das ocupações de espaços públicos na zona oeste e zona norte do Rio de Janeiro. Para mapear esses modos de participar socialmente da cidade, acompanhei diversas ações do Sarau do Calango, do Viaduto de Realengo, no Festival de música e Cultura de Bangu e no Leão Etíope do Méier e que, na contramão dos circuitos habitualmente reconhecidos das artes, entre zona sul e centro da cidade, desenvolveram, nos últimos anos, sistemáticas intervenções nos bairros onde atuam possibilitando que jovens tenham espaços preservados para mostrarem suas histórias, suas poesias e memórias. A pesquisa concluiu que a intensa troca de saberes e fazeres feitas por esses coletivos vêm tecendo redes educativas potentes que sustentam e retroalimentam esses grupos, ampliando suas redes de apoio e de aprendizagens. Além disso, ficou evidente que ao disporem dos seus corpos para intervirem, ocuparem e modificarem espaços públicos, assim estão também promovendo um tipo de política própria nos bairros em que moram e atuam, o que chamei ao longo da pesquisa de arte-política. O estudo é de cunho qualitativo e se fundamenta na concepção de cidade de Harvey (2014, 2013), nos debates sobre as pesquisas em Ciências Humanas e Sociais com Oswald (2014), Pereira (2012) e Amorim (2001), nas discussões sobre juventudes e coletivos com Pais (2005, 2003), Carrano (2012, 2006) e Sposito (2020; 2010), bem como nos estudos sobre redes de Castells (2017) dentre outras referências de estudos sobre a cidade, arte, política e educação. As juventudes inclassificáveis se mostram em meio às diferenças fragmentárias e híbridas através da arte-política nas ruas produzindo e reinventando seus modos de participarem socialmente da cidade, apesar das condições acachapantes do Estado e da escassez de políticas públicas que dialoguem com seus desejos. Mais do que um movimento artístico, essas artes-políticas atuam nas brechas do poder público, tecendo novas redes educativas de saberes, fazeres e de partilha de suas necessidades e interesses de vida.
Abstract: This research aimed to investigate how youth collectives have produced social engagement of young people from the popular strata in occupations of public spaces in the west and north zones of Rio de Janeiro. To map these ways of social engagement in the city, I followed several actions at the Sarau do Calango, the Viaduto de Realengo, at the Bangu Music and Culture Festival and at the Ethiopian Lion of Méier and which, different from the usual mainstream circuits of arts, in the south zone and the city center, they have developed, in recent years, systematic interventions in the neighborhoods where they work, enabling the youth to have preserved spaces to show their stories, their poetry and memories. The research concluded that the intense exchange of knowledge and practices carried out by these collectives has been weaving powerful educational networks that support and feed these groups, expanding their support and learning networks. In addition, it became evident that when they have their bodies to intervene, occupy and modify public spaces, they are also promoting their own policy in the neighborhoods in which they live and operate, which I called throughout the research of art-politics. The study is of a qualitative nature and is based on the concept of the city of Harvey (2014, 2013), in the debates about research in Human and Social Sciences with Oswald (2014), Pereira (2012) and Amorim (2001), in the discussions about youths and collectives with Pais (2005, 2003), Carrano (2012, 2006) and Sposito (2020; 2010), as well as in studies on Castells networks (2017) among other references of studies on the city, art, politics and education . Unclassifiable youths show themselves in the midst of fragmentary and hybrid differences through art-politics in the streets, producing and reinventing their ways of social participation in the city, despite the overwhelming conditions of the State and the scarcity of public policies that dialogue with their desires. More than an artistic movement, these arts-politics act in the gaps of the public power, weaving new educational networks of knowledge, practices and sharing their needs and interests in life.
Palavras-chave: Youth
Social participation
Art and politics
Educational networks
Juventudade
Redes Educativas
Educação
Participação social
Arte-política
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SOUZA, Roberta de Jesus Fernandes Gonçalves de. Cidade, arte e política: redes educativas e participação social em coletivos juvenis. 2020. 141 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18529
Data de defesa: 18-Dez-2020
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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