Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18530
Tipo do documento: Dissertação
Título: Modelos didáticos como facilitadores do processo de ensino-aprendizagem do sistema cardiovascular dos vertebrados
Título(s) alternativo(s): Didactic models as a facilitator tool of the teaching-learning process on the cardiovascular system of the vertebrates
Autor: Gomes, Thiago Henrique Souza dos Santos 
Primeiro orientador: Lage, Débora de Aguiar
Primeiro membro da banca: Saba, Celly Cristina Alves do Nascimento
Segundo membro da banca: Silva, Jean Carlos Miranda da
Resumo: Muitos educadores se queixam da falta de interesse e dificuldade de aprendizagem dos estudantes, bem como da escassez de recursos didáticos diferenciados. Para contornar esses desafios, é necessário que o professor lance mão de diferentes ferramentas, que contribuam para tornar as aulas mais dinâmicas, motivadoras e capazes de despertar o interesse do seu aluno, favorecendo, assim, a aprendizagem significativa. Dentre as diferentes estratégias a serem adotadas, o uso de modelos didáticos constitui um dos recursos pedagógicos mais empregados no ensino de Biologia, uma vez que propicia ao estudante o contato direto com o objeto de estudo, muitas vezes abstrato ou de grande complexidade. A observação e manipulação de modelos didáticos, coloridos, bi ou tridimensionais, é uma excelente alternativa para dinamizar as aulas e aproximar o aluno do conteúdo estudado, contribuindo para estreitar a relação entre teoria e prática. No Ensino Médio, o estudo da anatomia e fisiologia comparada dos vertebrados, permite ao estudante não apenas analisar as principais diferenças entre os grupos, mas também compreender as adaptações evolutivas determinantes para a distribuição geográfica desses animais. No entanto, este conteúdo da Biologia muitas vezes é negligenciado pelas escolas, que priorizam o estudo do organismo humano. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi favorecer a compreensão dos estudantes do Ensino Médio sobre a anatomofisiologia do sistema cardiovascular dos vertebrados, a partir da confecção de modelos didáticos. Modelos do coração dos principais grupos de vertebrados foram elaborados utilizando materiais simples e de baixo custo. Após a fixação destes em placas de isopor, o fluxo sanguíneo foi simulado com a inserção de fitas digitais de LED de coloração azul e vermelha, representando o sangue venoso e arterial, respectivamente. Os modelos produzidos foram avaliados positivamente por professores do Ensino Médio da rede pública, aplicados aos estudantes e por eles avaliados como importante ferramenta no processo de aprendizagem. Neste sentido, esta pesquisa revela a relevância do professor no emprego de metodologias inovadoras, capazes de motivar os educandos na construção de conhecimentos de forma significativa.
Abstract: Many educators have complained about students' lack of interest and difficulty in learning, as well as the scarcity of differentiated teaching resources. To overcome these challenges, it is necessary that the teacher make use of different tools, which contribute to make the class more dynamic, motivating and able to arouse the interest of his student, thus favoring meaningful learning. Among the different strategies to be adopted, the use of didactic models constitutes one of the most used pedagogical resources in Biology teaching, since it allows the student direct contact with the object of study, often abstract or of great complexity. The observation and manipulation of didactic, colorful and two or three-dimensional models is an excellent alternative to dynamize the classes and to bring the student closer to the studied content, since it contributes to a closer relationship between theory and practice. In high school, the study of anatomy and comparative physiology of vertebrates, allows the student not only to analyze the main differences between the groups, but also to understand the evolutionary adaptations that determine the geographic distribution of these animals. However, this content of biology is often neglected by schools, which prioritize the study of the human organism. In this sense, the objective of this work was to favor the understanding of high school students on the anatomophysiology of the cardiovascular system of vertebrates. Models of heart of the main vertebrate groups were made using simple and low-cost materials. After fixation on styrofoam plate, the blood flow was simulated by the insertion of blue and red LEDs, representing venous and arterial blood, respectively. The models produced were evaluated positively by public high school teachers, applied to students and evaluated by them as an important tool in the learning process. In this sense, this research reveals the relevance of the teacher in the use of innovative methodologies, capable of motivating the students in the construction of knowledge in a significant way.
Palavras-chave: Comparative anatomophysiology
Didactic models
Sistema cardiovascular
Vertebrados
Materiais de ensino
Material didático
Biologia (Ensino médio) – Estudo e Ensino
Aprendizagem (Ensino médio)
Anatomofisiologia comparada
Modelos didáticos
Aprendizagem significativa
Meaningful learning
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFBIO)
Citação: GOMES, Thiago Henrique Souza dos Santos. Modelos didáticos como facilitadores do processo de ensino-aprendizagem do sistema cardiovascular dos vertebrados. 2019. 89 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18530
Data de defesa: 16-Jul-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Thiago Henrique Souza dos Santos Gomes - 2019 - Completa.pdf5,48 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.