Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18531
Tipo do documento: Dissertação
Título: O sistema digestório em molduras: uma estratégia para a educação básica
Título(s) alternativo(s): The digestive system in frames: a strategy for basic education
Autor: Cruz, Letícia Vidal 
Primeiro orientador: Saba, Celly Cristina A. Nascimento
Primeiro membro da banca: Silva, Flavia Venâncio
Segundo membro da banca: Santos, Aline de Sousa dos
Terceiro membro da banca: Oliveira, Marcia Taborda Correa
Resumo: Embora muitas escolas públicas apresentem situação precária e não possuam laboratório de Ciências e/ou material didático, métodos simples e alternativos podem ser explorados para contextualizar e enriquecer os conteúdos apresentados nas aulas. A utilização exclusiva de quadro branco e livro não é, atualmente, uma boa escolha para despertar o interesse e participação dos alunos. Desta maneira, para que a aprendizagem seja de fato significativa é necessário apresentar diferentes alternativas de ensino, com intuito de aproximar o conteúdo apresentado pelo professor à realidade do aluno. Pesquisas sobre ensino vêm demonstrando que a utilização de modelos didáticos facilita a aprendizagem e que as atividades práticas são relevantes aliadas no processo de ensino. Por experiência própria e por relatos de outros professores, sabe-se que alunos do ensino médio, têm concepções incorretas sobre anatomia e fisiologia do sistema digestório humano. O presente trabalho visa apresentar uma sequência didática para o ensino do sistema digestório, para os alunos do segundo ano do ensino médio do CIEP 122 Profª Ermezinda Dionízio Necco, utilizando como estratégia didática imagens das regiões do sistema, em molduras, associadas atividades práticas como a identificação de amido; importância da mastigação; simulação da digestão proteica no estômago; simulação da emulsificação de gorduras pela bile e da representação do microbioma do intestino. A sequência didática teve como primeira etapa a aplicação de um teste individual e não identificado, para 59 alunos, para levantamento do conhecimento prévio do assunto. Na etapa seguinte, a sequência do sistema digestório foi apresentada aos alunos, em seis molduras em MDF, medindo 60cmx60cm, complementada pela execução de atividades práticas. Para finalizar, os testes respondidos inicialmente, foram distribuídos, aleatoriamente, aos alunos para uma correção identificada. A utilização de imagens é uma das estratégias para o ensino de ciências e biologia, desta maneira as molduras possibilitaram a discussão sobre aspectos anatômicos e funcionais do sistema digestório. Cada moldura possibilitou a reflexão e apresentação de estruturas inacessíveis ou desconhecidas, facilitando o melhor entendimento do próprio corpo. Após correção pelos alunos, os testes foram analisados, permitindo sugerir que o resultado da correção foi satisfatório, pois 61% dos alunos identificaram erros. A participação ativa dos alunos na aula e o resultado da correção dos testes levam a acreditar que a aprendizagem sobre o tópico foi efetiva. Além disso, foi criada uma metodologia diferenciada e de baixo custo, que permite sua utilização de forma interdisciplinar e, pode ainda, ser um modelo para apresentação de outros temas e/ou disciplinas
Abstract: Although many public schools have a precarious situation and do not have a science laboratory and / or teaching material, simple and alternative methods can be explored to contextualize and enrich the content presented in class. Using whiteboards and textbooks alone is not a good choice at present to pique students' interest and participation. Thus, for learning to be meaningful, it is necessary to present different teaching alternatives in order to bring the content presented by the teacher to the student's reality. Research on teaching has shown that the use of didactic models facilitates learning and that practical activities are relevant allies in the teaching process. From experience and reports from other teachers, high school students are known to have misconceptions about the anatomy and physiology of the human digestive system. The present study aims to present a didactic sequence for the teaching of the digestive system for the students of the second year of high school at CIEP 122 Prof. Ermezinda Dionízio Necco, using as a didactic strategy images of the regions of the digestive system, in frames, associated with practical activities such as starch identification; importance of chewing; simulation of protein digestion in the stomach; simulation of fat emulsification by bile and representation of the gut microbiome. The didactic sequence had as its first stage the application of an individual and unidentified test, to 59 students, to survey the previous knowledge of the subject. In the next step, the digestive system sequence was presented to the students, in six MDF frames, measuring 60cmx60cm, complemented by the execution of practical activities. Finally, the initially answered tests were randomly distributed to the students for an identified correction. The use of images is one of the strategies for science and biology teaching, thus the frames allowed the discussion about anatomical and functional aspects of the digestive system. Each frame allowed the reflection and presentation of inaccessible or unknown structures, facilitating a better understanding of the human body. After correction by the students, the tests were analyzed, suggesting that the result of the correction was satisfactory, once 61% of the students identified errors. The active participation of students in the class and the result of the test correction lead us to believe that learning about the topic was effective. In addition, a differentiated and low cost methodology was created, which allows its use in an interdisciplinary way and can also be a model for the presentation of other themes and / or disciplines
Palavras-chave: Digestive system
Didatic models
Moldings
Images
Aparelho disgestivo
Sistema digestório
Ciências – Estudo e ensino
Práticas pedagógicas
Material didático
Modelos didáticos
Molduras
Imagens
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS::FISIOLOGIA::FISIOLOGIA DE ORGAOS E SISTEMAS::FISIOLOGIA DA DIGESTAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFBIO)
Citação: CRUZ, Letícia Vidal. O sistema digestório em molduras: uma estratégia para a educação básica. 2019. 72 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18531
Data de defesa: 11-Jul-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Letícia Vidal Cruz - 2019 - Completa.pdf1,74 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.