Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18532
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino de Biologia celular através da realidade aumentada (RA) em uma escola pública do Estado do Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): The teaching of cell biology through augmented reality in a public school in the state of Rio de Janeiro
Autor: Souza, Alan Portella de 
Primeiro orientador: Meirelles, Rosane Moreira Silva de
Primeiro coorientador: Machado, Lúcio Paulo do Amaral Crivano
Primeiro membro da banca: Costa, Rafael Nogueira
Segundo membro da banca: Oliveira, Letícia Loss de
Resumo: O estudo das células é de extrema importância para o entendimento dos demais conteúdos em Biologia, constituindo um dos conceitos estruturantes desse eixo de aprendizado. Entretanto, a maioria dos estudantes que chega ao ensino médio apresenta dificuldades para reconhecê-las e associá-las aos fenômenos fisiológicos do organismo. A inserção de novas tecnologias no ambiente escolar, como o uso da realidade aumentada (RA), é um desafio mas pode contribuir para minimizar tais dificuldades e melhorar o processo de ensino aprendizagem. Esta dissertação de mestrado tem como objetivo a apresentação de uma proposta de material didático de apoio, com a utilização da tecnologia de realidade aumentada (RA), na tentativa de facilitar o processo de ensino-aprendizagem do tema Biologia Celular no ensino médio. Para isso foram levantados dados, junto a professores de Biologia que atuam em colégios estaduais localizados no município de Rio das Ostras (RJ) e cidades próximas, a respeito das dificuldades que esses profissionais encontram ao abordarem o tema célula em suas aulas. Buscou-se também diagnosticar se fazem uso de alguma ferramenta tecnológica em seu planejamento. As informações coletadas, através de questionários semi-estruturados, abertos e qualitativos, nortearam o desenvolvimento do produto final, constituído de elementos teóricos e um aplicativo desenvolvido para observação de imagens e vídeos em realidade aumentada (RA). O material produzido foi validado com os docentes em um segundo questionário e após analise dos dados concluímos que o mesmo pode contribuir para a diminuição da abstração inerente ao tema, somando-se aos demais recursos pedagógicos utilizados no ambiente educacional, atingindo seus objetivos quanto a uma possível ferramenta facilitadora para o ensino de Biologia Celular
Abstract: The study of cells is extremely important for the other contents in biology understanding, constituting one of the structuring concepts of this discipline. However, most high school students have difficulties in recognizing and associating them with the physiological phenomena of the organism. The insertion of new technologies in the school environment, such as the use of augmented reality (AR), is a challenge but can contribute to minimize such difficulties and improve the teaching-learning process. This dissertation aims to present a proposal of didactic support material, using augmented reality technology (AR), in an attempt to facilitate the teaching-learning process of the subject cellular biology in high school. For this, data were collected from questionnaires applied to biology teachers who work in state schools located in the city of Rio das Ostras (RJ) and nearby cities, about the difficulties that these professionals encounter when addressing the theme cell biology in their classes. We also sought to diagnose whether they use any technological tool in their planning. The information collected through semi-structured, open and qualitative questionnaires guided the development of the final product, consisting of theoretical elements and an app developed for observation of images and videos in augmented reality (AR). The material produced was validated with teachers in a second questionnaire and after analyzing the data we concluded that it can contribute to the reduction of the abstraction inherent to the theme, adding to the other pedagogical resources used in the educational environment, reaching its goals regarding a possible facilitating tool for the teaching of cell biology.
Palavras-chave: Educational technolog
Biology teaching
Augmented reality
Biologia celular - Estudo e ensino
Material didático
Biologia (Ensino médio)
Aprendizagem (Ensino médio)
Tecnologia educacional
Ensino de Biologia
Realidade aumentada
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFBIO)
Citação: SOUZA, Alan Portella de. O ensino de Biologia celular através da realidade aumentada (RA) em uma escola pública do Estado do Rio de Janeiro. 2019. 99 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18532
Data de defesa: 30-Ago-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Alan Portella de Souza - 2019 - Completa.pdf8,08 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.