Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18533
Tipo do documento: Dissertação
Título: Produção e utilização de peças audiovisuais sobre fermentação no ensino de Biologia
Título(s) alternativo(s): Production and use of audiovisual pieces about fermentation in Biology teaching
Autor: Varella, Cíntia Ribeiro Cravinho 
Primeiro orientador: Mello, Waldiney Cavalcante de
Primeiro membro da banca: Vasconcellos, Anderson Vilasboa de
Segundo membro da banca: Silva, Elidiomar Ribeiro da
Resumo: O estudo da fermentação aproxima o conhecimento escolar do cotidiano do aluno, tornando-se um tema favorável para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras que estimulem a participação do aluno de forma ativa no processo de ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva, o presente projeto teve por objetivo criar um cenário e estratégias para um ensino contextualizado sobre fermentação à luz da Biologia, tornando o aluno um agente participativo na construção de elementos audiovisuais que facilitem o processo de ensino-aprendizagem utilizando a técnica de stop motion. Para isso, foram considerados os conhecimentos prévios dos alunos, a experimentação, a problematização acerca do tema promovendo um ensino investigativo, a criação de um roteiro, além do estudo sobre a produção de vídeos com a técnica de stop motion. Os alunos produziram uma peça audiovisual que está disponível em um canal do YouTube chamado BioMotion, e pode ser utilizada por estudantes e professores como um recurso didático
Abstract: O estudo da fermentação aproxima o conhecimento escolar do cotidiano do aluno, tornando-se um tema favorável para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras que estimulem a participação do aluno de forma ativa no processo de ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva, o presente projeto teve por objetivo criar um cenário e estratégias para um ensino contextualizado sobre fermentação à luz da Biologia, tornando o aluno um agente participativo na construção de elementos audiovisuais que facilitem o processo de ensino-aprendizagem utilizando a técnica de stop motion. Para isso, foram considerados os conhecimentos prévios dos alunos, a experimentação, a problematização acerca do tema promovendo um ensino investigativo, a criação de um roteiro, além do estudo sobre a produção de vídeos com a técnica de stop motion. Os alunos produziram uma peça audiovisual que está disponível em um canal do YouTube chamado BioMotion, e pode ser utilizada por estudantes e professores como um recurso didático
Palavras-chave: Alcoholic fermentation
Lactic fermentation
Audiovisual
Stop motion
Fermentação
Biologia - Estudo e ensino
Práticas pedagógicas
Tecnologia educacional
Animação (Cinematografia) - Técnica
Fermentação alcoólica
Fermentação lática
Audiovisual
Stop motion
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFBIO)
Citação: VARELLA, Cíntia Ribeiro Cravinho. Produção e utilização de peças audiovisuais sobre fermentação no ensino de Biologia. 2019. 41 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18533
Data de defesa: 16-Jul-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Cíntia Ribeiro Cravinho Varella - 2019 - Completa.pdf1,32 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.