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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18533
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Produção e utilização de peças audiovisuais sobre fermentação no ensino de Biologia |
Título(s) alternativo(s): | Production and use of audiovisual pieces about fermentation in Biology teaching |
Autor: | Varella, Cíntia Ribeiro Cravinho ![]() |
Primeiro orientador: | Mello, Waldiney Cavalcante de |
Primeiro membro da banca: | Vasconcellos, Anderson Vilasboa de |
Segundo membro da banca: | Silva, Elidiomar Ribeiro da |
Resumo: | O estudo da fermentação aproxima o conhecimento escolar do cotidiano do aluno, tornando-se um tema favorável para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras que estimulem a participação do aluno de forma ativa no processo de ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva, o presente projeto teve por objetivo criar um cenário e estratégias para um ensino contextualizado sobre fermentação à luz da Biologia, tornando o aluno um agente participativo na construção de elementos audiovisuais que facilitem o processo de ensino-aprendizagem utilizando a técnica de stop motion. Para isso, foram considerados os conhecimentos prévios dos alunos, a experimentação, a problematização acerca do tema promovendo um ensino investigativo, a criação de um roteiro, além do estudo sobre a produção de vídeos com a técnica de stop motion. Os alunos produziram uma peça audiovisual que está disponível em um canal do YouTube chamado BioMotion, e pode ser utilizada por estudantes e professores como um recurso didático |
Abstract: | O estudo da fermentação aproxima o conhecimento escolar do cotidiano do aluno, tornando-se um tema favorável para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras que estimulem a participação do aluno de forma ativa no processo de ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva, o presente projeto teve por objetivo criar um cenário e estratégias para um ensino contextualizado sobre fermentação à luz da Biologia, tornando o aluno um agente participativo na construção de elementos audiovisuais que facilitem o processo de ensino-aprendizagem utilizando a técnica de stop motion. Para isso, foram considerados os conhecimentos prévios dos alunos, a experimentação, a problematização acerca do tema promovendo um ensino investigativo, a criação de um roteiro, além do estudo sobre a produção de vídeos com a técnica de stop motion. Os alunos produziram uma peça audiovisual que está disponível em um canal do YouTube chamado BioMotion, e pode ser utilizada por estudantes e professores como um recurso didático |
Palavras-chave: | Fermentação Biologia - Estudo e ensino Práticas pedagógicas Tecnologia educacional Animação (Cinematografia) - Técnica Fermentação alcoólica Fermentação lática Audiovisual Stop motion Alcoholic fermentation Lactic fermentation Audiovisual Stop motion |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro Biomédico::Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFBIO) |
Citação: | VARELLA, Cíntia Ribeiro Cravinho. Produção e utilização de peças audiovisuais sobre fermentação no ensino de Biologia. 2019. 41 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019 |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18533 |
Data de defesa: | 16-Jul-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO) |
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Dissertação - Cíntia Ribeiro Cravinho Varella - 2019 - Completa.pdf | 1,32 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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