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Tipo do documento: Dissertação
Título: Piscinas de Ondas: midiatização, mercantilização e discursos de prazer e liberdade do surfe na publicidade dos condomínios
Título(s) alternativo(s): Wave Pools: Mediatization, commodification and discourses of pleasure and freedom of surfing in condominium advertising
Autor: Tavares, André Luiz de Oliveira 
Primeiro orientador: Helal, Ronaldo George
Primeiro coorientador: Costa , Leda Maria da
Primeiro membro da banca: Hollanda, Bernardo Borges Buarque de
Resumo: O objetivo desta dissertação é analisar o impacto do surgimento das novas piscinas de ondas de alta performance nos discursos midiáticos sobre o surfe a partir da relação entre os usos dos espaços urbanos e o esporte-espetáculo. No Brasil, esses equipamentos estão surgindo dentro de empreendimentos de luxo como mais uma opção do lazer de enclave e mais um argumento de vendas dentro da publicidade dos condomínios. A metodologia utilizada foi o estudo de caso do campeonato Rip Curl Grom Search apresentado por Praia da Grama, que foi realizado no condomínio Praia da Grama, em Itupeva, no interior de São Paulo, onde foi inaugurada a primeira piscina de ondas de alta performance do país. A análise do objeto permitiu observar que as piscinas de ondas estão transformando a cartografia do surfe no país com o aparecimento de novas territorialidades, mais estáveis e controladas, que podem modificar as sociabilidades do esporte, principalmente dentro d’água. Esses equipamentos e os novos discursos publicitários criados para vendê-los iniciaram uma nova fase de mercantilização do esporte que está alterando as bases do que hoje se entende como cultura do surfe.
Abstract: The objective of this dissertation is to analyze the impact of the emergence of new high-performance wave pools in the media discourses about surfing from the relationship between the uses of urban spaces and the sport-spectacle. In Brazil, this equipment is emerging within luxury developments as another option for enclave leisure and another sales argument within the advertising of condominiums. The methodology used was the case study of the Rip Curl Grom Search championship presented by Praia da Grama, which was carried out in the Praia da Grama condominium, in Itupeva, interior of São Paulo, where the country’s first high performance wave pool was opened. The analysis of the object allowed us to observe that wave pools are transforming the cartography of surfing in the country with the emergence of new territorialities, more stable and controlled, which can modify the sociability of the sport, especially in water. These equipments and the new advertising discourses created to sell them started a new phase of commercialization of the sport that is changing the foundations of what is now understood as surfing culture.
Palavras-chave: Surf
Mediatization
Territorialities
Wave pools
Condominiums
Surfe
Territorialidades
Mídia
Midiatização
Piscinas de ondas
Condomínios
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: TAVARES, André Luiz de Oliveira. Piscinas de Ondas: midiatização, mercantilização e discursos de prazer e liberdade do surfe na publicidade dos condomínios. 2022. 109 de f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Faculdade de Comunicação Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18534
Data de defesa: 24-Jun-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação

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