Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18541
Tipo do documento: Dissertação
Título: Letramento estatístico na Licenciatura em Matemática: saberes emergidos a partir de uma oficina pedagógica
Título(s) alternativo(s): Statistical literacy in the Mathematics degree: knowledge emerged from a pedagogical workshop
Autor: Pereira, Érika da Silva 
Primeiro orientador: Barbosa, Gabriela dos Santos
Primeiro membro da banca: Santos, Sônia Beatriz dos
Segundo membro da banca: Rodrigues, Chang Kuo
Resumo: O presente estudo teve como objetivo refletir de que maneira o curso de licenciatura em Matemáticapode auxiliar no desenvolvimento do letramento estatístico do futuro professor. Esta pesquisase deu diante da necessidade do uso sociocientífico da estatística frente às dificuldades referentes aoletramento estatísticodos brasileiros, isto é, o despreparo ao interpretar dados em situações cotidianas. Ademais, soma-se a isso, o despreparo docente e a escassez das discussões envolvendo o ensino e letramento estatístico na formação inicial. Diante disso, este trabalhopossui o objetivo defomentar e analisar os saberes emergidos dos licenciandos em Matemática durante a oficina pedagógicasobre letramento estatístico,sob uma perspectiva ideológica,que considere raça e a formação cidadã. Para atender às demandas deste trabalho, elegemos como quadro teórico as ideias de bell hooks,IddoGal, Ubiratan D’Ambrosio eMaurice Tardif. Ametodologia a ser desenvolvida, de caráter qualitativo,foitipificada como pesquisa-ação, que culminou na elaboração e realização de uma oficina pedagógica com seis licenciandos ingressantes do curso de Matemática da UERJ/FEBF. As etapas da oficinaconsistiramna aplicação deumquestionário para mapeamento deperfil e trajetória, bem como na relação do estudante com a estatística; dois encontros síncronos com propostas de interpretação de mensagens estatísticasque propiciassemtroca,aprendizagem mútua, discussões e construções acerca do letramento estatístico; aplicação deum segundoquestionário para avaliação da oficina. As evidências encontradas revelaram que os participantes da oficina demonstraram a construção de um olhar mais apurado aos dados estatísticos. Além disso, notou-se que os discentes passaram a incluir em seu discurso a importância da criticidade no ensino de Matemáticae a descrença na neutralidade da disciplina, como tambéma compreensão sobre a importância da inclusão de questões raciais e sociais no ensino. Por fim, concluiu-se que a vivência de uma oficina que estava relacionando questões sociais e o ensino de Estatística promoveu a mudançadeideias. Assim, espera-se queesta investigação seja capaz decontribuir para fomentar reflexõessobre o letramento estatístico, sob uma perspectiva ideológica, na licenciatura em Matemática.
Abstract: The present study aimed to reflect on how the Mathematics degree course can help in the development of the future teacher's statistical literacy. This study took place in view of the need for the socio-scientific use of statistics in view of the difficulties related to the statistical literacy of Brazilians, that is, the lack of preparation when interpreting data in everyday situations. In addition, there is thelack of teacher preparation and the scarcity of discussions involving teaching and statistical literacy in initial training. Therefore, this research has the objective of promoting and analyzing the knowledge that emerged from Mathematics undergraduates during the pedagogical workshop on statistical literacy from an ideological perspective that considers race and citizen formation. To meet the demands of this work, we chose as a theoretical framework the ideas of bell hooks, Iddo Gal, UbiratanD’Ambrosio and Maurice Tardif. The methodology to be developed, of qualitative character, was typified as action research, which culminated in the elaboration and realization of a pedagogical workshop with six undergraduate students entering the Mathematics course at UERJ/FEBF. The workshop stages consisted of the application of a questionnaire to map the profile and trajectory, as well as the student's relationship with statistics; two synchronous meetings with proposals for the interpretation of statistical messages that provided exchange, mutual learning, discussions and constructions about statistical literacy; application of a second questionnaire to evaluate the workshop. The evidence found revealed that the workshop participants demonstrate the construction of a more accurate look at the statistical data. In addition, it was noted that the students began to include in their discourse the importance of criticality in the teaching of Mathematics and the disbelief in the neutrality of the discipline, as well as the understanding of the importance of including racial and social issues in teaching. Finally, it was concluded that the experience of a workshop that was relating social issues and the teaching of Statistics promoted the change of ideas. Thus, it is expected that this investigation will be able to contribute to fostering reflections on statistical literacy, from an ideological perspective, in the Mathematics degree.
Palavras-chave: Citizen training
Statistical Literacy
Ideological literacy
Degree in Mathematics
Formação cidadã
Lei 10.639
Letramento Estatístico
Letramento ideológico
Licenciatura em Matemática
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: PEREIRA, Érika da Silva. Letramento estatístico na Licenciatura em Matemática: saberes emergidos a partir de uma oficina pedagógica. 2022. 158f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18541
Data de defesa: 22-Ago-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Erika da Silva Pereira - 2022 - Completa.pdf3,14 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.