Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18544
Tipo do documento: Tese
Título: A engenhosidade didática em aulas de português para estrangeiros: o que revelam as experiências do Núcleo de Pesquisa e Ensino de Português Língua Estrangeira/Segunda Língua (NUPPLES)
Título(s) alternativo(s): Didactic ingenuity in Portuguese classes: what the experiences of the Núcleo de Pesquisa e Ensino de Português Língua Estrangeira/Segunda Língua (NUPPLES) reveal
La ingeniosidad didáctica en clases de portugués para extranjeros: lo que revelan las experiencias del Núcleo de Pesquisa e Ensino de Português Língua Estrangeira/Segunda Língua (NUPPLES)
Autor: Santos, Leandro Alves dos 
Primeiro orientador: Ribeiro, Alexandre do Amaral
Primeiro membro da banca: Barbosa, Flávio de Aguiar
Segundo membro da banca: Santos, Sônia Regina Mendes dos
Terceiro membro da banca: Luna, José Marcelo Freitas de
Quarto membro da banca: Castro, Angela Cristina Rodrigues de
Resumo: As pesquisas sobre o Ensino de Português Língua Estrangeira (EPLE) vêm contribuindo significativamente para o reconhecimento das suas singularidades e progressiva especialização da área frente ao Ensino de Português Língua Materna (EPLM). A Engenharia Didática, como campo particular da Didática de Línguas, aplicada ao EPLE, objeto de estudo desta pesquisa, pode ajudar a revelar elementos no campo da didática que caracterizam a área frente ao EPLM. Esta pesquisa, utilizando-se do estudo de caso como metodologia, analisa criticamente de que modo o planejamento de aula, como experiência de formação no NUPPLES, contribui para pensar a "engenhosidade didática" como competência necessária ao professor de português para estrangeiros. Tomam-se como universo da pesquisa: os planos-roteiro de aula e relatos de ex-bolsistas do Núcleo de Pesquisa e Ensino de Português Língua Estrangeira/Segunda Língua (NUPPLES) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Os dados serão analisados à luz de contribuições teóricas do escopo da Didática de Línguas, da Engenharia Didática, das metodologias e abordagens de ensino de línguas estrangeiras e do EPLE. A análise dos dados demonstra que a organização didática é um dos diferenciais das aulas de português para estrangeiros. Além disso, indica que a experiência de elaborar planos-roteiros de aula no NUPPLES contribui para pensar a "engenhosidade didática" como uma das competências necessárias ao professor de português para estrangeiros.
Abstract: Research on the teaching of Portuguese as a foreign language has significantly contributed to the recognition of its uniqueness and progressive specialization in the area compared to the teaching of Portuguese as a mother language.This research presents the case study as a methodology. It aims to: critically analyze how class planning, as a training experience at NUPPLES, contributes to thinking about "didactic ingenuity" as a necessary competence for the teacher of Portuguese for foreigners. The universe of the research is considered: the plan-scripts of classes and the reports of ex-scholarship holders of the Núcleo de Pesquisa e Ensino de Português Língua Estrangeira/Segunda Língua (NUPPLES) from Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). The data will be analyzed from the theoretical contributions of the scope of Language Didactics, Didactics Engineering, methodologies and approaches to teaching foreign languages and the teaching of Portuguese as a foreign language. Data analysis demonstrates that didactic organization is one of the differentials of Portuguese classes for foreigners. Furthermore, it indicates that the experience of preparing lesson plan-scripts at NUPPLES contributes to thinking about "didactic ingenuity" as one of the necessary skills for the teacher of Portuguese for foreigners.
La investigación sobre la Enseñanza del Portugués como Lengua Extranjera ha contribuido significativamente al reconocimiento de sus singularidades y la progresiva especialización en el área en relación a la Enseñanza del Portugués como Lengua Materna. La Ingeniería Didáctica y la Didáctica de Lenguas, aplicadas a la enseñanza del portugués como lengua extranjera, pueden ayudar a revelar elementos del área didáctica que la caracterizan. Esta investigación presenta el estudio de caso como una metodología. Su objetivo es: analizar críticamente cómo la planificación de clases, como experiencia formativa en NUPPLES, contribuye a pensar en la "ingeniosidad didáctica" como una competencia necesaria para el profesor de portugués para extranjeros. Se considera el universo de la investigación: el plan de lecciones y los informes de los ex becarios del Núcleo de Pesquisa e Ensino de Português Língua Estrangeira/Segunda Língua (NUPPLES) de la Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Los datos serán analizados a partir de las aportaciones teóricas del ámbito de Didáctica de la Lengua, Ingeniería Didáctica, metodologías y enfoques para la enseñanza de lenguas extranjeras y Enseñanza del Portugués como Lengua Extranjera. El análisis de datos demuestra que la organización didáctica es uno de los diferenciales de las clases de portugués para extranjeros. Además, indica que la experiencia de preparar planes de clases en NUPPLES contribuye a pensar en la "ingeniosidad didáctica" como una de las competencias necesarias para el profesor de portugués para extranjeros.
Palavras-chave: Ensino de Português Língua Estrangeira
Engenharia didática
Engenhosidade didática
Formação de professores
Língua portuguesa – Estudo e ensino
Língua portuguesa – Estudo e ensino – Falantes estrangeiros
Língua portuguesa – Estudo e ensino – Metodologia
Professores - Formação
Didática
Teaching Portuguese as a Foreign Language
Didactic engineering
Didactic ingenuity
Teacher training
Enseñanza del Portugués como Lengua Extranjera
Ingeniería didáctica
Ingeniosidad didáctica
Formación de profesores
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: SANTOS, Leandro Alves dos. A engenhosidade didática em aulas de português para estrangeiros: o que revelam as experiências do Núcleo de Pesquisa e Ensino de Português Língua Estrangeira/Segunda Língua (NUPPLES). 2021. 184 f. Tese (Doutorado em Letras) - Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18544
Data de defesa: 8-Dez-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Leandro Alves dos Santos - 2021 - Completa.pdf1,37 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.