Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18548
Tipo do documento: Tese
Título: O que vale entre as quatro margens da página? Um ensaio sobre o fenômeno do romance erótico brasileiro contemporâneo de autoria feminina
Título(s) alternativo(s): What is allowed between the four margins of the page? An essay on the phenomenon of the contemporary Brazilian erotic novel by female authorship
¿Qué vale entre las cuatro márgenes de la página? Un ensayo sobre el fenómeno de la novela romance erótica brasileña contemporánea de autoría femenina
Autor: Figueiredo, Luciana Bastos 
Primeiro orientador: Carneiro, Flávio Martins
Primeiro membro da banca: Magri, Ieda Maria
Segundo membro da banca: Dealtry, Giovanna Ferreira
Terceiro membro da banca: Figueiredo, Eurídice
Quarto membro da banca: Chiarelli, Stefania Rota
Resumo: O que vale entre as quatro margens da página? é uma tese que visa apresentar e refletir sobre o romance erótico contemporâneo brasileiro de autoria feminina sob a perspectiva do conceito de vida literária e de teorias feministas. Organizado em três partes, o texto levanta questões sobre literatura contemporânea brasileira, ficção comercial, o lugar das mulheres escritoras no mercado editorial e o papel das leitoras na oxigenação desse mercado. A primeira parte passa por pontos históricos e mostra como as autoras de romances hot dominaram os novos meios de produção do século XXI, como as plataformas de autopublicação na internet, para ocupar um espaço de relevância e obter sucesso editorial em um mercado abalado por crises financeiras recentes. A segunda trata de ficção comercial e da relação das leitoras com as escritoras de seu gênero literário preferido, focando nas autoras Nana Pauvolih, Sue Hecker e Mila Wander. Na terceira parte é feita uma análise de três romances eróticos contemporâneos: Pecadora (2017), O lado bom de ser traída (2016) e O safado do 105 (2015), um de cada uma das autoras citadas, respectivamente. A intenção é estudar como todos os fatores anteriormente dispostos interferem e influenciam no fazer literário dessas escritoras contemporâneas e na sua literatura.
Abstract: What is allowed between the four margins of the page? is a dissertation that aims to present and reflect on the contemporary Brazilian erotic novel by female authors from the perspective of the concept of literary life and feminist theories. Organized in three parts, the text raises questions about contemporary Brazilian literature, commercial fiction, the place of female writers in the publishing market and the role of female readers in oxygenating this market. The first part goes through historical points and shows how the authors of hot novels dominated the new means of production of the 21st century, such as self-publishing platforms on the internet, in order to occupy a relevant space and achieve editorial success in a market shaken by recent financial crises. The second part is about commercial fiction and the relationship of readers with writers in readers’ favorite literary genre, focusing on authors Nana Pauvolih, Sue Hecker and Mila Wander. The third part analyzes three contemporary erotic novels: Pecadora (2017), O lado bom de ser traída (2016), and O safado do 105 (2015), one from each of the mentioned authors, respectively. The purpose is to study how all the factors discussed above interfere and influence the literary work of these contemporary writers and their literature.
¿Qué vale entre las cuarto márgenes de la página? es una tesis que tiene como objetivo presentar y reflexionar sobre la novela erótica contemporánea brasileña de autoría femenina con la perspectiva del concepto de la vida literaria y de teorías feministas. Ha sido organizado en tres partes, el texto fomenta cuestiones sobre literatura contemporánea brasileña, ficción comercial, el lugar de las mujeres escritoras en el mercado editorial y el papel de las lectoras en la oxigenación de ese mercado. La primera parte pasa por puntos históricos y señala cómo las autoras de las novelas hot dominaron los nuevos medios de producción del siglo XXI, como las plataformas de auto publicación en internet, para ocupar un espacio de relevancia y obtener éxito editorial en un actual mercado en crisis en el ámbito financiero. La segunda parte habla de ficción comercial y de la relación de las lectoras como las escritoras de su género literario preferido, con enfoque en las autoras Nana Pauvolih, Sue Hecker y Mila Wander. Y en la tercera parte se hizo un análisis de las tres novelas eróticas contemporáneas: Pecadora (2017), O lado bom de ser traída (2016) e O safado do 105 (2015), respectivamente una de cada escritora mencionada. La intención es estudiar como los hechos anteriormente expuestos interfieren e influencian en lo hacer literario de estas escritoras contemporáneas en su literatura.
Palavras-chave: Contemporaneidad
Eroticism
Female writers
Marketplace
Feminisms
Brazil
Erotismo
Escritoras
Mercado
Feminismos
Brasil
Contemporaneidade
Literatura brasileira – Séc. XXI
Erotismo na literatura
Escritoras brasileiras
Feminismo e literatura
Contemporaneity
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: FIGUEIREDO, Luciana Bastos. O que vale entre as quatro margens da página? Um ensaio sobre o fenômeno do romance erótico brasileiro contemporâneo de autoria feminina. 2021. 179 f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18548
Data de defesa: 29-Jul-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Luciana Bastos Figueiredo - 2021 - Completa.pdf2,01 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.