Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18555
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Educação e resistência: pedagogias e práticas antirracistas do pré-vestibular social “Estudando para Vencer” |
Título(s) alternativo(s): | Education and resistance: pedagogies and anti racist practices of the social pre-university entrance exam “Studying to win” |
Autor: | Pereira, Caio Calixto Teixeira ![]() |
Primeiro orientador: | Bezerra, Nielson Rosa |
Primeiro membro da banca: | Alves, Luciana Pires |
Segundo membro da banca: | Conceição, Deise Guilhermina da |
Resumo: | O trabalho e pesquisa sobre as relações étnico-raciais e educação, está ancorado na prática pedagógica do Pré-Vestibular “Estudanto Para Vencer”, alocado na comunidade da Vila Cruzeiro. Temos como objetivos Investigar as práticas pedagógicas e de resistências antirracistas que estão incluídas dentro da lógica do Pré-Vestibular social, sua contribuição para o acesso dos jovens da Vila Cruzeiro às universidades, e a relação entre o racismo e educação existentes neste processo. E diante dos objetivos descritos acima, as metodologias utilizadas para alcançarmos os caminhos propostos estarão a pesquisa documental, a partir da seleção e posterior análise de determinadas legislações e a pesquisa de campo. Como abordagem teórica, debatemos os conceitos relacionados a educação e racismo a partir dos seguintes autores, Gomes (2017), Bourdieu (1998), Munanga (2004), Almeida (2018) e Santos (2006 e 2011). |
Abstract: | The work and research on ethnic-racial relations and education is anchored in the pedagogical practice of the Pre-Vestibular “Estudando Para Vencer”, located in the community of Vila Cruzeiro. We aim to investigate the pedagogical practices and anti-racist resistance that are included within the logic of the Pre-Vestibular Social, its contribution to the access of young people from Vila Cruzeiro to universities, and the relationship between racism and education existing in this process. And in view of the objectives described above, the methodologies used to achieve the proposed paths will be documental research, from the selection and subsequent analysis of certain laws and field research. As a theoretical approach, we discussed the concepts related to education and racism from the following authors, Gomes (2017), Bourdieu (1998), Munanga (2004), Almeida (2018) and Santos (2006 and 2011). |
Palavras-chave: | Racismo Pré-Vestibular Antirracismo Necropolítica Rio de Janeiro Racism Pre entrance exam Anti-racism Necropolitics |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação |
Citação: | PEREIRA, Caio Calixto Teixeira. Educação e resistência: pedagogias e práticas antirracistas do pré-vestibular social “Estudando para Vencer”. 2022. 104f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18555 |
Data de defesa: | 2-Set-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Caio Calixto Teixeira Pereira - 2022 - Completa.pdf | 3,29 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.