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Tipo do documento: Dissertação
Título: O espaço das emoções e das trocas comerciais: a criação da marca Maracanã
Título(s) alternativo(s): The space of emotions and trade exchanges: The creation of the maracanã brand`s
Autor: Silva, Matheus Paulo Melgaço da 
Primeiro orientador: Helal, Ronaldo George
Primeiro membro da banca: Freitas, . Ricardo Ferreira
Segundo membro da banca: Brinati, Francisco Ângelo
Resumo: O foco central desta dissertação é investigar a utilização do Maracanã como plataforma de marketing e comunicação de empresas privadas a fim de fortalecerem os vínculos com consumidores e potencializar suas vendas. A hipótese da pesquisa é que a iniciativa privada utiliza os aspectos simbólicos da dimensão do sagrado que o estádio possui para potencializar uma narrativa mercadológica que o transforma em plataforma de entretenimento e marketing para que marcas fortaleçam ou criem laços com seus consumidores-torcedores. Além de canal para que empresas atinjam seus objetivos, o Maracanã se torna também gerador de receitas ao comercializar produtos licenciados na loja do Maracanã como bonés, camisas e canecas a partir de memórias afetivas. Para melhor compreender estes processos, busco analisar os materiais publicitários utilizados em canais online, como a página oficial do estádio no Instagram, e também em canais offline, como a loja oficial e ativações de marcas no seu interior.
Abstract: The central focus of this dissertation is to investigate the use of Maracanã as a marketing and communication platform for private companies in order to strengthen ties with consumers and boost their sales. The research hypothesis is that the private sector uses the symbolic aspects of the sacred dimension that the stadium has to enhance a marketing narrative that transforms it into an entertainment and marketing platform for brands to strengthen or create ties with their consumer-fans. In addition to being a channel for companies to achieve their goals, Maracanã also becomes a revenue generator by selling licensed products at the Maracanã store, such as caps, shirts and mugs based on affective memories. To better understand these processes, I seek to analyze the advertising materials used in online channels, such as the stadium's official page on Instagram, and also in offline channels, such as the official store and brand activations inside.
Palavras-chave: Brand
Advertising
Imaginary
Fan
Publicidade
Imaginário
Torcedor
Maracanã
Marca
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: SILVA, Matheus Paulo Melgaço da. O espaço das emoções e das trocas comerciais: a criação da marca Maracanã. 2022. 73 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Faculdade de Comunicação Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18560
Data de defesa: 29-Jun-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação

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