Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18563
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Protagonismo comunitário e educação quilombola na Escola de Sobara (Araruama/RJ) |
Título(s) alternativo(s): | Community protagonism and quilombola education at Sobara School (Araruama/RJ) |
Autor: | Coelho, Juliana Vieira Borges |
Primeiro orientador: | Silva, Alexandra Lima da |
Primeiro membro da banca: | Monti, Ednardo Monteiro Gonzaga do |
Segundo membro da banca: | Leonardi, Paula |
Terceiro membro da banca: | Pereira, Aline Pinto |
Resumo: | A temática escolhida para o desenvolvimento desta dissertação foi a escolarização de sujeitos quilombolas residentes na Comunidade Quilombola de Sobara, localizada no 3º distrito do município de Araruama (São Vicente de Paulo). Nesse sentido aborda-se a educação das pessoas negras ex-escravizadas, e a de seus descendentes que permaneceram habitando territórios que pertenciam às antigas fazendas, onde seus antepassados sofreram a imposição da escravidão e, a despeito desta condição social subalternizada, constituíram seus modos de vida e proliferaram suas descendências. Discute-se a qualidade da educação encontrada na escola municipal localizada no quilombo, demonstrando a distância entre as prescrições legais e a realidade do relacionamento entre os modos de vida, memória e identidade quilombolas e o currículo praticado na escola. |
Abstract: | The theme chosen for the development of this dissertation was the schooling of quilombola subjects residing in the Quilombola Community of Sobara, located in the 3rd district of the municipality of Araruama (São Vicente de Paulo). In this sense, the education of ex-enslaved black people is approached, and that of their descendants who remained inhabiting territories that belonged to the old farms, where their ancestors suffered the imposition of slavery and, despite this subordinate social condition, constituted their ways of life and their offspring proliferated. The quality of education found in the municipal school located in the quilombo is discussed, demonstrating the distance between legal requirements and the reality of the relationship between the quilombola ways of life, memory and identity and the curriculum practiced at the school. |
Palavras-chave: | Quilombola School Education Sobara Quilombola Community School curriculum Educação Educação escolar Quilombola Currículo Sobara Comunidade Quilombola Araruama (RJ) |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | COELHO, Juliana Vieira Borges. Protagonismo comunitário e educação quilombola na Escola de Sobara (Araruama/RJ). 2022. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18563 |
Data de defesa: | 21-Jul-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Juliana Vieira Borges Coelho - 2022 - Completa.pdf | 2,36 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons