Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18563
Tipo do documento: Dissertação
Título: Protagonismo comunitário e educação quilombola na Escola de Sobara (Araruama/RJ)
Título(s) alternativo(s): Community protagonism and quilombola education at Sobara School (Araruama/RJ)
Autor: Coelho, Juliana Vieira Borges 
Primeiro orientador: Silva, Alexandra Lima da
Primeiro membro da banca: Monti, Ednardo Monteiro Gonzaga do
Segundo membro da banca: Leonardi, Paula
Terceiro membro da banca: Pereira, Aline Pinto
Resumo: A temática escolhida para o desenvolvimento desta dissertação foi a escolarização de sujeitos quilombolas residentes na Comunidade Quilombola de Sobara, localizada no 3º distrito do município de Araruama (São Vicente de Paulo). Nesse sentido aborda-se a educação das pessoas negras ex-escravizadas, e a de seus descendentes que permaneceram habitando territórios que pertenciam às antigas fazendas, onde seus antepassados sofreram a imposição da escravidão e, a despeito desta condição social subalternizada, constituíram seus modos de vida e proliferaram suas descendências. Discute-se a qualidade da educação encontrada na escola municipal localizada no quilombo, demonstrando a distância entre as prescrições legais e a realidade do relacionamento entre os modos de vida, memória e identidade quilombolas e o currículo praticado na escola.
Abstract: The theme chosen for the development of this dissertation was the schooling of quilombola subjects residing in the Quilombola Community of Sobara, located in the 3rd district of the municipality of Araruama (São Vicente de Paulo). In this sense, the education of ex-enslaved black people is approached, and that of their descendants who remained inhabiting territories that belonged to the old farms, where their ancestors suffered the imposition of slavery and, despite this subordinate social condition, constituted their ways of life and their offspring proliferated. The quality of education found in the municipal school located in the quilombo is discussed, demonstrating the distance between legal requirements and the reality of the relationship between the quilombola ways of life, memory and identity and the curriculum practiced at the school.
Palavras-chave: Educação
Educação escolar Quilombola
Currículo
Sobara
Comunidade Quilombola
Quilombola School Education
Sobara
Quilombola Community
School curriculum
Araruama (RJ)
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: COELHO, Juliana Vieira Borges. Protagonismo comunitário e educação quilombola na Escola de Sobara (Araruama/RJ). 2022. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18563
Data de defesa: 21-Jul-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Juliana Vieira Borges Coelho - 2022 - Completa.pdf2,36 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons