Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18618
Tipo do documento: Dissertação
Título: Geografia e Educação Ambiental: o papel da educação geográfica na formação do voluntariado ambiental na zona oeste do Rio de Janeiro/ RJ
Título(s) alternativo(s): Geography and Environmental Education: the role of geographic education in the formation of environmental volunteering in the west of Rio de Janeiro/RJ
Autor: Gonçalves, Aline Barbosa da Silva 
Primeiro orientador: Costa, Nadja Maria Cartilho da
Primeiro membro da banca: Duarte, Ronaldo Goulart
Segundo membro da banca: Anjos, Maylta Brandão dos
Resumo: Este trabalho surgiu com a preocupação dos problemas ambientais que atualmente o mundo tem presenciado, principalmente, os decorrentes do distanciamento do meio ambiente mais imediato ao cotidiano das populações urbanas e periféricas que, ao longo da história de construção do espaço geográfico, foi sendo marginalizada do poder de decisão sobre seu lugar neste espaço. Na Cidade do Rio de Janeiro a população de bairros como da área de planejamento 5 (AP-5), recorte desta pesquisa, foram expostas a várias mudanças de modelo de formação socioespacial que na maioria das vezes não favoreceu os interesses da população local e que os fez herdar os passivos sociais, econômicos e ambientais das decisões tomadas a sua revelia. Ao examinar os modos de ensinar sobre educação ambiental na sociedade brasileira atual, nos deparamos com o papel fundamental da Geografia, principalmente da vertente socioambiental, e de seu ensino, presente na educação formal de todos os brasileiros que foram expostos a educação básica, para a apropriação da criticidade nas relações sociedade e natureza. O Estudo faz uma reflexão sobre esta educação geográfica oferecida a população da AP-5, apontando que a área, tem influência tanto dos saberes e das vivencias locais como da educação recebida, formalizada e formatada pelos currículos educacionais nacionais. Além de possuir um capital ainda considerável de recursos ecossistêmicos, importante ferramenta na conservação, preservação e na sustentabilidade da cidade do Rio de Janeiro, tem considerável parcela do contingente populacional da cidade, o que faz com que a forma que percebem a educação recebida e as práticas ambientais ali realizadas pelos voluntários ambientais sejam importantes para as tomadas de decisão de todo o município. Desenvolvida para melhor análise e conhecimento do ensino de Geografia e sua relação com a educação ambiental e ações comunitárias voltadas para o meio ambiente realizadas na AP-5, esta pesquisa traz à tona o debate envolvendo a questão socioambiental diante das políticas públicas educacionais, os saberes locais e o embate entre discursos e ações. Portanto, acredita-se que a educação geográfica é uma estratégia relevante de mudança, e que pode proporcionar sadia qualidade de vida para a sociedade, um objetivo esperançoso da mudança de racionalidade ambiental.
Abstract: This work started with the concern of environmental problems that the world has witnessed currently. Mainly, due to the ones occurring from the detachment of the immediate environment to the daily life of the urban and peripheral populations that, throughout the history of the geographic space construction, have been kept out of society ’s decision power about its place in this space. In the City of Rio de Janeiro the population of neighborhoods, such as Planning Area 5 (AP-5), clipping of this research, had been exposed to several changes of the social-spatial formation model which most of the time did not favor the interests of the local population and it made them inherit the social, economic and environmental liabilities of the decisions taken by default. Examining the methods of teaching environmental education in the current Brazilian society, we come across the fundamental role of Geography, mainly in the socio-environmental strand, and its teaching, present in the formal education of all Brazilians who had been exposed to the basic education, for the appropriation of the criticality in the society and nature relations. The study reflects on the geography education offered to the population of the AP-5, pointing out that the area has influence both in the knowledge and local experiences and the received formalized and formatted education by national educational curriculum. Besides possessing a still considerable capital of ecosystemic resources, which is an important tool in the conservation, preservation, and sustainability of the city of Rio de Janeiro, having considerable portion of the population contingent of the city, which makes the way they perceive the received education and the environmental practices performed by the environmental volunteers be important for making a decision for the entire city. Developed for better analysis and knowledge of the teaching of Geography and its relationship with the environmental education and community actions directed towards the environment carried through in the AP-5. This research brings up the discussion involving the socio-environmental educational issue of the educational public politics. The local knowledge and the clash between speech and actions. Therefore, it is believed that the geography education is a relevant strategy of change, and it can provide healthy life quality for the society, a hopeful objective change of environment rationality.
Palavras-chave: Geographic education
Ambient Education
Ambient Voluntary
Educação Geográfica
Educação Ambiental
Voluntariado Ambiental
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOGRAFIA FISICA::GEOECOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Geografia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Citação: GONÇALVES, Aline Barbosa da Silva. Geografia e Educação Ambiental: o papel da educação geográfica na formação do voluntariado ambiental na zona oeste do Rio de Janeiro/ RJ. 2022. 144 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geografia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18618
Data de defesa: 7-Abr-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Aline Barbosa da Silva Gonçalves - 2022 - Completa.pdf5,55 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.