Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18621
Tipo do documento: Dissertação
Título: Galeria dos brasileiros ilustres: escrita biográfica e imaginário nacional na consolidação do Império do Brasil
Título(s) alternativo(s): Gallery of Illustrious Brazilians: biographical writing and nacional imaginary in the consolidation of Empire of Brazil
Autor: Martins Junior, Leandro Augusto 
Primeiro orientador: Gonçalves, Márcia de Almeida
Primeiro membro da banca: Guimarães, Lucia Maria Paschoal
Segundo membro da banca: Barreto, Adriana
Resumo: Em um momento duplamente caracterizado pelo uso da História como via de legitimação dos Estados Nacionais e pelo reconhecimento da mesma como um saber disciplinar, o século XIX assiste igualmente a ampliação do debate acerca da relação entre os gêneros histórico e biográfico. Entre aceitações e repúdios, tal proximidade foi ainda caracterizada por se inscrever, em terras brasileiras, na construção de um projeto de nação baseado no princípio monárquico de governo, e em valores e práticas de um certo imaginário nacional garantidor, entre outros aspectos, do caráter unitarista e centralizador do regime então instaurado. Em tais temporalidades, o francês Sebastião Augusto Sisson produz sua Galeria dos Brasileiros Ilustres (1859-1861), obra por nós entendida como manifestação do uso da biografia na qualidade de discurso fundador e difusor da memória e da identidade da nação brasileira. Pretende-se, então, investigar e caracterizar o lugar de tais textos biográficos nessas estratégias discursivas, promovendo, em especial, uma discussão acerca do uso e significação dos conceitos de herói, ordem e civilização, entre os esforços investidos da tarefa de elaborar os retratos de papel e letras daqueles personagens cujas vidas individuais vieram a ser tomadas como referenciais para a escrita de uma história da nação, em tempos de vigência do princípio monárquico de governo.
Abstract: In this article, we will analyze the workmanship of Sebastião Augusto Sisson named “Gallery of the Illustrious Brazilians” (1859-1861). This is understood for us as a manifestation of the use of the biography in the quality of founding and diffusing speech of the memory and the identity of the Brazilian nation. It is intended to investigate and to characterize the place of such biographical texts in these speech strategies, arguing the uses and meanings of the hero, order and civilization as concepts invested in the task to elaborate pictures of paper and letters of characters whose individual lifes had been taken as examples for the writing of the Brazilian nation story.
Palavras-chave: Escrita Biográfica
Imaginário Nacional
Império do Brasil
Litografia
Memória Histórica
Biographical Writing
Nacional Imaginary
Empire of Brazil
Lithograph
Historical Memory
History Theory
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::TEORIA E FILOSOFIA DA HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citação: MARTINS JUNIOR, Leandro Augusto. Galeria dos brasileiros ilustres: escrita biográfica e imaginário nacional na consolidação do Império do Brasil. 2010. 93 f. Dissertação (Mestrado em História) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18621
Data de defesa: 18-Out-2010
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Leandro Augusto Martins Junior - 2010 - Completa.pdf2,37 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.