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Tipo do documento: Tese
Título: Relacionamentos afetivo-sexuais na adolescência precoce e vulnerabilidades associadas em estudantes do município do Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): Affective-sexual relationships in early adolescence and associated vulnerabilities in students from the city of Rio de Janeiro
Autor: Costa, Simoni Furtado da 
Primeiro orientador: Taquette, Stella Regina
Primeiro coorientador: Moraes, Claudia Leite de
Primeiro membro da banca: Fortes, Sandra Lucia Correia Lima
Segundo membro da banca: Marques, Emanuele Souza
Terceiro membro da banca: Ferreira, Helen Campos
Quarto membro da banca: Silva, Kátia Silveira da
Resumo: O comportamento sexual de adolescentes com idade entre 10 e 14 anos vem sendo objeto de investigação, sendo alvo de políticas de atenção à saúde em diversos países. O investimento em estudos com este grupo aumentou após a Conferência Internacional de População e Desenvolvimento (CIPD) de 1994, que o considerou como um dos grupos mais vulneráveis à violação dos seus direitos fundamentais, uma vez que parte das relações sexuais nesta faixa etária são oriundas de abusos. O objetivo geral do estudo foi analisar os relacionamentos afetivo-sexuais em adolescentes desta faixa etária e discutir vulnerabilidades associadas em estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas da IX Região Administrativa-RA do município do Rio de Janeiro. Os objetivos específicos foram: estimar a prevalência de iniciação sexual durante a adolescência precoce (10 a 14 anos); identificar subgrupos mais vulneráveis ao problema; compreender a concepção de adolescentes acerca da violência sexual em relacionamentos afetivo-sexuais na adolescência; e analisar a compreensão de adolescentes sobre o dispositivo legal que tipifica o estupro de vulnerável. Trata-se de um subprojeto oriundo da pesquisa “Estupro de vulnerável e outras formas de violência contra adolescentes do sexo feminino”. A etapa quantitativa foi realizada com 694 estudantes, os quais foram selecionados através de uma amostragem por conglomerados e estratificada por turno de aula e características administrativa da escola. Aplicou-se questionário estruturado de autopreenchimento. Intervalos de confiança de 95% e o teste Qui-Quadrado (χ2) foram usados para avaliar a heterogeneidade das proporções entre subgrupos. A etapa qualitativa foi desenvolvida por meio de 13 grupos focais com 132 estudantes da mesma RA. Analisou-se os dados com apoio do software webQDA, em uma abordagem hermenêutico-dialética que deu origem a três categorias temáticas. Os resultados foram apresentados em dois artigos científicos. Tais resultados evidenciaram que a prevalência de iniciação sexual em adolescentes de 10 a 14 anos foi 18,4%, sendo maior em meninos; em subgrupos de maior vulnerabilidade social; entre os que ficaram/namoraram até 14 anos; os que foram vítimas de violência sexual em relacionamentos afetivo-sexuais; e os que apresentaram comportamentos de riscos à saúde. Os resultados da etapa qualitativa demonstraram que a iniciação sexual para as meninas está relacionada a uma visão romântica, ao se sentirem seguras e terem confiança no parceiro, ao passo que, para os rapazes, está associada à oportunidade, livre de outros fatores. Com relação à lei em questão, para a maioria dos estudantes, quando o consentimento para a prática sexual é mútuo, independentemente da idade, não há violência. A prática sexual nesta faixa-etária deve ser compreendida e enfrentada através de um contexto ecológico, onde sejam propostas políticas públicas intersetoriais que considerem um contexto social de múltiplas carências, e não apenas à saúde reprodutiva. As contradições na percepção dos adolescentes sobre a vulnerabilidade à violência sexual e o estupro de vulnerável previsto em lei sugerem que é necessário ampliar e qualificar a educação sexual de forma abrangente para adolescentes, assim como criar espaços de discussão que possam proporcionar aperfeiçoamento desse dispositivo legal nos serviços de saúde e educação.
Abstract: The sexual behavior of adolescents between the ages of 10 and 14 has been the object of investigation and the target of health care policies in several countries. The investment in studies with this group increased after the 1994 International Conference on Population and Development (ICPD), which considered them one of the most vulnerable groups to the violation of their fundamental rights, since sexual relationships in this age group are the result of abuse. The overall objective of the study was to analyze affective-sexual relationships in adolescents in this age group and to discuss associated vulnerabilities in high school students from public and private schools in the IX Administrative Region-AR of the city of Rio de Janeiro. The specific objectives were: to estimate the prevalence of sexual initiation during early adolescence (10 to 14 years old); to identify more vulnerable population subgroups to this problem; to understand the conception of adolescents about sexual violence in affective-sexual relationships during adolescence; and to identify the understanding of adolescents about the legal provision that typifies rape of a vulnerable person. This is a subproject, arising from the research “Statutory rape and other forms of violence against female adolescents”. The quantitative stage was carried out with 694 students, selected through a conglomerate sampling and stratified by class shift and administrative characteristics of the school. A structured self-completion questionnaire was applied. Confidence intervals at 95% and the Chi-square test (χ2) were used to evaluate the heterogeneity of the proportions between subgroups. The qualitative stage was developed through 13 focus groups with 132 students from the same AR. The data were analyzed with support of the webQDA software, in a hermeneutic-dialectical approach that gave rise to three thematic categories. The results were presented in two scientific articles. These results showed that the prevalence of sexual initiation in adolescents aged 10 to 14 years was 18.4%, being higher: in boys; in subgroups with greater social vulnerability; among those who had been hooked up/dated until 14 years of age; those who were victims of sexual violence in affective-sexual relationships; and those who presented risk behaviors for their health. The results of the qualitative stage proved that sexual initiation for girls is related to a romantic vision, making them feel safe and have confidence in their partners, while for boys it is associated with opportunity, free of other factors. Regarding the law in question, for most students, when consent for sexual practice is mutual, regardless of age, there is no violence. Sexual practice in this age group should be understood and addressed through an ecological context, where intersectoral public policies are proposed by considering a social context of multiple needs, and not only reproductive health. The contradictions in the perception of adolescents about vulnerability to sexual violence and statutory rape suggest that it is necessary to expand and qualify sex education in a comprehensive way for adolescents, as well as create spaces for discussion that can provide improvement to this legal provision in health and education services.
Palavras-chave: Sexual behavior
Sexual and reproductive health
Comportamento sexual
Saúde sexual e reprodutiva
Violência sexual
Adolescente
Adolescentes – Comportamento sexual
Saúde sexual
Saúde reprodutiva
Crime sexual – Aspectos da saúde
Vulnerabilidade em saúde
Sexual violence
Adolescent
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Faculdade de Ciências Médicas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas
Citação: COSTA, Simoni Furtado da. Relacionamentos afetivo-sexuais na adolescência precoce e vulnerabilidades associadas em estudantes do município do Rio de Janeiro. 2022. 192 f. Tese (Doutorado em Ciências Médicas) – Faculdade de Ciências Médicas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18646
Data de defesa: 6-Jun-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciências Médicas

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