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Tipo do documento: Dissertação
Título: O sertão vira Brodósqui, Brodósqui vira sertão: Portinari e um imaginário nordestino
Título(s) alternativo(s): Sertão turns into Brodósqui, Brodósqui turns into Sertão: Portinari and a conception of the Northeast in Brasil
Autor: Villa Lobos, Flávia Cavalcanti da Silva 
Primeiro orientador: Barbosa, Davi Pessoa Carneiro
Primeiro membro da banca: Lima Neto, Manoel Ricardo de
Segundo membro da banca: Arantes, Poliana Coeli Costa
Resumo: Esta dissertação propõe analisar os quadros da Série Retirantes, de Cândido Portinari (Retirantes, Criança morta e Enterro na rede), considerando-os como textos integrantes de uma rede de discursos acerca da Região Nordeste do Brasil, sobretudo aqueles que auxiliaram a construir o imaginário de um território sinônimo de ausência, associado à ideia de miséria e ignorância. Além disso, o estudo pretende estender o debate das obras selecionadas de Portinari de forma a abranger temas como as faces da precarização e diásporas contemporâneas, assuntos que, denunciados pelo pintor na década de 1940, hoje podem ser revisitados, assumindo dizeres mais próximos da realidade com que nos confrontamos. Tomando por base a literatura de Mikail Bakhtin, Dominique Maingueneau e Michel Foucault, objetiva-se demonstrar que as pinturas portinarescas podem, sim, assumir todo o potencial discursivo que qualquer texto escrito ou oral possui, influenciando e sendo influenciado por outras obras – literárias ou pictóricas –, compondo a imensa trama de falas sobre o que se supõe ser esse território que denominamos Nordeste. Para exemplificar essa grande teia de discursos, foram analisadas três capas da revista Veja, cujo tema versa sobre o Nordeste, e três desenhos de seguidores da página do Museu de Arte de São Paulo (MASP) na rede social Instagram, que participaram de um concurso baseado no quadro Retirantes. A partir desse corpus pôde-se verificar a forma como os quadros se relacionam com os dizeres sobre o território nordestino, mas também ultrapassam as fronteiras geográficas e dialogam com os temas de miséria, precarização da vida humana e diáspora em outros contextos que fogem ao inicialmente proposto por Portinari.
Abstract: This dissertation intends to analyze the paintings of the series Retirantes, from Cândido Portinari (Retirantes, Criança morta e Enterro na rede), considering them as texts that form a net of discourses about the northeast region of Brasil, mainly the ones that helped building an imaginary in which this territory means absence, misery and ignorance. Besides, these studies also intend to extend the debate of the selected works of Portinari in a way to include themes like the actual faces of precariousness and contemporary diaspora, subjects that, denounced by the painter in the 1940’s, today can be reviewed, assuming speeches that are closer to the reality we face nowadays. Using the literature of Mikail Bakhtin, Dominique Maingueneau and Michel Foucault, the objective is to demonstrate that the paintings of Portinari can assume all the discursive potential that any written or oral text has, influencing and being influenced by other works – images or literature –, compounding the large web of speeches that talk about this presumed piece of land we denominate Northeast. To exemplify this big net of discourses, three covers of Veja magazine were analyzed, all of them with the theme of the Northeast, and also three drawings sent by followers of Museum de São Paulo (MASP)’s page on Instagram to a competition based on the painting Retirantes. From this corpus it was possible to verify the way these paintings are related to the speeches of the northeast territory, but also see that they go beyond geographic borders and dialogue with the themes of misery, human life's precariousness and diaspora in other different contexts from the ones proposed by Portinari.
Palavras-chave: Northeast
Dialogism
Intertextuality
Portinari
Retirantes
Nordeste
Dialogismo
Intertextualidade
Portinari, Cândido, 1903-1962 – Crítica e interpretação
Brasil, Nordeste
Imaginário
Dialogismo (Análise literária)
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: VILLA LOBOS, Flávia Cavalcanti da Silva. O sertão vira Brodósqui, Brodósqui vira sertão: Portinari e um imaginário nordestino. 2022. 97 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18693
Data de defesa: 30-Set-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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