Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18705
Tipo do documento: Dissertação
Título: As práticas socioespaciais de alunos do ensino médio do bairro Taquara – Duque de Caxias – RJ
Título(s) alternativo(s): Socio-spatial practices of high School students in the Taquara neighborhood - Duque de Caxias - RJ
Autor: Leite, Edson José Diniz 
Primeiro orientador: Sacramento, Ana Claudia Ramos
Primeiro membro da banca: Couto, Marcos Antônio Campos
Segundo membro da banca: Silva, Cátia Antônia da
Terceiro membro da banca: Oliveira, Karla Annyelly Teixeira de
Resumo: Diariamente os alunos percorrem a cidade observando às transformações socioespaciais nos bairros, produzindo e consumindo identidades, criando histórias. A educação geográfica visa estimular às suas capacidades analíticas, reflexivas e críticas, considerando-os como sujeitos ativos e o centro do processo de ensino e aprendizagem, despertando o raciocínio geográfico. Desta forma, a pesquisa tem como objetivo geral analisar, a partir das práticas socioespaciais dos alunos, leituras do espaço urbano de Duque de Caxias e do bairro Taquara, visando à participação mais efetiva na construção do conhecimento geográfico. Como objetivos específicos tem-se: a) compreender a produção social do espaço urbano de Duque de Caxias e o bairro Taquara; b) analisar a importância das práticas socioespaciais para a construção do conhecimento geográfico sobre a cidade; c) reconhecer a didática histórico-crítica para o processo de ensino e aprendizagem; d) argumentar como o estudo da cidade e do urbano contribui para a formação cidadã e o direito à cidade. Como forma de mediação entre os conhecimentos e para se pensar os processos urbanos e socioespaciais na cidade e no bairro pesquisados, buscou-se um diálogo entre a educação geográfica e a didática histórico-crítica social a partir de cinco passos: prática social inicial; problematização; instrumentalização; catarse e prática social final. O referencial metodológico escolhido foi a abordagem qualitativa Estudo de Caso, uma forma particular de estudo possibilitando na escolha do objeto e sujeito a serem estudados. O conhecimento gerado é mais concreto, mais contextualizado e voltado para interpretação do leitor. Abordar às práticas socioespaciais dos alunos nesta metodologia permite analisar a construção geográfica da sociedade e interpretar a sua organização por intermédio da compreensão da ação dos seus diferentes sujeitos, de suas práticas-saberes espaciais. Para tanto, os instrumentos de pesquisas são a aplicação dos questionários junto aos alunos, a realização do trabalho de campo pela localidade, uso de imagens, construção de cartilha e entrevista. De início, os alunos enfrentaram dificuldades quanto aos conteúdos e os conceitos geográficos e a articulação com os fenômenos da cidade. O desenvolvimento da oficina, o trabalho de campo, a construção da cartilha e a entrevista foram relevantes para o processo de ensino aprendizagem, possibilitando a construção do conhecimento, mobilizando a formação crítica cidadã e o interesse de conhecer sobre a cidade que moram.
Abstract: Students daily travel around the city observing the socio-spatial transformations in the neighborhoods, producing and consuming identities, creating stories. Geographic education aims to stimulate their analytical, reflexive and critical capacities, considering them as active subjects and the center of the teaching and learning process, awakening the geographical reasoning. Thus, the research aims to analyze, from the students' socio-spatial practices, readings of the urban space of Duque de Caxias and the Taquara neighborhood, aiming at the most effective participation in the construction of geographic knowledge. The specific objectives are: a) to understand the social production of the urban space of Duque de Caxias and the Taquara neighborhood; b) analyze the importance of socio-spatial practices for the construction of geographic knowledge about the city; c) recognize the historical-critical didactics for the teaching and learning process; d) argue how the study of the city and the urban contributes to citizen formation and the right to the city. As a way to mediate between knowledge and to think about the urban and socio-spatial processes in the city and neighborhood surveyed, we sought a dialogue between geographical education and historical-critical social didactics from five steps: initial social practice; problematization; instrumentalization; catharsis and final social practice. The methodological framework chosen was the qualitative approach Case Study, a particular form of study allowing the choice of the object and subject to be studied. The knowledge generated is more concrete, more contextualized and focused on the reader's interpretation. Approaching the students' socio-spatial practices in this methodology allows us to analyze the geographical construction of society and to interpret its organization by understanding the action of its different subjects, their spatial practices-knowledge. For such, the research instruments are the application of the questionnaires to the students, the accomplishment of the field work by the locality, the use of images, the construction of a booklet and the interview. Initially, the students faced difficulties in terms of content and geographical concepts and their articulation with the city's phenomena. The development of the workshop, the fieldwork, the construction of the booklet and the interview were relevant to the teaching-learning process, enabling the construction of knowledge by the students, mobilizing the critical citizen formation and the interest to know about the city they live in.
Palavras-chave: City
Geographical education
Historical - critical didatics
Socio-spatial practices
Cidade
Educação geográfica
Práticas socioespaciais
Didática histórico - crítica
Geografia - Estudo e ensino
Espaço urbano - Duque de Caxias (RJ)
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia - Faculdade de Formação de Professores (FFP)
Citação: LEITE, Edson José Diniz. As práticas socioespaciais de alunos do ensino médio do bairro Taquara – Duque de Caxias – RJ. 2019. 157 f. Dissertação (Mestrado em Geografia ) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18705
Data de defesa: 19-Dez-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia - Faculdade de Formação de Professores (FFP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Edson José Diniz Leite - 2019 - Completa.pdf13 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.