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Tipo do documento: Tese
Título: Perspectivas de egressos da residência de enfermagem acerca das contribuições do curso para a vivência do mundo laboral
Título(s) alternativo(s): Perspectives of newly-trained professionals of nursing residency about the contributions of the course to the experience of the working world
Autor: Pôças, Claudia Regina Menezes da Rocha 
Primeiro orientador: Souza, Norma Valéria Dantas de
Primeiro membro da banca: Penna, Lucia Helena Garcia
Segundo membro da banca: Gallasch, Cristiane Helena
Terceiro membro da banca: Passos, Joanir Pereira
Quarto membro da banca: Lisboa, Marcia Tereza Luz
Resumo: Pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, com apoio quantitativo, utilizando o método de triangulação de dados. O objeto deste estudo abordou as estratégias de enfrentamento adotadas pelos egressos do curso de residência em enfermagem perante as adversidades do mundo do trabalho, considerando o processo de qualificação na residência. Os objetivos deste estudo foram: i) identificar as características sociodemográficas e laborais dos egressos de um curso de enfermagem perante as adversidades no mundo do trabalho; residência de enfermagem; ii) descrever as percepções de egressos de um curso de residência em enfermagem sobre o mundo do trabalho em saúde e enfermagem; iii) analisar as estratégias de enfrentamento adotadas pelos egressos do curso de residência de enfermagem para lidar com as adversidades do mundo do trabalho; e iv) discutir as contribuições da aprendizagem na residência de enfermagem para enfrentar adversidades no mundo do trabalho. O materialismo histórico dialético foi o referencial teórico-metodológico que subsidiou a pesquisa. O estudo foi aprovado sob o parecer do CEP 2.144.859. Os participantes foram 106 egressos que concluíram o curso no período de 2008 a 2014. Os egressos responderam a um questionário sobre sua realidade laboral e, dentre estes, 24 concederam entrevistas semiestruturadas, realizadas conforme os requisitos da Resolução 466 de 2012, no período de fevereiro a abril. 2018. O método de análise de dados foi o hermenêutico-dialético, que originou cinco categorias analíticas: a) O mundo do trabalho e sua complexidade política, econômica e técnico-científica; b) Fatores intervenientes que afetam o cotidiano laboral e suas consequências para o trabalhador; c) Impactos do mundo do trabalho na subjetividade do trabalhador; d) Recursos para o enfrentamento das adversidades no mundo do trabalho; e e) O curso de residência para além do mundo do trabalho: uma contribuição de caráter pessoal. Os resultados revelaram a percepção dos egressos sobre a complexidade do trabalho em saúde no nível macroestrutural, bem como os efeitos do ideário neoliberal no cotidiano do trabalho. Identificaram-se reflexos do trabalho desenvolvido na subjetividade dos egressos, a partir de elementos produtores de prazer e de sofrimento no exercício do trabalho, demonstrando a relação entre o mundo do trabalho e a saúde do trabalhador de enfermagem. Os egressos descreveram estratégias de enfrentamento utilizadas para lidar com adversidades na prática profissional, como o compromisso com a assistência à clientela, e a articulação com a equipe e com usuários. Ademais, ressaltaram a eficaz contribuição do curso de residência para o seu desenvolvimento profissional e pessoal. Concluiu-se que o curso de residência é um espaço privilegiado para a aproximação de recém graduados com o mundo do trabalho, contribuindo para o exercício do pensamento crítico e reflexivo, bem como para o amadurecimento do enfermeiro e construção de estratégias de enfrentamento de adversidades no cotidiano laboral. Sugere-se o acompanhamento dos egressos do curso de residência e a oferta de suporte acadêmico ao residente com o objetivo de fomentar o exercício da visão crítica acerca da realidade do mundo do trabalho.
Abstract: This is a qualitative, descriptive and exploratory research, with quantitative support, using the method of data triangulation. The object of this study addressed the coping strategies adopted by the newly-trained professionals of the nursing residency course regarding the adversities of the working world, considering the qualification process in the residency. The objectives of this study were: i) to identify the sociodemographic and working characteristics of the newly-trained professionals of a nursing course in the face of adversities in the working world; nursing residency; ii) to describe the perceptions of newly-trained professionals of a nursing residency course about the working work in health and nursing; iii) to analyze the coping strategies adopted by the newly-trained professionals of a nursing residency course to deal with the adversities of the working world; and iv) to discuss the contributions of learning in nursing residency to cope with adversities in the working world. The dialectical historical materialism was the theoretical-methodological framework that subsidized the research. The study was approved under the ERC opinion number 2.144.859. The participants were 106 newly-trained professionals who finished the course in the period from 2008 to 2014. The newly-trained professionals responded to a questionnaire about their work reality, and, among them, 24 gave semi-structured interviews, performed according to the requirements of Resolution 466, dated of 2012, during the period from February to April 2018. The method of data analysis was the hermeneutic-dialectical, which raised five analytical categories: a) The working world and its political, economic and technical-scientific complexity; b) Intervening factors affecting the daily work and its consequences for the worker; c) Impacts of the working world on the worker’s subjectivity; d) Resources to cope with adversities in the working world; and e) The residency course beyond the working world: a contribution of personal nature. The results revealed the perception of the newly-trained professionals about the complexity of the health work at the macrostructural level, as well as the effects of the neoliberal ideology in the daily work. We identified reflections of the work developed in the subjectivity of the newly-trained professionals, based on elements producers of pleasure and suffering in the exercise of work, demonstrating the relationship between the working world and the nursing worker’s health. The newly-trained professionals described coping strategies used to deal with adversities in professional practice, such as commitment to customer care and articulation with teams and users. Moreover, they emphasized the effective contribution of the residency course to their professional and personal development. We conclude that the residency course is a privileged space for the approximation of newly-trained professionals to the working world, contributing to the exercise of critical and reflective thinking, as well as to the maturation of the nurse and the construction of strategies to cope with adversities in daily work. We suggest the monitoring of the newly-trained professionals of the residency course and the offer of academic support to the resident, aiming at fostering the exercise of a critical view about the reality of the working world.
Palavras-chave: Nursing education
Work
Neoliberalism
Internship, Nonmedical
Educação em enfermagem
Trabalho
Neoliberalismo
Internato não médico
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Faculdade de Enfermagem
Programa: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Citação: PÔÇAS, Claudia Regina Menezes da Rocha. Perspectives of newly-trained professionals of nursing residency about the contributions of the course to the experience of the working world. 2018. 242 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Faculdade de Enfermagem, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18706
Data de defesa: 7-Nov-2018
Aparece nas coleções:Doutorado em Enfermagem

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