Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18707
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A poesia visual na formação de leitores |
Título(s) alternativo(s): | Visual poetry in readers formation |
Autor: | Pereira, Isabela Soares ![]() |
Primeiro orientador: | Quelhas, Iza Terezinha Gonçalves |
Primeiro membro da banca: | Barros Júnior, Fernando Monteiro de |
Segundo membro da banca: | Dias, Ana Crélia Penha |
Terceiro membro da banca: | Pinto, Maria Isaura Rodrigues |
Resumo: | O presente trabalho é uma proposta de intervenção pedagógica de ensino de literatura, mais especificamente, poesia visual, em uma turma de 7º ano do ensino fundamental em uma escola pública do município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Com o objetivo de observar a apropriação e o interesse dos textos pelos alunos, o conhecimento de outras artes, assim como desenvolver a produção individual e coletiva de textos autorais e críticos. A pesquisa qualitativa pretendeu investigar de que forma a poesia visual, através da metodologia da sequência didática, pode ampliar a capacidade de leitura do aluno e torná-lo sujeito autorizado a construir leituras e textos. O estudo visou aperfeiçoar a leitura e a produção individual e coletiva de poesia visual culminando com a pintura de um grande mural no espaço externo e limítrofe da escola. A partir da proposta de intervenção e de sua realização, constatou-se que é possível motivar a leitura de literatura em alunos do ensino fundamental, usando como ponto de partida a poesia visual. Por conta de suas marcas e singularidades, a poesia visual despertou a curiosidade de jovens alunos, em processo de formação, ampliando o interesse por poesia e pelo uso das linguagens. Essa apropriação do texto pelos alunos pode afetar suas vidas significativamente. |
Abstract: | The present work is a proposal for a pedagogical intervention in the teaching of literature, more specifically, visual poetry, in a class of 7th grade of elementary school in a public school in the municipality of Duque de Caxias, state of Rio de Janeiro. In order to observe the appropriation and interest of the texts by the students, the knowledge of other arts, as well as the development of individual and collective production of authorial and critical texts. The qualitative research intended to investigate how visual poetry, through the methodology of the didactic sequence, can expand the student's reading capacity and make him an authorized subject to build readings and texts. The study aimed to improve reading and the individual and collective production of visual poetry, culminating in the painting of a large mural in the external area and border space of the school. From the intervention proposal and its realization, it was found that it is possible to motivate the reading of literature in elementary school students, using visual poetry as a starting point. Because of its marks and singularities, visual poetry aroused the curiosity of young students, in the process of formation, expanding their interest in poetry and the use of languages. This appropriation of the text by the students can significantly affect their lives. |
Palavras-chave: | Literatura na escola Poesia visual brasileira Leitura Literatura brasileira (Ensino fundamental) Literature teaching Visual poetry Literature at school |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - FFP |
Citação: | PEREIRA, Isabela Soares. A poesia visual na formação de leitores. 2020. 138 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18707 |
Data de defesa: | 4-Ago-2020 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Isabela Soares Pereira - 2020 - Completa.pdf.pdf | 12,82 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.