Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18722
Tipo do documento: Dissertação
Título: Investigando as concepções de licenciandos sobre as inter-relações professor-aluno e suas implicações no processo de ensino e aprendizado em Ciências e Biologia: uma contribuição para a formação docente inicial
Título(s) alternativo(s): Investigating undergraduate students' conceptions about teacher-student interrelationships and their implications for the teaching and learning process in Science and Biology: a contribution to initial teacher education
Autor: Duarte, Bruno Oliveira 
Primeiro orientador: Silva, Flavia Venancio
Primeiro membro da banca: Mendes, Regina Rodrigues Lisbôa
Segundo membro da banca: Vasconcellos, Mônica
Resumo: Por nós entendermos que a inter-relação professor-aluno pode subsidiar, potencializar as aulas e os processos de ensino e aprendizagem na escola, o presente trabalho teve como objetivo investigar percepções de licenciandos formandos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UERJ-FFP sobre este assunto e seus desdobramentos. Primeiramente, foi feito um levantamento bibliográfico sobre o tema. Os autores que inspiraram o embasamento teórico foram Paulo Freire, Maurice Tardif, Claude Lessard, Mizukami, entre outros. Para a coleta de dados, foi realizada uma entrevista semiestruturada com quatro perguntas para dez licenciandos que estavam pelo menos no quarto ano do curso, e o procedimento foi baseado em LÜDKE; ANDRÉ (1986). A análise dos dados foi feita através da técnica de análise de conteúdo de dados proposta por BARDIN (2012). Os resultados apontaram que as percepções dos participantes da pesquisa sobre inter-relação professor-aluno se encaixam nas categorias humanista, sociocultural e/ou cognitivista, conforme Mizukami.
Abstract: Because we understand that the teacher-student interralationship can subsidize, enhance classes and the teaching and learning processes at school, the present study aimed to investigate the perceptions of undergraduate students from in Biological Sciences Degree Course at UERJ-FFP about this subject and its developments. First, a bibliographical survey was made on the topic and the authors that inspired the theoretical basis were Paulo Freire, Maurice Tardif, Claude Lessard, Mizukami among others. For data collection, it was made a semi-structured interview with four questions for ten underdegree students that were at least at the fourth year of biology course and the procedure was based on LÜDKE; ANDRÉ (1986). The data analysis was done through the data content analysis technique proposed by BARDIN (2012). The results pointed out that the perceptions of the research participants on teacher-student interraliontship fall into the categories of humanist, sociocultural and/or cognitivist according Mizukami.
Palavras-chave: Teacher student interrelationship
Teaching learning process
Biology
Sciences
Initial teacher training
Inter-relação professor aluno
Ensino-aprendizagem
Biologia
Ciências
Formação docente inicial
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade
Citação: DUARTE, Bruno Oliveira. Investigando as concepções de licenciandos sobre as inter-relações professor-aluno e suas implicações no processo de ensino e aprendizado em Ciências e Biologia: uma contribuição para a formação docente inicial. 2020. 81 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18722
Data de defesa: 6-Mar-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Bruno Oliveira Duarte - 2020 - Completa.pdf431,88 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.