Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18727
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Jogo de cartas: a ética da alteridade na Idade Moderna e o ensino de história no mundo contemporâneo |
Título(s) alternativo(s): | Game of letters: the ethics of otherness in the Modern Age and the teaching of history in the contemporary world |
Autor: | Cardoso, Luiz Coutinho ![]() |
Primeiro orientador: | Silva, Daniel Pinha |
Primeiro membro da banca: | Gaio, Géssica Goes Guimarães |
Segundo membro da banca: | Rangel, Marcelo de Mello |
Resumo: | O intuito deste trabalho foi a criação de um jogo de cartas o qual inserimos os filósofos e pensadores como instrumento pedagógico na prática do ensino de História. Em razão disso é percebido o interesse dos alunos pelo jogo de cartas, acreditamos estimular o ensino e aprendizagem. Pois o nosso objetivo não é apenas colocar o jogo como prática pedagógica, mas produzir uma reflexão sobre isto. Ou seja, o professor se coloca como professor-autor, mas também pesquisador do ensino de história e novas metodologias. Palavras-chave: Ética da alteridade. Mundo Contemporâneo. Jogos de catas e ensino de história. |
Abstract: | The aim of this work was the creation of a card game which inserted philosophers and thinkers as a pedagogical tool in the practice of teaching History. As a result, students' interest in the card game is perceived, we believe in stimulating teaching and learning. Because our goal is not just to put the game as a pedagogical practice, but to produce a reflection on it. In other words, the teacher places himself as a teacher-author, but also a researcher in the teaching of history and new methodologies. Keywords: Ethics of otherness. Contemporary world. Cat games and history teaching. |
Palavras-chave: | Ética da alteridade Mundo Contemporâneo Jogos de cartas e ensino de história Ethics of otherness Contemporary world Card games and history teaching |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA) |
Citação: | CARDOSO, Luiz Coutinho. Jogo de cartas: a ética da alteridade na Idade Moderna e o ensino de história no mundo contemporâneo. 2020. 92 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de História (PROFHISTORIA)) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18727 |
Data de defesa: | 17-Nov-2020 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Luiz Coutinho Cardoso - 2020 - Completa.pdf | Documento principal | 2,07 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.