Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18727
Tipo do documento: Dissertação
Título: Jogo de cartas: a ética da alteridade na Idade Moderna e o ensino de história no mundo contemporâneo
Título(s) alternativo(s): Game of letters: the ethics of otherness in the Modern Age and the teaching of history in the contemporary world
Autor: Cardoso, Luiz Coutinho 
Primeiro orientador: Silva, Daniel Pinha
Primeiro membro da banca: Gaio, Géssica Goes Guimarães
Segundo membro da banca: Rangel, Marcelo de Mello
Resumo: O intuito deste trabalho foi a criação de um jogo de cartas o qual inserimos os filósofos e pensadores como instrumento pedagógico na prática do ensino de História. Em razão disso é percebido o interesse dos alunos pelo jogo de cartas, acreditamos estimular o ensino e aprendizagem. Pois o nosso objetivo não é apenas colocar o jogo como prática pedagógica, mas produzir uma reflexão sobre isto. Ou seja, o professor se coloca como professor-autor, mas também pesquisador do ensino de história e novas metodologias. Palavras-chave: Ética da alteridade. Mundo Contemporâneo. Jogos de catas e ensino de história.
Abstract: The aim of this work was the creation of a card game which inserted philosophers and thinkers as a pedagogical tool in the practice of teaching History. As a result, students' interest in the card game is perceived, we believe in stimulating teaching and learning. Because our goal is not just to put the game as a pedagogical practice, but to produce a reflection on it. In other words, the teacher places himself as a teacher-author, but also a researcher in the teaching of history and new methodologies. Keywords: Ethics of otherness. Contemporary world. Cat games and history teaching.
Palavras-chave: Ethics of otherness
Contemporary world
Card games and history teaching
Ética da alteridade
Mundo Contemporâneo
Jogos de cartas e ensino de história
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA)
Citação: CARDOSO, Luiz Coutinho. Jogo de cartas: a ética da alteridade na Idade Moderna e o ensino de história no mundo contemporâneo. 2020. 92 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de História (PROFHISTORIA)) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18727
Data de defesa: 17-Nov-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Luiz Coutinho Cardoso - 2020 - Completa.pdfDocumento principal2,07 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.