Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18728
Tipo do documento: Dissertação
Título: Sequência didática para uma educação antirracista e em perspectiva decolonial: conceitos fundamentais, roteiro urbano e fontes literárias
Título(s) alternativo(s): Didactic Sequencies for a anti-racism education in decolonial perspective: Fundamentals concepts, urban roadmaps and literary sources
Autor: Mota, Sara Cesar Brito 
Primeiro orientador: Silva, Daniel Pinha
Primeiro membro da banca: Araújo, Helena Maria Marques
Segundo membro da banca: Florencio, Thiago de Abreu e Lima
Resumo: A presente pesquisa é resultado do acúmulo de experiências pedagógicas em turmas do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Coronel João Tarcísio Bueno localizada na cidade de São Gonçalo/ Rio de Janeiro com o objetivo de desenvolver uma sequência didática que proporcione reflexões que levem os estudantes a desenvolverem comportamentos antirracistas. Para tal, foi trabalhado conceitos fundamentais como Preconceito, Discriminação, Segregação, Raça, Etnia, Escravidão e Estereótipos através de aulas expositivas e momentos com o uso de recursos como músicas, roteiro urbano do Instituto dos Pretos Novos e fontes literárias de autores negros românticos como Maria Firmina dos Reis e Luiz Gama a fim de promover a reflexão crítica por parte dos alunos. A prática educativa dialogou na teoria com autores de referência nos temas trabalhados com enfoque na proposta da decolonialidade, memória e biopolítica como Aníbal Quijano, Michel Foucault, Catherine Walsh e estudiosos literários como Antônio Cândido e Domício Proença Filho.
Abstract: The present research is the result of the accumulation of pedagogical experiences in classes of the first year of High School at Colonel João Tarcísio Bueno State School located in the city of São Gonçalo / Rio de Janeiro with the objective of developing a didactic sequence that provides reflections that lead students to develop anti-racist behaviors. For this, fundamental concepts such as Prejudice, Discrimination, Segregation, Race, Ethnic Slavery and Stereotypes were worked through expository classes and moments with the use of resources such as music, urban script of the Instituto dos Pretos Novos and literary sources by romantic black authors such as Maria Firmina dos Reis and Luiz Gama in order to promote critical reflection on the part of the students. The educational practice dialogued in theory with leading authors on the themes worked with a focus on the proposal of decoloniality, memory and biopolitics such as Aníbal Quijano, Michel Foucault, Catherine Walsh and literary scholars such as Antônio Cândido and Domício Proença Filho.
Palavras-chave: Literature
History Teaching
Decoloniality
Ethnic-racial relations
Literatura
Ensino de História
Educação Étnico-racial
Decolonialidade
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA DO BRASIL COLONIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA)
Citação: MOTA, Sara Cesar Brito. Sequência didática para uma educação antirracista e em perspectiva decolonial: conceitos fundamentais, roteiro urbano e fontes literárias. 2020. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA)) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18728
Data de defesa: 4-Ago-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Sara Cesar Brito Mota - 2020 - Completa.pdf441,74 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.