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Tipo do documento: Tese
Título: Formas distintas para públicos distintos: o discurso integralista de acordo com seu público-alvo
Título(s) alternativo(s): Different forms for different audiences: the integralist discourse according to its target audience
Autor: Ramos, Vinícius da Silva 
Primeiro orientador: Lourenço Neto, Sydenham
Primeiro membro da banca: Simões, Renata Duarte
Segundo membro da banca: Reznik, Luís
Terceiro membro da banca: Silva, Francisco Carlos Teixeira da
Quarto membro da banca: Calil, Gilberto Grassi
Resumo: Este estudo tem por objetivo analisar as diferentes produções discursivas de militantes da Ação Integralista Brasileira, em especial sua liderança máxima, Plínio Salgado, a partir dos diferentes veículos que repercutiam seus relatos. Livros, jornal integralista e grande imprensa foram fundamentais para fazer com que a palavra integralista alcançasse milhões de brasileiros, e que conquistasse uma parte deles. Nossa intenção foi buscar as particularidades de cada uma dessas ferramentas e compreender como elas se distinguiam umas das outras na aplicação da doutrinação integralista, onde o livro sempre fora apresentado como o canal de comunicação com as classes intelectualizadas; o jornal voltado para a classe trabalhadora; e acrescentamos os discursos voltados à grande imprensa, que matizava um pouco a zona de conforto provocada pela palavra integralista dentro do veículo integralista.
Abstract: This study aims to analyze the different discursive productions of militants of the Ação Integralista Brasileira, especially their leadership, Plínio Salgado, from the different vehicles that reflected their reports. Books, integralist newspaper and the press were essential to make the word integralist reach millions of brazilians, and to conquer a part of them. Our intention was to look for the particularities of each of these tools and understand how they were distinguished from each other in the application of integralist indoctrination, where the book was always presented as the channel of communication with the intellectualized classes, the newspaper aimed at the working class, and we added speeches aimed at the press, which slightly colored the comfort zone caused by the integralist word inside the integralist vehicle.
Palavras-chave: Integralism
Fascism
Press
Integralismo
Fascismo
Imprensa
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em História Social
Citação: RAMOS, Vinícius da Silva. Formas distintas para públicos distintos: o discurso integralista de acordo com seu público-alvo. 2020. 178 f. Tese (Doutorado em História Social) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18732
Data de defesa: 15-Abr-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em História Social

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