Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18737
Tipo do documento: Dissertação
Título: Poro’roka: travessia aquático-pedagógica
Título(s) alternativo(s): Poro’roka: aquatic-pedagogical crossing
Autor: Lemos, Ingrid de Oliveira 
Primeiro orientador: Carneiro, Isabel Almeida
Primeiro membro da banca: Silva, Denise Espírito Santo da
Segundo membro da banca: Mendes, Eloisa Brantes Bacellar
Terceiro membro da banca: Matesco, Viviane Furtado
Resumo: O presente trabalho discute o corpo e a relação de vínculo com o mundo, por meio das forças imaginantes das águas. As simbologias aquosas integram um imaginário onírico para pensar as práticas de arte e docência e os aspectos de fluidez do corpo, como um ato de retorno ao feminino. Os vínculos ancestrais, a memória, a ciclicidade e os fluxos compõem a prática de vida e experiência corpórea. As proposições entre corpo e objeto compreendem os processos de indiscernibilidade do corpo e devir, como preservação da nossa subjetividade enquanto seres desejantes. Nisto, o entrelaçamento do corpo com outras temporalidades, sala de aula, criação artística e manejo da vida constroem o teor de pedagogias aquosas, na perspectiva da artista-professora-pesquisadora, como um estado de invenção de si.
Abstract: The present work discusses the body and the relation of bond with the world, through the imagining forces of the water. The watery symbologies integrate a dreamlike imagery to think about artistic and teaching practices, and aspects of body fluidity, as an act of returning to the feminine. Ancestral connections, memories, cyclicity and the flows situate the practice of life and corporeal experience. The propositions between body and object comprehend the processes of indiscernibility of the body and becoming, as a preservation of our subjectivity as desiring beings. In this, the interlacement of the body with other temporalities, classroom, artistic creation and management of life builds the content of aqueous pedagogies, from the perspective of the artist-teacher-researcher, as a state of self-invention.
Palavras-chave: Body
Immanence
Imaginary
Art-education
Feminine
Corpo
Imanência
Imaginário
Arte-educação
Feminino
Corpo como suporte da arte
Imanência (Filosofia)
Arte na educação
Feminismo e arte
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: LEMOS, Ingrid de Oliveira. Poro’roka: travessia aquático-pedagógica. 2022. 90 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18737
Data de defesa: 31-Out-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Ingrid de Oliveira Lemos - 2022 - Completo.pdf6,76 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.