Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18737
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Poro’roka: travessia aquático-pedagógica |
Título(s) alternativo(s): | Poro’roka: aquatic-pedagogical crossing |
Autor: | Lemos, Ingrid de Oliveira ![]() |
Primeiro orientador: | Carneiro, Isabel Almeida |
Primeiro membro da banca: | Silva, Denise Espírito Santo da |
Segundo membro da banca: | Mendes, Eloisa Brantes Bacellar |
Terceiro membro da banca: | Matesco, Viviane Furtado |
Resumo: | O presente trabalho discute o corpo e a relação de vínculo com o mundo, por meio das forças imaginantes das águas. As simbologias aquosas integram um imaginário onírico para pensar as práticas de arte e docência e os aspectos de fluidez do corpo, como um ato de retorno ao feminino. Os vínculos ancestrais, a memória, a ciclicidade e os fluxos compõem a prática de vida e experiência corpórea. As proposições entre corpo e objeto compreendem os processos de indiscernibilidade do corpo e devir, como preservação da nossa subjetividade enquanto seres desejantes. Nisto, o entrelaçamento do corpo com outras temporalidades, sala de aula, criação artística e manejo da vida constroem o teor de pedagogias aquosas, na perspectiva da artista-professora-pesquisadora, como um estado de invenção de si. |
Abstract: | The present work discusses the body and the relation of bond with the world, through the imagining forces of the water. The watery symbologies integrate a dreamlike imagery to think about artistic and teaching practices, and aspects of body fluidity, as an act of returning to the feminine. Ancestral connections, memories, cyclicity and the flows situate the practice of life and corporeal experience. The propositions between body and object comprehend the processes of indiscernibility of the body and becoming, as a preservation of our subjectivity as desiring beings. In this, the interlacement of the body with other temporalities, classroom, artistic creation and management of life builds the content of aqueous pedagogies, from the perspective of the artist-teacher-researcher, as a state of self-invention. |
Palavras-chave: | Body Immanence Imaginary Art-education Feminine Corpo Imanência Imaginário Arte-educação Feminino Corpo como suporte da arte Imanência (Filosofia) Arte na educação Feminismo e arte |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Citação: | LEMOS, Ingrid de Oliveira. Poro’roka: travessia aquático-pedagógica. 2022. 90 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18737 |
Data de defesa: | 31-Out-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Ingrid de Oliveira Lemos - 2022 - Completo.pdf | 6,76 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.