Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18742
Tipo do documento: Dissertação
Título: Material pop-up como proposta de experiência com a visualização espacial
Título(s) alternativo(s): Pop-up material as an experience proposal with spatial visualization
Autor: Eloy, Natália Mafra Lessa 
Primeiro orientador: Mattos, Francisco Roberto Pinto
Primeiro membro da banca: Rodrigues, Daniel Wyllie Lacerda
Segundo membro da banca: Oliveira, Esequiel Rodrigues
Resumo: Esse trabalho se utiliza do potencial lúdico dos cartões pop-up para propor a exploração da tridimensionalidade e a experimentação com a visualização espacial. Motivada por demandas pedagógicas identificadas em aulas de Desenho do 6º ano, por frequentes registros de dificuldades apresentadas em etapas posteriores de ensino e pelo desejo, inerente à disciplina, de oportunizar o desenvolvimento de tal capacidade, este estudo buscou alternativas. Encontrou na produção de vídeos que apresentam e ensinam técnicas pop-up e na criação de um canal no YouTube, um caminho para convidar à experiência proposta e para oportunizar acesso e recursos a professores, estudantes e demais interessados. A pesquisa foi realizada no período de 2020 a 2021 com professores do departamento de Desenho e com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II, durante o período de atividades remotas do Colégio Pedro II, decorrente da pandemia mundial de COVID-19. Consistiu em traduzir a proposta em uma atividade pedagógica de exploração e experimentação lúdica com objetos pop-up, apresentá-la aos estudantes e aos docentes, juntamente como os materiais produzidos e, por fim, devido à aproximação com a metodologia de pesquisa de desenvolvimento, recolher os feedbacks dos sujeitos participantes. Buscou-se junto aos alunos suas impressões, relatos e análises a respeito das experiências vividas, e junto aos professores a validação por pares, tanto da proposta quanto dos materiais produzidos, visto que estes serão encaminhados para a aplicação pedagógica e para a inclusão no material didático do 6º ano. O trabalho fundamentou-se principalmente nos estudos de Ueno sobre a técnica pop-up e suas aplicações, nas publicações de Kishimoto e Brougère a respeito do papel do lúdico na educação, nas concepções de vivência e mediação desenvolvidas por Vigotski, e na noção de experiência explorada por Larrosa. Tendo em vista sua abordagem, objetivos e as exigências do mestrado profissional, a pesquisa culminou na elaboração de um produto educacional multimodal que reúne os materiais resultantes dos estudos e se oferece à apropriação do usuário, dentro e fora de contextos educacionais.
Abstract: This work uses the ludic potential of pop-up cards to propose the exploration of three-dimensionality and experimentation with spatial visualization. Motivated by pedagogical demands identified in 6th grade Drawing classes, by frequent records of difficulties presented in later stages of teaching and by the desire, inherent to the discipline, to create opportunities for the development of such capacity, this study sought alternatives. It found in the production of videos that present and teach pop-up techniques and in the creation of a YouTube channel, a way to invite the proposed experience and to provide access and resources to teachers, students and other interested parties. The research was carried out between 2020 and 2021 with teachers from the Drawing department and with students from the 6th year of Elementary School II, during the period of remote activities at Colégio Pedro II, due to the global pandemic of COVID-19. It consisted of translating the proposal into a pedagogical activity of exploration and ludic experimentation with pop-up objects, presenting it to students and teachers, along with the materials produced and, finally, due to the approach to the developmanet research methodology, collect the feedbacks ot the participating subjects. It was sought with the students their impressions, reports and analyzes regarding the lived experiences, and with the teachers the validation by pairs, both of the proposal and of the materials produced, since the will be forwarded to the pedagogical application and to the inclusion in the 6th grade teaching material. The work was based mainly on Ueno's studies on the pop-up technique and its applications, on Kishimoto and Brougère's publications on the role of ludic in education, on the concepts of experience and mediation developed by Vigotski, and on the notion of experience explored by Larrosa. In view of its approach, objectives and the requirements of the professional master's degree, the research culminated in the development of a multimodal educational product that brings together the materials resulting from the studies and is offered to the user's appropriation, inside and outside educational contexts.
Palavras-chave: Pop-up
Experience proposal
Perezhivanie
Spatial visualization
Ludic
Pop-up
Proposta de experiência
Vivência
Visualização espacial
Lúdico
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira
Programa: Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ
Citação: ELOY, Natália Mafra Lessa. Material pop-up como proposta de experiência com a visualização espacial. 2022. 200 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Educação Básica - CAp UERJ) - Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18742
Data de defesa: 22-Fev-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Natália Mafra Lessa Eloy - 2022 - Completa.pdf2,8 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.