Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18743
Tipo do documento: Dissertação
Título: Identidades na prática pedagógica em Educação de Jovens e Adultos: o que dizem os professores?
Título(s) alternativo(s): Identities in pedagogical practice in Youth and Adult Education: what do teachers say?
Autor: Carrara, Renata Luize Pinheiro 
Primeiro orientador: Fernandes, Andrea da Paixão
Primeiro membro da banca: Spigolon, Nima Imaculada
Segundo membro da banca: Silva, Lincoln Tavares
Terceiro membro da banca: Baião, Jonê Carla
Quarto membro da banca: Lima, Rogério Mendes de
Resumo: O presente estudo consiste em investigar o tema da identidade ou identidades na Educação de Jovens e Adultos a partir da perspectiva de educadores da EJA. O objetivo do trabalho é conhecer e refletir sobre o que os docentes pensam sobre as relações entre o tema identidades, a sua presença efetiva em trabalhos pedagógicos nas salas de aula e a importância que os educadores conferem a este tipo de trabalho. A Pesquis apresenta como fundamentação teórica o pensamento de Paulo Freire em diferentes obras e os estudos sobre identidade de Deschamps; Moliner (2009) e Dubar (1997). A metodologia de pesquisa utilizada foi a aplicação de questionário virtual a professores com prática de docência em EJA e os dados coletados foram categorizados e analisados por meio da técnica da Análise de Conteúdo. Os resultados da pesquisa apontam para um tratamento transversal do tema identidade ou identidades, como definimos denominar, nas sala de aula e propõe como produto educacional um cardápio de práticas pedagógicas sobre o tema de modo a convidar educadores a experimentação de um trabalho que coloque a identidade ou identidades na centralidade do planejamento pedagógico.
Abstract: The present study consists of investigating the theme of identity or identities in Youth and Adult Education from the perspective of EJA educators. The objetive of the work is to know and reflect on what teachers think about the relationship between the theme of identities, their effective presence in pedagogical works in classrooms and the importante that educators attach to this type of work. The research presents as a theoretical foundation the thought of Paulo Freire in different works and the studies on identity of Deschamps; Moliner (2009) and Dubar (1997). The research methodology used was the application of a virtual questionnaire to teachers with teaching practice in EJA and the collected data were categorized and analyzed using content analysis techniques. The research results point to a transversal treatment of the theme identity and identities, as we define it fo be called, in the classrooms and proposes as an educational product a menu of pedagogical practices on the theme in order to invite educators to experiment with a work that places identity or identities in the centrality of pedagogical planning.
Palavras-chave: Youth and Adult Education
Identity
Teacher training
Pedagogical practices
Educação de Jovens e Adultos
Identidade
Formação docente
Práticas pedagógicas
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira
Programa: Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ
Citação: CARRARA, Renata Luize Pinheiro. Identidades na prática pedagógica em Educação de Jovens e Adultos: o que dizem os professores?. 2019. 135 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Educação Básica - CAp UERJ) - Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18743
Data de defesa: 22-Fev-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Renata Luize Pinheiro Carrara - 2019 - Completa.pdf3,87 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.