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Tipo do documento: Dissertação
Título: Telepatologia no Brasil: desenvolvimento de protótipo de aplicativo móvel para auxílio educacional do patologista
Título(s) alternativo(s): Telepathology in Brazil: mobile application prototype development for pathologist educational aid
Autor: Horstmann, Bruno 
Primeiro orientador: Aranha, Renata Nunes
Primeiro coorientador: Fonseca Junior, Albino
Primeiro membro da banca: Brollo, Leila Cristina Soares
Segundo membro da banca: Carvalho, Helena de
Resumo: O presente trabalho visa a descrever o protótipo do aplicativo móvel intitulado Pathohelp que tem o propósito de ser uma ferramenta colaborativa de suporte educacional aos médicos patologistas e residentes em anatomia patológica ofertando, em um ambiente seguro, a possibilidade da discussão de casos clínicos com imagens de lâminas histopatológicas. Para a concretização do projeto, inicialmente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica a respeito da prática da telepatologia, assim como a comparação entre aplicativos de mercado. Os aplicativos (apps) Pocket Pathologist e GP-Helper entre outros, já existentes no mercado, foram estudados para análise comparativa da jornada do usuário, funcionalidades ofertadas, itens de cadastro e linguagem de programação utilizada. A seleção dos campos de preenchimento obrigatórios dos casos clínicos patológicos foi realizada a partir de laudos de laboratórios consagrados no mercado e através da utilização do Manual de Padronização de Laudos Histopatológicos da Sociedade Brasileira de Patologia. O protótipo, como resultado, foi desenvolvido em plataforma web, com interface simples, objetivando maior usabilidade. A Educação em Patologia é, tradicionalmente, feita através de conjuntos armazenados de lâminas de vidro e livros didáticos. O número reduzido de patologistas e a grande concentração destes nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, impõem dificuldades logísticas para a capacitação desses profissionais. Através do PathoHelp, médicos patologistas de todo país podem discutir casos com a inclusão de imagens de lâminas histopatológicas captadas pelo smartphone através da ocular do microscópio. Além do compartilhamento do conhecimento entre Patologistas, o PathoHelp possibilitará a educação desses especialistas no uso de ferramentas de telepatologia. Esse é outro grande desafio, visto que, o Patologista, tradicionalmente, é resistente ao uso de tecnologias.
Abstract: The present work aims to describe the prototype of the mobile application called Pathohelp, which is intended to be a collaborative educational support tool for pathologists and residents in pathological anatomy, offering, in a safe environment, the possibility of discussing clinical cases with images of histopathological slides. For the realization of the project, initially, bibliographic research was carried out regarding the practice of telepathology, as well as the comparison between market applications. The applications (apps) Pocket Pathologist and GP-Helper, among others, already on the market, were studied for a comparative analysis of the user's journey, features offered, registration items and programming language used. The selection of mandatory fields for clinical pathological cases was carried out based on reports from renowned laboratories in the market and also through the use of the Manual of Standardization of Histopathological Reports of the Brazilian Society of Pathology. The prototype, as a result, was developed on a web platform, with a simple interface, aiming at greater usability. Pathology Education is traditionally done through stored sets of glass slides and textbooks. The reduced number of pathologists and their large concentration in the South and Southeast regions of Brazil impose logistical difficulties for the training of these professionals. Through PathoHelp, pathologists from all over the country can discuss cases with the inclusion of images of histopathological slides captured by the smartphone through the microscope eyepiece. In addition to sharing knowledge between Pathologists, PathoHelp will enable the education of these specialists in the use of telepathology tools. This is another great challenge, since the Pathologist is traditionally resistant to the use of technologies.
Palavras-chave: Telemedicine
Telepathology
Mobile applications
Digital pathology
Digital education
Pathology
Telemedicina
Telepatologia
Aplicativo móvel
Patologia digital
Educação digital
Patologia
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Faculdade de Ciências Médicas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Telessaúde e Saúde Digital
Citação: HORSTMANN, Bruno. Telepatologia no Brasil: desenvolvimento de protótipo de aplicativo móvel para auxílio educacional do patologista. 2021. 131 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Telemedicina e Telessaúde) – Faculdade de Ciências Médicas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18744
Data de defesa: 2-Jul-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Telessaúde e Saúde Digital

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