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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18745
Tipo do documento: Dissertação
Título: Orientação espacial de alunos do primeiro segmento do ensino fundamental praticantes de xadrez
Título(s) alternativo(s): Spatial orientation of chess practitioners in the first segment of elementary school
Autor: Cruz, Matheus Ramos da 
Primeiro orientador: Vianna, José Antonio
Primeiro coorientador: Santos, Jomilto Luiz Praxedes dos
Primeiro membro da banca: Lopes, Gustavo Casimiro
Segundo membro da banca: Santos, José Henrique dos
Resumo: Há evidências na literatura que indicam que a prática do xadrez pode contribuir ativamente para o desenvolvimento de diferentes áreas do ensino como a matemática, a história, geografia, português e artes. No entanto, ainda há uma escassez de informações que apontem as possíveis contribuições para o desempenho motor de crianças. Por ser um jogo/esporte que apresenta em sua estrutura peças com movimentos específicos, frente a um adversário, acredita-se que a sua prática possa contribuir para o desempenho da lateralidade e da orientação espacial, que são importantes componentes que a aprendizagem da leitura e da escrita, amplamente discutidos na literatura. Diante disso, o presente projeto de pesquisa tem como intuito verificar como o ensino de xadrez (EX) pode contribuir para o desempenho da orientação espacial direita e esquerda de alunos do primeiro segmento do ensino fundamental. 170 alunos da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro (SME), sendo 85 praticantes de xadrez (G1) e 85 não praticantes de xadrez (G2) foram submetidos a realização Piaget Head-Test, que é uma bateria de testes motores que visa verificar o desempenho da orientação espacial direita-esquerda (OE) de crianças com idades entre 6 a 12 anos. Para analisar os dados coletados, foi utilizada a estatística descritiva para caracterizar e descrever os scores obtidos no Piaget-Head Test dos alunos do G1 e G2. Foi realizado o teste não paramétrio de Mann Whitney para comparar a média dos resultados obtidos na IM e verificar se haviam diferenças significativas entre os resultados da IM e da IC dos grupos participantes, admitindo grau de significância de p <,0,05. Como resultados foi possível verificar que em ambos os grupos foi apresentado um descompasso entre a idade cronológica e a OE. No entanto, os alunos do G1 apresentaram melhor rendimento da OE em comparação ao G2, mas sem diferenças significativas. Ao analisar os dados por idade, foi visto que os alunos de 11 anos, praticantes de xadrez a cerca de 5 anos e 8 meses, apresentaram melhor desempenho da OE em comparação as demais idades. Os dados sugerem que a prática do xadrez realizada por um tempo maior pode auxiliar a diminuir os déficits presentes no desempenho da OE de crianças do primeiro segmento do ensino fundamental.
Abstract: There is evidence in the literature that points out that the practice of chess can actively contribute to the development of different areas of teaching such as mathematics, history, geography, Portuguese and the arts. However, there is still a shortage of information that points to possible contributions to the performance of the children's engine. Why a game / sport that presents its structure of pieces with movements, in front of an opponent, believes that its practice can contribute to the performance of spatial orientation, which are the important components that learn to read and write, widely discussed in literature. Given this, the present research project aims to verify how the teaching of chess (TC) can contribute to the performance of the right and left spatial orientation of students in the first segment of elementary school. 170 students from the municipal education system of Rio de Janeiro (SME) (85 chess practitioners - G1 and 85 chess practitioners - G2) were subjected to Piaget Head-Test tests, which is a battery of engine tests that aims to verify the performance of the right-left spatial orientation (OE) of children aged between 6 and 12 years. To analyze the collected data, a descriptive statistic was used to characterize and describe the scores obtained in the Piaget-Head Test of G1 and G2 students. Mann Whitney's non-parametric test was performed to compare the mean of the results obtained in the Ma and to verify whether there were significant differences between the results of the MI and the CA of the participating groups, admitting a significance level of p <0.05. As the results were possible, check if in both groups there was a mismatch between the chronological age and the EO. However, G1 students showed better performance in OE compared to G2, but without significant differences. When analyzing the data by age, it was seen that the 11-year-old students, who practiced chess for about 5 years and 8 months, showed better OE performance compared to other ages. The data suggested for the practice of chess carried out for a longer time may help to reduce the deficits present in the performance of the OE of children in the first segment of elementary school.
Palavras-chave: Chess
Motor development
Children
Spational orientation
Xadrez
Desempenho motor
Crianças
Orientação espacial
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira
Programa: Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ
Citação: CRUZ, Matheus Ramos da. Orientação espacial de alunos do primeiro segmento do ensino fundamental praticantes de xadrez. 2020. 113 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Educação Básica - CAp UERJ) - Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18745
Data de defesa: 26-Mar-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ

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