Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18748
Tipo do documento: Dissertação
Título: Estratégias e recursos de mediação pedagógica para um estudante com deficiência intelectual no primeiro ciclo do Ensino Fundamental
Título(s) alternativo(s): Pedagogical mediation strategies and resources for a student with intellectual disabilities in the first cycle of Elementary School
Autor: Costa, Roberta Mendes da Silva 
Primeiro orientador: Braun, Patrícia
Primeiro coorientador: Vianna, Márcia Marin
Primeiro membro da banca: Souza, Flávia Faissal de
Segundo membro da banca: Caetano, Andressa Mafezoni
Resumo: O debate sobre elementos, como recursos e estratégias, para a escolarização de estudantes com Deficiência Intelectulal é uma importante pauta para evidenciar aspectos que provejam reflexões sobre as práticas de ensino para estes estudantes. Essa dissertação analisou a configuração das estratégias e recursos didáticos para o ensino de um estudante com Deficiência Intelectual, dos anos iniciais do ensino fundamental, em uma escola pública de Educação Básica. A pesquisa de abordagem qualitativa desenvolveu um estudo de caso e, para a composição dos dados, foram analisados registros de atividades escolares em cadernos, pastas e fotos referentes à escolarização do estudante. Também foi usada a técnica de pesquisa da entrevista semiestruturada com professoras envolvidas nas práticas analisadas, a partir dos materiais escolares coletados (TOZONI-REIS, 2009; STAKE, 2011; LÜDKE; ANDRÉ, 2015). Inicialmente contextualizamos o cenário revelado em estudos sobre a escolarização com Deficiência Intelectual e constatamos que ainda são pouco referendadas e discutidas como são realizadas ou adotadas estratégias e recursos para estudantes com Deficiência Intelectual na Educação Básica. A maioria dos estudos apontam cenários que narram ou revelam preocupações de professores sobre como organizar o ensino para este estudante e ainda continua a ser mote de atenção a formação docente. A análise de dados revelou as atividades precisam ser organizadas planejadas e desafiadoras de modo que provoque o desenvolvimento do estudante. E estudos discutidos nessa pesquisa corroboram com a hipótese inicial sobre o papel da mediação pedagógica enquanto “peça” fundamental para o engajamento do estudante, com vistas ao desenvolvimento e aprendizagem. O produto educacional intitulado “Itinerário para elaboração de recursos didáticos acessíveis” foi oriundo dessa pesquisa. Este apresenta alguns elementos didáticos usados em materiais para atividades escolares, com foco no processo de mediação para o estudante com Deficiência Intelectual.
Abstract: The discussion about elements, such as resources and strategies, for the schooling of students with intellectual disabilities is an important agenda to highlight aspects that provide reflections on the teaching practices for these students. This dissertation analyzed the configuration of teaching strategies and resources for the teaching of a student with Intellectual Disability, from the initial years of elementary school, in a public school of basic education. The qualitative research developed a case study and, for the data composition, records of school activities in notebooks, folders, and photos referring to the student's schooling were analyzed. It was also used the research technique of semi-structured interview with teachers involved in the analyzed practices, from the collected school materials (TOZONI-REIS, 2009; STAKE, 2011; LÜDKE; ANDRÉ, 2015). Initially, we contextualized the scenario revealed in studies on schooling with Intellectual Disabilities and found that there are still few references and discussions on how strategies and resources are carried out or adopted for students with intellectual disabilities in basic education. Most studies point to scenarios that narrate or reveal teachers' concerns about how to organize teaching for this student, and teacher training still remains the focus of attention. The data analysis revealed that the activities need to be organized, planned, and challenging in order to provoke the student's development. And studies discussed in this research corroborate the initial hypothesis about the role of pedagogical mediation as a fundamental "piece" for student engagement, with a view to development and learning. The educational productent entitled “itinerary for the development of accessible teaching resources”came from this research. This presents some didactic elements used in materials for school activities, focusing on the mediation process for the student with Intellectual Disabilities.
Palavras-chave: Strategies and resources
Pedagogical mediation
Intellectual Disability
Estratégias e recursos
Mediação pedagógica
Deficiência Intelectual
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira
Programa: Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ
Citação: COSTA, Roberta Mendes da Silva. Estratégias e recursos de mediação pedagógica para um estudante com deficiência intelectual no primeiro ciclo do Ensino Fundamental. 2022. 129 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Educação Básica - CAp UERJ) - Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18748
Data de defesa: 15-Mar-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Roberta Mendes da Silva Costa - 2022 - Completa.pdf2,29 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.