Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18752
Tipo do documento: Dissertação
Título: Um jardim para além do paraíso: Geografia Cultural e Arqueologia da Paisagem no Passeio Público do Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): A garden beyond paradise: Cultural Geography and Landscape Archeology on the Passeio Público in Rio de Janeiro
Autor: Martins, Christiane Chagas 
Primeiro orientador: Freitas, Inês Aguiar de
Primeiro membro da banca: Novaes, André Reyes
Segundo membro da banca: Najjar, Rosana Pinhel Mendes
Terceiro membro da banca: Santucci, Jane Celina
Quarto membro da banca: Moura, Rachel de Almeida
Resumo: O Passeio Público do Rio de Janeiro foi mais do que um jardim para entretenimento social, foi uma estratégia política e cultural de produção do espaço. Entendido como um artefato arqueológico histórico e como uma forma espacial híbrida entre natureza e cultura, a arquitetura e o paisagismo desse jardim contêm para além de suas funções primeiras e práticas, funções segundas com uma forte carga simbólica. Esse simbolismo presente nos seus diferentes estilos paisagísticos lhe conferiu uma linguagem espacial própria como fator de comunicação social e, como tal, capaz de ser analisado pela iconologia e a semiologia como caminhos possíveis para sua interpretação. Essa linguagem, que operou como uma gramática geográfica particular, participou de regimes de imagens e de visibilidades onde o jogo de operações visuais permitiram que o Passeio Público participasse, intensamente, na elaboração e constituição da ideia de paisagem carioca. Nesse sentido, considerando o Passeio um formador de paisagem e ele mesmo, simultaneamente, uma paisagem e um lugar, o conceito de paisagem serviu como base conceitual que perpassou toda a pesquisa. E a Geografia Cultural e a Arqueologia da Paisagem foram escolhidas para abrigarem o objeto pelas suas preocupações com o papel e a importância da cultura na produção, organização e percepção da paisagem. Pretende-se, nessa dissertação, interpretar e compreender a construção simbólica dos diferentes estilos paisagísticos deste jardim, por meio da leitura interpretativa da sua ordem espacial. Desse modo, verifica-se, na análise de seus signos espaciais, que o jardim do Passeio Público é mais do que um simples reflexo dos processos socioculturais, mas participou ativamente como um dos seus fatores constitutivos, atuando com um vetor de mensagens simbólicas que interferiram na construção da ideia de paisagem carioca e identidade nacionais.
Abstract: The Public Walk in Rio de Janeiro was more than a garden for social entertainment, it was a political and cultural strategy to produce space. Understood as a historical archaeological artifact and as a hybrid spatial form between nature and culture, the architecture and landscaping of this garden contain, in addition to its first and practical functions, second functions with a strong symbolic charge. This symbolism present in its different landscape styles gave it its own spatial language as a factor of social communication and, as such, capable of being analyzed by iconology and semiology as possible paths for its interpretation. This language, which operated as a particular geographical grammar, participated in regimes of images and visibilities where the game of visual operations allowed the Passeio Público to participate intensely in the elaboration and constitution of the idea of Rio's landscape. In this sense, considering Passeio as a landscape maker and himself, simultaneously, a landscape and a place, the concept of landscape served as a conceptual basis that permeated the entire research. Cultural Geography and Landscape Archeology were chosen to house the object due to its concerns with the role and the importance of culture in the production, organization, and perception of landscape. It is intended, in this dissertation, to interpret and understand the symbolic construction of the different landscape styles of these gardens, through the interpretative reading of its spatial order. Thus, it can be seen, in the analysis of its spatial signs, that the Passeio Público garden was more than a simple reflection of socio-cultural processes, but actively participated as one of its constitutive factors, acting with a vector of symbolic messages that interfered in construction of the idea of Rio’s landscape and national identity.
Palavras-chave: Geografia Cultural
Arqueologia da Paisagem
Jardim
Passeio Público
Garden
Cultural Geography
Landscape Archeology
Passeio Público
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Geografia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Citação: MARTINS, Christiane Chagas. Um jardim para além do paraíso: Geografia Cultural e Arqueologia da Paisagem no Passeio Público do Rio de Janeiro. 2020. 361 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geografia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18752
Data de defesa: 11-Set-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Christiane Chagas Martins - 2020 - Completa.pdf9,17 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.