Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18754
Tipo do documento: Dissertação
Título: Plantas medicinais e o ensino de Ciências Naturais
Título(s) alternativo(s): Medicinal plants and the teaching of Natural Sciences
Autor: Albano, Wladimyr Mattos 
Primeiro orientador: Santos, Marcelo Guerra
Primeiro coorientador: Bastos, Wagner Gonçalves
Primeiro membro da banca: Silva, Flavia Venancio
Segundo membro da banca: Chacon, Eluzir Pedrazzi
Terceiro membro da banca: Paiva, Selma Ribeiro de
Resumo: Essa pesquisa teve como objetivo despertar o interesse dos alunos pela química, por meio da interação entre os conhecimentos popular, científico e escolar sobre plantas medicinais no ensino de Ciências Naturais. Foram preparadas duas aulas de teoria e prática experimental sobre plantas medicinais e o estudo das substâncias fenólicas. As aulas foram realizadas junto aos alunos do nono ano do Ensino Fundamental de um colégio estadual no município de São Gonçalo/RJ, em zona urbana. A primeira aula foi teórica, sobre plantas medicinais e Química, e foi aplicado um questionário diagnóstico que revelou o conhecimento prévio dos alunos sobre o uso, o nome, a forma de preparação e a importância da preparação de plantas medicinais. A segunda aula foi experimental e realizou-se uma extração por infusão (chá) de seis plantas medicinais contendo substâncias fenólicas. A reação dessas substâncias com uma solução aquosa de cloreto férrico (FeCl3) forma sais com diferentes cores, possibilitando um estudo das cores. Ao final da aula foi aplicado um questionário de avaliação para apurar a receptividade do método, seus pontos positivos e negativos. Os resultados demonstraram que os alunos tinham conhecimento sobre plantas medicinais, trazidos principalmente do seio familiar através das gerações. As atividades desenvolvidas proporcionaram uma oportunidade de sensibilização dos alunos sobre a presença de substâncias químicas em plantas medicinais, e conceitos de Química, Biologia e Física.
Abstract: This research aimed to arouse students' interest in chemistry, through the interaction between popular, scientific and school knowledge about medicinal plants in the teaching of Natural Sciences. Two classes of theory and experimental practice on medicinal plants and the study of phenolic substances were prepared. Classes were held with students in the ninth grade of elementary school at a state school in the city of São Gonçalo/RJ, in an urban area. The first class was theoretical, about medicinal plants and Chemistry, and a diagnostic questionnaire was applied that revealed the students' previous knowledge about the use, the name, the form of preparation and the importance of the preparation of medicinal plants. The second class was experimental and an extraction by infusion (tea) of six medicinal plants containing phenolic substances was carried out. The reaction of these substances with an aqueous solution of ferric chloride (FeCl3) forms salts with different colors, enabling a study of colors. At the end of the class, an evaluation questionnaire was applied to ascertain the receptivity of the method, its positive and negative points. The results showed that the students had knowledge about medicinal plants, brought mainly from the family within generations. The activities developed provided an opportunity to raise students' awareness of the presence of chemical substances in medicinal plants, and concepts of Chemistry, Biology and Physics.
Palavras-chave: Popular knowledge
Ethnobotany
Teaching methods
Chemistry
Conhecimento popular
Etnobotânica
Métodos de ensino
Química
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade
Citação: ALBANO, Wladimyr Mattos. Plantas medicinais e o ensino de Ciências Naturais. 2020. 165 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18754
Data de defesa: 26-Out-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Wladimyr Mattos Albano - 2020 - Completa.pdfDocumento principal8,53 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.