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Tipo do documento: Dissertação
Título: Autorias indígenas nos livros didáticos do PNLD: culturas, ausências e desafios
Título(s) alternativo(s): Indigenous authorships in the didatic books in the PNLD: cultures, absences and challenges
Autor: Luiz, Juliana Rios 
Primeiro orientador: Lopes, Danielle Bastos
Primeiro membro da banca: Arcuri, Christiane de Faria Pereira
Segundo membro da banca: Peixoto, Leonardo Ferreira
Resumo: O presente trabalho investiga a participação ou influência de autorias indígenas nos materiais didáticos selecionados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) como um desdobramento da Lei nº 11.645/08 que se refere à valorização da cultura e da história de diferentes populações indígenas e insere a perspectiva da diferença nos currículos educacionais. Com base em uma concepção pós-estruturalista concernente ao papel da linguagem e do discurso nas disputas por hegemonia epistêmica, destaco as contribuições de intelectuais ameríndios e de autores pós-coloniais para discutir a articulação de políticas públicas de Educação em bases eurocêntricas, com o apoio de dados quantitativos obtidos a partir da análise documental qualitativa dos materiais didáticos destinados ao segundo ciclo do Ensino Fundamental.
Abstract: The present work investigates the participation or influence of indigenous authorships in the didactic materials selected by the National Book and Teaching Material Program (PNLD) 2019/2020, as an unfolding of Law nº 11.645/08 which refers to the appreciation of culture and history of different indigenous populations and inserts the perspective of difference in educational curricula. Based on a poststructuralist conception concerning the role of language and discourse in disputes for epistemic hegemony, I highlight the contributions of Amerindian intellectuals and post-colonial authors to discuss the articulation of public education policies on Eurocentric bases, with the support of of quantitative data obtained from the qualitative documentary analysis of teaching materials intended for the Final Years of Elementary School.
Palavras-chave: Indigenous authorships
Didatic books
PNLD
Cultures
Autorias indígenas
Livro didático
PNLD
Culturas
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira
Programa: Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ
Citação: LUIZ, Juliana Rios. Autorias indígenas nos livros didáticos do PNLD: culturas, ausências e desafios. 2022. 71 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Educação Básica - CAp UERJ) - Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18757
Data de defesa: 8-Abr-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ

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