Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18758
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino humanístico de Geografia em escola pública municipal: o conceito de lugar e o lugar na sala de aula
Título(s) alternativo(s): Humanistic Geography teaching in municipal public school: the concept of place and its concept in the classroom
Autor: Pinto, Marco Antonio Tavares 
Primeiro orientador: Silva, Lincoln Tavares
Primeiro membro da banca: Costa, Alexander Josef Sá Tobias da
Segundo membro da banca: Lima, Rogério Mendes de
Resumo: Esta pesquisa se insere no campo do Ensino de Geografia, baseando-se em proposta pedagógica e humanística, considerando também aspectos avaliativos. Através do Ensino de Geografia, o estudo dá ênfase ao olhar dos estudantes sobre a escola e sobre as relações que nela se estabelecem, para que seja possível ressignificar a sala de aula com ações colaborativas e, igualmente, favorecer a adaptação a esse lugar, respeitando as limitações individuais e incluindo os educandos como participantes e colaboradores da investigação. Concomitantemente, há o propósito de provocar o surgimento de representações, concepções e questionamentos individuais e coletivos sobre o lugar, o espaço vivido, além de outros espaços, envolvendo os discentes na construção e execução de práticas pedagógicas cotidianas e no processo de avaliação. O trabalho tem como objetivo propor e analisar o desenvolvimento de prática pedagógica e de processo avaliativo baseados em perspectiva humanística para o Ensino de Geografia no sexto ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal do Rio de Janeiro. Para tanto, adotou-se a metodologia da pesquisa-ação e pesquisa bibliográfica baseada em fontes sobre Geografia Humanista e Geografia Escolar, assim como, em aspectos ligados ao processo de ensinoaprendizagem (SIC) e da construção de conhecimentos. A proposta pedagógica foi estruturada com base no conceito-chave “lugar” que foi utilizado para conectar os temas abordados nos quatro Momentos Pedagógicos-Avaliativos que compõe a Sequência Pedagógica e Avaliativa. Do mesmo modo, contribuiu com o processo de ressignificação da sala de aula. Por fim, é possível afirmar que desprezando o olhar dos estudantes; sem momentos de ressignificação da sala de aula ou sem a presença de concepções e questionamentos discentes, a SPA se tornaria inviável ou até mesmo improvável de ser realizada. Através do diálogo e da valorização da perspectiva discente, a abordagem pedagógico-avaliativa demonstrou potencial em atrair os estudantes para o desenvolvimento e realização das propostas pedagógicas cotidianas. Os resultados apontam que a realização desse movimento pedagógico foi capaz de atender os propósitos da pesquisa e, juntamente, colaborar como essência do produto desta dissertação. Também são apontadas outras possibilidades de aplicação da SPA e possíveis aprimoramentos para estudos dentro dessa temática.
Abstract: This research is in the field of Geography Teaching, based on the pedagogical and humanistic proposal, also considering evaluation aspects. Through Geography Teaching, this study focuses on the students’ point of view about school and on the relations established there in order to reframe the classroom with collaborative actions, in addition to favor the adaptation to this place, respecting individual limitations and including the learners as participants and collaborators of this investigation. Meanwhile, there is the proposal of arousing individual representations, conceptions and questionings about the place, the space, besides other locations, engaging the students on the construction and performance of the habitual pedagogical practices and on the evaluation process. This work aims at proposing and analyzing the development of the pedagogical practice and at the evaluation process based in a humanistic perspective to the Geography Teaching based on a Pedagogical and Evaluative Sequence on the sixth grade of Ensino Fundamental at Rede Municipal do Rio de Janeiro. Therefore, the research-action methodology and bibliographic research were adopted based on sources of the Humanistic Geography and School Geography, as well as on aspects related to the teaching-learning process and on the construction of knowledge. The pedagogical proposal was structured on the key word “place”, which was used to connect the covered topics on the four Pedagogical-Evaluative Moments that support the Pedagogical and Evaluative Sequence. Likewise, it has contributed with the process of re-meaning of the classroom. Finally, it is possible to claim that not taking the students’ point of view into consideration and without the moments of re-meaning of the classroom or without the conceptions and questionings of the pupils, the Pedagogical and Evaluative Sequence would be impossible or even unlikely to be accomplished. Through the dialog and valorization of the students’ perspective, the pedagogical- evaluative approach has shown potential to embrace students into developing and realizing the habitual pedagogical proposal. The results have demonstrated that the accomplishment of this pedagogical movement has been able to reach the intention of the research, as well as collaborating as the essence of the product of this thesis. Other possibilities of applying the Pedagogical and Evaluative Sequence are suggested and, furthermore, possible improvements of studies in the covered topic.
Palavras-chave: Geography
Classroom
Pedagogical practices
Students
Meanings
Geografia
Sala de aula
Práticas pedagógicas
Alunos
Significados
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira
Programa: Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ
Citação: PINTO, Marco Antonio Tavares. Ensino humanístico de Geografia em escola pública municipal: o conceito de lugar e o lugar na sala de aula. 2021. 136 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Educação Básica - CAp UERJ) - Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18758
Data de defesa: 23-Ago-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Marco Antonio Tavares Pinto - 2021 - Completa.pdf2,61 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.