Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18763
Tipo do documento: Dissertação
Título: A ciência que vem da imaginação! Ciências e Artes - Ensino interdisciplinar
Título(s) alternativo(s): Science that comes from imagination! Science and Arts - Interdisciplinary teaching
Autor: Santos, Simone Ferreira dos 
Primeiro orientador: Almeida, Lidiane Aparecida de
Primeiro membro da banca: Arcuri, Christiane de Faria Pereira
Segundo membro da banca: Santos, Gisele Abreu Lira Corrêa dos
Resumo: Essa Dissertação apresenta uma proposta de pesquisa que tem por objetivo discutir como a interdisciplinaridade entre Ciências e Artes pode contribuir e estimular um ensino mais crítico e investigativo no Ensino Fundamental. O domínio da leitura e da escrita é considerado de suma importância para a aprendizagem dos saberes e desta forma, muitas vezes, o ensino de Ciências apresenta-se reduzido ao uso de livros didáticos e lousa. Principalmente, nos anos iniciais, os alunos apresentam curiosidade, criatividade e sensibilidade, de forma que nada seria mais natural que trabalhar o ensino de Artes e de Ciências concomitantemente. Sendo assim, a Alfabetização Científica pela arte torna-se primordial nos anos iniciais do ensino fundamental, colaborando com um processo de ensino aprendizagem mais lúdico, com atividades práticas e tendo o aluno como protagonista capaz de argumentar, construir seus conceitos e contribuir com a sociedade. A pesquisa analisou a formação dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental e como esta influencia na maneira de ensinar os conteúdos de Ciências em sala de aula. Ficou claro que há a necessidade de se investir mais na formação inicial e formação continuada dos futuros pedagogos para que haja um efetivo ensino de Ciências nas escolas. Além disso, este trabalho elaborou uma proposta de aplicação e análise de uma Sequência Didática de Ciências com Artes para trabalhar o tema “As Estações do Ano” com os alunos do 1º ano do ensino fundamental. A partir desta proposta piloto, foi elaborado um e-book como produto educacional composto por Sequências Didáticas de Ciências com Artes que objetivam proporcionar ao docente conhecimento e motivação para trabalhar com assuntos que não foram abordados na sua formação inicial.
Abstract: This Dissertation presents a research proposal that aims to discuss how the interdisciplinarity between Sciences and Arts can contribute and stimulate a more critical and investigative teaching. The mastery of reading and writing is considered of paramount importance for the learning of knowledge and in this way, science teaching is often reduced to the use of textbooks and blackboards. Mainly, in the early years, students show curiosity, creativity and sensitivity, so that nothing would be more natural than working on the teaching of Arts and Sciences at the same time. Therefore, Scientific Literacy through art becomes essential in the early years of elementary school, collaborating with a more playful teaching-learning process, with practical activities and having the student as a protagonist capable of arguing, building their concepts and contributing to Society. The research analyzed the training of teachers in the early years of elementary school and how it influences the way of teaching Science content in the classroom. It became clear that there is a need to invest more in the initial training and continuing training of future pedagogues so that there is an effective teaching of Science in schools. In addition, this work developed a proposal for the application and analysis of a Didactic Sequence of Science with Arts to work on the theme "The Seasons of the Year" with students of the 1st year of elementary school. From this pilot proposal, an e-book was prepared as an educational product composed of Didactic Sequences of Sciences with Arts that aim to provide teachers with knowledge and motivation to work with subjects that were not addressed in their initial training.
Palavras-chave: Science teaching
Scientific literacy
Interdisciplinarity
Art
Ensino de Ciências
Alfabetização científica
Interdisciplinaridade
Artes
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira
Programa: Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ
Citação: SANTOS, Simone Ferreira dos. A ciência que vem da imaginação! Ciências e Artes - Ensino interdisciplinar. 2022. 116 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Educação Básica - CAp UERJ) - Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18763
Data de defesa: 4-Ago-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Simone Ferreira dos Santos - 2022 - Completa.pdf1,65 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.