Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18769
Tipo do documento: Dissertação
Título: A performance como incentivo à leitura literária
Título(s) alternativo(s): Performance as an incentive to literary reading
Autor: Canellas, Carlos Eduardo dos Santos 
Primeiro orientador: Pinto, Madalena Simões de Almeida Vaz
Primeiro membro da banca: Chigres, Claudia Fernanda
Segundo membro da banca: Lima, Norma Sueli Rosa
Resumo: O presente estudo propõe-se como desafio reinventar as práticas de leitura de textos literários no Colégio Estadual Dôrval Ferreira da Cunha. Diante do desinteresse que a maioria dos alunos apresenta, procuramos criar dentro da sala de aula um ambiente favorável à interação texto-leitor, proporcionando um espaço de liberdade para os alunos se expressarem diante da leitura, além de promover atividades de leitura dramatizada, privilegiando os aspectos envolvidos na performance, presentes em toda a comunicação poética. Entendemos que a leitura dramatizada amplia a percepção do texto, possibilitando aos alunos do ensino fundamental uma autêntica construção de sentido, além de elos poderosos entre todos os participantes (professor-alunos), proporcionando a experiência estética no contato com o texto, seja na leitura silenciosa quanto na leitura performada. Para construir essa proposta durante as aulas, lançamos mão da cartografia, conceito formulado inicialmente por Gilles Deleuze e Félix Guattari, e desenvolvido por um grupo de pesquisadores brasileiros (PASSOS, KASTRUP, ESCÓSSIA, 2015). A cartografia parte da ressignificação do próprio conceito de metodologia no que concerne aos modos de entender a relação sujeito-objeto. Diferentemente de entender a literatura literária como representação, procurou-se desenvolver práticas de leitura nas quais leitor e texto se constituem mutuamente em uma relação de produção de subjetividade.
Abstract: The present study proposes a challenge to reinvent the reading practices of literary texts at the Colégio Estadual Dôrval Ferreira da Cunha. Given the lack of interest that most students present, we tried to create a favorable environment within the classroom for text-reader interaction, providing a space of freedom for students to express themselves through reading, in addition to promoting dramatized reading activities, privileging the aspects involved in the performance, present in all poetic communication. We understand that dramatized reading broadens the perception of the text, enabling students of elementary school to create an authentic construction of meaning, in addition to strong links between all participants (teacher-students), providing the aesthetic experience in contact with the text, whether in reading silent as in the dramatized reading. To build this proposal during classes, we used cartography, a concept initially formulated by Gilles Deleuze and Félix Guattari, and developed by a group of Brazilian researchers (PASSOS, KASTRUP, ESCÓSSIA, 2015). Cartography starts from the reframing of the concept of methodology in terms of ways of understanding the subject-object relationship. In contrast to understanding literary literature, as a representation, we sought to develop reading practices in which the reader and the text constitute each other in a relationship of production of subjectivity.
Palavras-chave: Performance
Literature
Reading
Reading dramatized
Performance
Literatura
Leitura dramatizada
Experiência
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - FFP
Citação: CANELLAS, Carlos Eduardo dos Santos. A performance como incentivo à leitura literária. 2020. 154 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS)) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18769
Data de defesa: 12-Jun-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Carlos Eduardo dos Santos Canellas - 2020 - Completa.pdf7,35 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.