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Tipo do documento: Dissertação
Título: Habilidades sociais, autoeficácia e percepção de apoio social de adolescentes de instituições acolhedoras
Título(s) alternativo(s): Social skillts, self-efficacy and perception of social support of adolescents from residential care
Autor: Silveira, Priscila Sá da 
Primeiro orientador: Leme, Vanessa Barbosa Romera
Primeiro membro da banca: Quiterio, Patricia Lorena
Segundo membro da banca: Rodríguez, Susana Ines Núñez
Resumo: A literatura tem identificado fatores de risco e de proteção no ambiente de acolhimento institucional de adolescentes. A presença de indicadores de proteção no contexto de acolhimento é importante, pois pode viabilizar um desenvolvimento saudável, mesmo diante de circunstância adversas. A partir da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, o estudo teve por objetivos: (1) Caracterizar o repertório de habilidades sociais, a percepção de apoio social (família, pares, professores e educadores sociais) e as crenças de autoeficácia de adolescentes acolhidos institucionalmente; (2) Analisar as associações entre as habilidades sociais e as crenças de autoeficácia de adolescentes institucionalizados; (3) Analisar as associações entre as habilidades sociais e a percepção de apoio social (família, pares, professores e educadores sociais) de adolescentes institucionalizados. Participaram do estudo 50 adolescentes (idade média de 15,40 anos), sendo 36 do sexo masculino, acolhidos em nove instituições de acolhimento, seis governamentais e três não governamentais, localizadas no Estado do Rio de Janeiro. Os adolescentes responderam aos seguintes instrumentos: (1) Questionário de Investigação Geral para Crianças Abrigadas; (2) Inventário Multimídia de Habilidades Sociais- IMHSC-Del-Prette (versão impressa); (3) Escala de Percepção de Apoio Social; (4) Escala de Autoeficácia Generalizada. Em relação ao repertório de habilidades sociais, os resultados mostraram que a maior parte dos adolescentes apresentou um bom repertório de reações socialmente habilidosas de assertividade e autocontrole, níveis medianos na maioria das subclasses das reações não-habilidosas passivas e ativas. A maioria dos adolescentes teve repertório deficitário na reação socialmente habilidosa de empatia e níveis altos de reações não-habilidosas ativa de assertividade. Sobre o apoio social, a maioria dos adolescentes percebeu um apoio social mediano da família, amigos, professor e educadores sociais. No que diz respeito às crenças de autoeficácia, a maior parte dos adolescentes teve nível médio. Foram encontradas associações positivas entre as reações socialmente habilidosas (escore total, autocontrole e participação) e a percepção de apoio social da família, pares, professores e educadores sociais. O total das reações não-habilidosas ativas correlacionou negativamente com a percepção de apoio social da família e dos professores. As crenças de autoeficácia correlacionaram positivamente com a percepção de apoio social do professor. Com os dados da pesquisa foi possível identificar recursos dos adolescentes e dos seus contextos que favorecem o seu desenvolvimento socioemocional. Além disso, as informações contribuirão para a desconstrução de estigmas e preconceitos em torno dessa população em acolhimento e para o fomento de intervenções para a promoção de saúde mental com esses adolescentes.
Abstract: The literature has identified risk and protective factors in the residential care environment for adolescents. The presence of protection indicators in the residential care is important, as it can enable healthy development, even in the face of adverse circumstances. From the Bioecological Theory of Human Development, the study aimed to: (1) Characterize the repertoire of social skills, the perception of social support (family, peers, teachers and social educators) and the beliefs of self-efficacy of institutionalized adolescents; (2) To analyze the associations between social skills and self-efficacy beliefs of institutionalized adolescents; (3) To analyze the associations between social skills and the perception of social support (family, peers, teachers and social educators) of institutionalized adolescents. Fifty adolescents (mean age 15.40 years), being 36 boys, living in six public and three private residentials care located in the State of Rio de Janeiro, participated in the study. The adolescents answered the following instruments: (1) General Survey Questionnaire for Sheltered Children; (2) Multimedia Inventory of Social Skills-IMHSC-Del-Prette (printed version); (3) Social Support Appraisals Scale; (4) Generalized Self-Efficacy Scale. Regarding the repertoire of social skills, the results showed that most adolescents had a good repertoire of socially skilled reactions of assertiveness and self-control, median levels in most subclasses of passive and active non-skillful reactions. Most teenagers had poor repertoire in socially skilled reaction of empathy and high levels of active unskilled reactions of assertiveness. About the social support, most adolescents noticed social support from family, friends, teacher and social educators. Regarding self-efficacy beliefs, most adolescents had middle level. Positive associations were found between socially skilled reactions (total score, self-control and participation) and the perception of social support from family, peers, teachers and social educators. The total of active unskilled reactions correlates negatively with the perception of social support from family and teachers. Self-efficacy beliefs correlated positively with the teacher's perception of social support. With the research data it was possible to identify resources of adolescents and their contexts that favor their social and emotional development. In addition, the information will contribute to the deconstruction of stigmas and beliefs around the population living in residential care and to the promotion of interventions to promote mental health with these adolescents.
Palavras-chave: Adolescents
Residential Care
Social Skills
Social Support Appraisals
Self-Efficacy
Adolescentes
Instituição de acolhimento
Habilidades sociais
Apoio social
Autoeficácia
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL::RELACOES INTERPESSOAIS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social
Citação: SILVEIRA, Priscila Sá da. Habilidades sociais, autoeficácia e percepção de apoio social de adolescentes de instituições acolhedoras. 2020. 96 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) – Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18770
Data de defesa: 5-Fev-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia Social

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