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Tipo do documento: Dissertação
Título: O uso de vídeos na aula de língua inglesa: experiências e contribuições para a aprendizagem no 1º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública no município do Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): The employment of videos in the English classes: experiences and contributions for learning to the first grade in a public school from Rio de Janeiro
Autor: Mesquita, Aline Cabral Rangel de 
Primeiro orientador: Ribeiro, Andrea da Silva Marques
Primeiro membro da banca: Baião, Jonê Carla
Segundo membro da banca: Maciel, Alda Maria Coimbra Aguilar
Resumo: O ensino de Língua Inglesa vem se expandindo de maneira irregular para os anos iniciais do Ensino Fundamental, na rede particular e na rede pública do Rio de Janeiro. Entretanto, sua obrigatoriedade ocorre apenas a partir do 6º ano do Ensino Fundamental (BRASIL, LDB 9394/96, art. 26, §5º). Apesar da grande demanda, a falta de políticas públicas que regulamentem o ensino do idioma faz com que este deixe de participar do Programa Nacional do Livro Didático. Além disso, ainda há muitos desafios e obstáculos presentes no ensino de Língua Inglesa, especialmente no contexto de escola pública, como a falta de infraestrutura e a quantidade excessiva de alunos por turma (BRASIL, 1998; MOITA LOPES, 2005 apud ROCHA, 2010; ALMEIDA, 2012; LEFFA e IRALA, 2014; SCHLATTER e GARCEZ, 2009). Considerando a relevância do ensino de uma língua adicional no seu caráter social (BRASIL, 1998, 2018; SCHLATTER e GARCEZ, 2009; LEFFA e IRALA, 2014) na Educação Básica, na tentativa de contribuir para a aprendizagem da língua materna e para a formação cidadã do indivíduo (FREIRE, 1979, 2006, 2016), esta pesquisa tem como intuito investigar como a implementação de um catálogo digital de vídeos educacionais pode contribuir para o desenvolvimento de um trabalho mais significativo e crítico no ensino de Língua Inglesa desenvolvendo as práticas dos multiletramentos (COPE e KALANTZIS, 2009; PEREIRA, 2013; O’ROURKE, 2005; CAZDEN et al., 1996) por meio dos gêneros discursivos (BAKTHIN, 2003; BAZERMAN, 2006; DOLZ e SCHNEUWLY, 1999; FIORIN, 2006 MARCUSCHI, 2002) multimodais (JEWITT, 2008; JEWITT; BEZEMER; O’HALLORAN, 2016; KRESS e VAN LEEUWEN, 2006). Este trabalho representa uma necessidade minha como professora da rede municipal, constatada através da prática de sala de aula. Desse modo, busquei o Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica (PPGEB-UERJ) na tentativa de contribuir para superar os obstáculos aqui apresentados. Com uma metodologia qualitativa e interpretativista, o estudo desenvolveu-se a partir de minhas experiências em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental. Devido à situação da pandemia, a coleta de dados ficou comprometida e a análise dos dados resultam de experiências e reflexões a partir de minhas vivências docentes. Como considerações finais da pesquisa, as experiências apontam que o uso de vídeos impulsiona a motivação do aluno para a aprendizagem de Língua Inglesa (HAYDT, 2003), sendo contextualizado e significativo nos primeiros anos do Ensino Fundamental, aparentando atender as suas expectativas em relação ao aprendizado de uma língua adicional. Assim, como produto, um catálogo digital de vídeos foi elaborado para o 1º ano do Ensino Fundamental. Em suma, este trabalho propõe a reflexão sobre o cenário atual do ensino de Língua Inglesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental no contexto da escola pública objetivando a sua ressignificação.
Abstract: English language teaching has been expanding irregularly into the early years of Elementary School, in the private and public schools of Rio de Janeiro. However, it is only compulsory since the 6th grade of Elementary School (BRASIL, LDB 9394/96, art. 26, §5º). Despite the great demand, the lack of public policies that regulate the teaching of the language makes it no longer participate in various public policies for investment in Basic Education, such as the PNLD. In addition, there are still many challenges and obstacles present in English language teaching, especially in the context of public schools, such as the lack of infrastructure and the excessive number of students per class (BRASIL, 1998; MOITA LOPES, 2005 apud ROCHA, 2010; ALMEIDA, 2012; LEFFA and IRALA, 2014; SCHLATTER and GARCEZ, 2009). Considering the relevance of teaching an additional language in its social character (BRASIL, 1998, 2018; SCHLATTER and GARCEZ, 2009; LEFFA and IRALA, 2014) in Basic Education, in an attempt to contribute to the learning of the mother tongue and to the citizen formation of the individual (FREIRE, 1979, 2006, 2016), this research aims to investigate how the implementation of a digital catalog of educational videos can contribute to the development of more significant and critical work in English language teaching by developing the practices of multiliteracy (COPE and KALANTZIS, 2009; PEREIRA, 2013; O’ROURKE, 2005; CAZDEN et al., 1996) through discourse genres (BAKTHIN, 2003; BAZERMAN, 2006; DOLZ and SCHNEUWLY, 1999; FIORIN, 2006 MARCUSCHI, 2002) multimodal (JEWITT, 2008; JEWITT; BEZEMER; O'HALLORAN, 2016; KRESS and VAN LEEUWEN, 2006). This work represents a need of mine as a teacher in the municipal schools, verified through classroom practice. Thus, I have found Post-Graduate Program of teaching in Basic Education (PPGEB-UERJ) in an attempt to contribute to overcome the obstacles presented here. With a qualitative and interpretativist methodology, this study was developed from my experiences in a 1st grade class of Elementary School. Due to the pandemic situation, data collection was compromised, so the analysis of the data result from experiences during classes. As final considerations of the research, the experiences point out that the use of videos stimulates the student's motivation to learn the English Language (HAYDT, 2003), being contextualized and significant in the first years of Elementary School, seeming to meet their expectations regarding the learning of an additional language. Thus, as a product, a digital catalog of videos was prepared for the 1st grade of Elementary School. In short, this work proposes a reflection on the current scenario of English Language teaching in the initial years of Elementary School, aiming at its resignification.
Palavras-chave: English language - Teaching
Additional language
Early years of Elementary School
Multiliteracies
Public school
Língua inglesa - Estudo
Língua adicional
Anos iniciais do Ensino Fundamental
Multiletramentos
Escola pública
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira
Programa: Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ
Citação: MESQUITA, Aline Cabral Rangel de. O uso de vídeos na aula de língua inglesa: experiências e contribuições para a aprendizagem no 1º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública no município do Rio de Janeiro. 2020. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Educação Básica - CAp UERJ) - Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18774
Data de defesa: 13-Nov-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ

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