Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18775
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A formação de professores e a aprendizagem com significado: propostas lúdicas no ensino de Matemática no primeiro ano do Ensino Fundamental |
Título(s) alternativo(s): | Teacher training and meaningful learning: playful proposals in the teaching of Mathematics in the first year of Elementary School |
Autor: | Porto, Gilvania Ferreira ![]() |
Primeiro orientador: | Mattos, Francisco Roberto Pinto |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, Esequiel Rodrigues |
Segundo membro da banca: | Vieira, Edite Resende |
Resumo: | Neste trabalho, apresento os resultados de uma Pesquisa de Design Educacional (PDE) com a intenção de produzir um site educacional para formação de professores do primeiro ano do Ensino Fundamental. Busco, assim, apoiá-los na criação de situações didáticas envolvendo o ensino dos conteúdos “Números” e “Operações” da área de conhecimento Matemática, tendo como eixo do processo de ensino as situações lúdicas de aprendizagem. Tive por intenção, com o site educacional, produzir conteúdo de estudo e pesquisa para professores do primeiro ano do Ensino Fundamental, de modo que este possa ser utilizado de forma autônoma, possibilitando ao professor a personalização do seu percurso formativo. Para o levantamento de conteúdos que compõem o site educacional, utilizamos como recurso a Pesquisa Documental, desenvolvida em visitas de observação e formação nos últimos três anos, quando realizei formações na área de Matemática junto aos professores. Por meio desta pesquisa, foi possível realizar o levantamento de dados relativos às escolas do Sesc – Serviço Social do Comércio. Utilizei também a Proposta Pedagógica do Ensino Fundamental do Sesc, documento que rege as práticas de ensino da Instituição. De posse desses dados, tracei as recorrências nos percursos formativos dos professores e cheguei ao bloco de conteúdos Números e Operações, como necessidade formativa do grupo. Apoio as discussões sobre Formação permanente em Nóvoa (1999) e autores que dialogam com sua perspectiva de formação em serviço. Para o ensino de Matemática, utilizo Brousseau (1996), abordando o ensino à luz da Didática da Matemática. |
Abstract: | In this work I present the results of an Educational Design Research (PDE) with the intention of producing an educational site for the training of teachers of first year classes in Elementary Education, seeking to support them in the creation of didactic situations involving the teaching of the contents Numbers and Operations of the knowledge area Mathematics, taking as the axis of the teaching process the ludic learning situations. The intention, of the educational website, was to produce study and research content for teachers of classes in the first year of elementary school, so that it can be used in an autonomous way, allowing the teacher to customize their training trajectory. For the survey of contents that make up the educational website, we used the resources of the Sesc - Social Service of Commerce schools, in observation and training visits in the last three years, when I carried out training in the area of Mathematics with teachers. I also used the Pedagogical Proposal of the Elementary School of Sesc, a document that governs the teaching practices of the Institution. With this data, I traced the recurrences in the formative trajectory of the teachers and I arrived at the Numbers and Operations content block as a formative need of the group. I support the discussions on permanent formation in Nóvoa (1999) and authors who dialogue with his perspective of in-service training. For the teaching of Mathematics, I use Brousseau (1996), approaching teaching in the light of Didactics of Mathematics. |
Palavras-chave: | Formação de Professores Didática da Matemática Ludicidade Primeiro ano do Ensino Fundamental Números e operações Teacher training Didactics of Mathematics Playfulness First year of Elementary Education Numbers and operations |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira |
Programa: | Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ |
Citação: | PORTO, Gilvania Ferreira. A formação de professores e a aprendizagem com significado: propostas lúdicas no ensino de Matemática no primeiro ano do Ensino Fundamental. 2018. 152 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Educação Básica - CAp UERJ) - Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18775 |
Data de defesa: | 26-Set-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Gilvania Ferreira Porto - 2018 - Completa.pdf | 972,79 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.