Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18777
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Fotografia e educação ambiental: aprendizagem e formação no Ensino Fundamental II |
Título(s) alternativo(s): | Photography and environmental education: learning and training in Elementary School II |
Autor: | Costa, Hevelin Ferreira da ![]() |
Primeiro orientador: | Oliveira, Esequiel Rodrigues |
Primeiro membro da banca: | Freitas, Antônio Carlos de |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Elaine Vidal |
Resumo: | Diante das discussões políticas e educacionais em torno do Meio Ambiente (MA) e sua conservação, a importância da discussão sobre possíveis impactos ambientais para a população coloca em evidência a emergência da Educação Ambiental (EA) na escola e a disseminação desse conhecimento na sociedade. Para Degasperi & Bonotto (2017) a EA deve articular conhecimento, com valores éticos e estéticos, além da participação política, encontrando na sala de aula um ambiente propício para a construção de conhecimentos e produção de novos sentidos, sem ser uma disciplina isolada, pensando também na estrutura da sociedade, principalmente no uso das imagens fotográficas por meio de campanhas publicitárias e incentivos públicos, de forma a conscientizar e promover a educação de toda a população. É importante ressaltar que tão significativo quanto a veiculação e leitura de imagens é a importância do incentivo aos jovens, principalmente nas escolas, para que produzam fotografias (seus próprios textos) com essa temática, para que dessa forma possamos ter a divulgação de subjetividades que a imagem fotográfica consegue estabelecer tão facilmente como linguagem, trazendo uma amplitude de olhares em relação ao meio ambiente e de suas interações com a sociedade, proporcionando uma rica discussão sobre as formas de vida e de aprendizagem durante o processo de ensino. O presente trabalho tem como objeto pesquisar o uso da fotografia como produção conhecimento para formação em Educação Ambiental no Ensino Fundamental II, no Colégio Integral Solar, localizado na comunidade do Pavão-Pavãozinho em Copacabana, RJ, através da produção de projetos para produção de narrativas visuais em educação ambiental, já que na BNCC, o ensino de Ciências da Natureza na Educação Básica contempla conceitos e conhecimentos da área, além da constituição e relação histórica da ciência com a sociedade (MARCONDES, 2018), de forma transdisciplinar, por seu conteúdo não pertencer a uma disciplina apenas. A pesquisa tem como base teórica os conceitos de Educação Ambiental e Sustentabilidade (MOLINA, 2019; DEGASPERI, 2017, entre outros); Transdisciplinaridade (NICOLESCU, 2000). A fotografia na escola, assim como a EA, são temas transversais, que corroboram com diversos conteúdos do currículo escolar, possibilitando uma aprendizagem transdisciplinar, como diversos ganhos sociais quando ainda trabalhada na educação básica, entre os jovens. É dessa forma que esse estudo se justifica, principalmente pelo fato de que, apesar de presente na escola, a fotografia enquanto gênero textual é pouco utilizado nos processos de aprendizagem, sobretudo nas séries finais do Ensino Fundamental II, apontando a necessidade de investimento na formação continuada dos profissionais de educação. |
Abstract: | Within current political and educational conversations about the Environment and its preservation, the important discussion of Environmental impacts on the general population puts into evidence how timely the dissemination Environmental Education (EE) in schools is, and how urgent it is for EE to be disseminated in society. For Degasperi & Bonotto (2017), Environmental education should articulate knowledge with ethic and aesthetic value that goes beyond participation in politics, but rather, they view the classroom as the ideal environment for the construction of knowledges and the production of new senses. Environmental Education is viewed not as an isolated discipline, but as a societal construct in which particular importance is given to photographic images in marketing campaigns and public incentives in such a way that it promotes a conscientious education for the population. It is important to note that just as it is of importance to be literate in the propagation and decodifying of images, it is imperative to teach young people, especially in the schools, the importance to produce their own texts (photographs). In this manner, we can have a larger representation of diverse subjectivities, a plurality that photography can easily establish as language, bringing an ample gaze in relation to the Environment and its interactions with society, thus enriching discussions about diverse ways of life and of learning. This text has the following objectives: research the use of photography as knowledge production in Environmental Education within the grade school of Colégio Integral Solar in the shantytown Pavão-Pavãozinho em Copacabana, Rio de Janeiro; through projects for the production of visual narratives in Environmental Education, since in BNCC, the teaching of natural sciences in grade school contemplates concepts e knowledges of the area, beyond its constitution and the historical relationship between science and society (MARCONDES, 2018), In a transdisciplinary nature. This research is based on theoretical and conceptual groudings in Environmental Education and sustainability (MOLINA, 2019; DEGASPERI, 2017); Transdisciplinaridade (NICOLESCU, 2000). Photography in schools, like Environmental Education, are transversal themes, that corroborate with a diverse set of school curriculum, making a transdisciplinary approach possible. A diverse set of social gains are made when this is applied in within grade school students. Justifying this study, especially given the fact that even though photography is present within schools as a textual genre, it is not frequently used within learning objectives, especially within older grade school students. This shows that there is a need to invest in the continued education of the professional educators in these sites. |
Palavras-chave: | Educação ambiental Imagem Fotografia Transdisciplinaridade Environmental education Image Photography Transdisciplinarity |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira |
Programa: | Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ |
Citação: | COSTA, Hevelin Ferreira da. Fotografia e educação ambiental: aprendizagem e formação no Ensino Fundamental II. 2020. 123 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Educação Básica - CAp UERJ) - Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18777 |
Data de defesa: | 10-Ago-2020 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Hevelin Ferreira da Costa - 2022 - Completa.pdf | 1,84 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.